quinta-feira, 6 de abril de 2006

Voz

Dia mundial da voz. É comemorado hoje, mais em estilo de prevenção de doenças. É também um pouco o meu dia, já que tenho a mania de saber cantar, tento cantar bem, alguns até acham que canto alguma coisa de jeito.
Uma das partes mais importantes do corpo humano, a laringe, por vezes e muito mal tratada. Sujeito à agressões várias, é quase um milagre que consegue funcionar quase sempre bem. Consegue superar alterações climáticas, jogos de futebol (aos gritos) e fumo intenso de tabaco. Mas claro, tudo tem limites. Pessoas que trabalham numa loja de peixe, por exemplo, são muito sujeitos de ter cancro da laringe. São obrigados de entrar e sair varias vezes ao dia da câmara frigorífica. Os benfiquistas hoje certamente estão roucos, de tanto apoiarem a sua equipa. Mas isso passa. Como qualquer músculo, ele regenera. Com ajuda de uma pastilha própria vai ainda melhor.
A maior e mais perigosa agressão à voz é o cigarro. Já há muito tempo não falava deste bafo, deste mau cheiro desnecessário, desta coisa branca que incomoda e ainda por cima custa dinheiro! Até hoje ainda não consegui perceber o porquê de alguém fumar, e com as acções de esclarecimento sobre os malefícios sobre o tabaco que há, quem começa ou recomeça a fumar só há uma palavra: grande parvo! Ou parva, já que são cada vez mais mulheres a fumar, basta visitar um café. Pronto, já me estou a alongar, só que nunca é demais falar sobre este tema.
Regressando à voz. Quem canta e fuma, é a pessoa com mais risco de apanhar cancro de laringe. Jornalistas também fazem parte deste leque. Sujeitos muitas vezes a grande stress, nos intervalos, vai um cigarro. Esse músculo, quando irritado por falarem demais, gritarem ou cantarem prolongadamente, apanhando fumo, fica mais sensível e não tem força de rejeição. Basta uma infecção mal curada e o fumo contínuo, e já está. Cancro! Depois não vale a pena chorar, como se não soubesse. Já é tarde, e a voz já era. Ficam depois com um buraco na garganta a falar através de um microfone. Que me desculpem, mas não consigo sentir a mínima pena deles!

6 Comments:

At 06 abril, 2006 11:46, Blogger Francisco said...

Ó Zig de Beja...
Não sejas fundamentalista, pá!
Tu, que até és um gajo moderado...
Não devo estar muito errado quando afirmo que a quase totalidade dos fumadores deseja largar o vício.
Mas só quem passa por isso é que compreende.
Tu não compreendes, e ainda bem!

 
At 06 abril, 2006 19:12, Blogger RCataluna said...

Nunca fumei na vida e espero não fumar. Tou a ver se consigo convencer a minha mãe a deixar de fumar. Mas é tão difícil...

Abraço!

 
At 06 abril, 2006 19:15, Blogger RCataluna said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 06 abril, 2006 20:26, Blogger Unknown said...

Excelente chamada de atenção! O governo apresentou hoje um diploma em que irá proibir o fumo em bares, restaurantes, cafés...

Eu acho muito bem!

Abraço!

 
At 06 abril, 2006 23:32, Blogger Zig said...

todos:
Obrigado pelas vossas palavras.
Costumo de comentar cada comentário um por um, mas hoje, peço desculpa, não o vou fazer. Já sabem, já me conhecem, estados de espirito, as estrelas, o habitual, enfim....

 
At 07 abril, 2006 00:11, Blogger Celtiberix said...

Caro zig
isso do deixar de fumar não é com proibições que se vai lá. Nem com aumentos de preço.
Eu já fumei e tive de deixar porque adoeci. Deixei radicalmente, curei-me, por acaso não me custou abandonhar os três macitos por dia. Naquela altura, é claro. Mas já fizera montes de tentativas e nada resultava. Quanto às proibições, apenas acirram mais a revolta de quem fuma. Se querem que as pessoas deixem mesmo de fumar dêem-lhes um dia a dia menos "stressado", melhores condições de vida e trabalho de maneira que o cigarro não tenha de ser o escape mais à mão; se calhar por aí é que o problema deveria ser abordado.
E quanto a dizer-se que o tabaco não sabe bem... acho que é tão pouco inteligente como continuar a fumar. Haverá alguém que transforme em vício um acto que não lhe agrada?
De resto estou plenamente de acordo contigo.
Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home