sábado, 1 de abril de 2006

Vida de cão

Texto escrito para o blog http://tabernainconformados.blogspot.com do qual faço parte com muito orgulho!

Em primeiro lugar, deixem-me apresentar. Sou Siegfried Kraus, alcunha zig, alemão de nascença e alentejano de coração. Agradeço o convite do restaurador de fazer parte deste blog, espero continuar da melhor forma o alto nível que este blog tem. Sou o taberneiro aos Sábados, mas sou aquele que não bebe, só muito raramente! Tenho boa disposição, normalmente, gosto da ironia, e sou um eterno inconformado, quase um perfeccionista!
Tenho vários passatempos, vou falar aqui e hoje de um deles.
Como os leitores habituais do meu blog sabem, ajudo um pouco na Associação Cantinho dos Animais. Temos um “canil” que actualmente alberga 160 cães em condições no mínimo precárias. Travamos uma luta diária para conseguir dinheiro para comprar ração. Mas do canil e das nossas actividades vou falar outro dia.
Hoje concentro-me no cão abandonado, o que isso significa para ele e o que ele sente. Ponham-se na pele dele, façam de conta que são um cão! Ora, aos três meses de idade, ainda mal desabituado da mãe e do saboroso leite dela, começa a olhar em seu redor. Nascido numa quinta de um criador, é metido numa jaula que mal dá para ele se virar. É transportado até um centro comercial, até uma loja de animais para fazer de montra. Olha, que giro, diz uma menina. Quero este, diz o rapaz muito convicto, e o pai cede. Realmente, fizeram uma boa compra, este cão vai-lhes dar muito gozo. À, diz o pai, é para o filho, de presente dos anos. Temos de lhe dar um nome, Bobbi, esse mesmo. Bem, o cão cresce, fica muito grande, estraga os sapatos, dá cabe dos tapetes no T3 do sétimo andar do apartamento da família. Vai com o cão á rua, vai tu! Não tenho tempo. Lá fez ele outra vez no quarto. Vai-te embora para a varanda, seu .....
As férias se aproximam. Olha, filho, um amigo meu tem uma quinta, vamos deixar o Bobbi lá durante as férias. Então, mas no ano passado foi connosco! Pois foi, mas agora ele está muito grande, não pode ir.
Mas o pai está com outras intenções. Mete-o no carro, faz muitos quilómetros e deixa-o no meio do mato. Sem remorsos volta a casa. Então, o teu amigo gostou do cão? Sim, adorou, quer ficar com ele! Mas o cão é meu!! Está bem, depois das férias vamos visitar o Bobbi.
Para o cão começa o inferno. Vê-se de repente sozinho, não sabe onde está, não se sabe alimentar sozinho. Quer juntar-se a outros cães, mas não o aceitam. É mordido, corrido de um lado ao outro. Quase é atropelado por um carro, o condutor nem travou. Chove copiosamente, é noite, está sozinho....

Pensem duas vezes até adquirir um animal, pensem nele também.

6 Comments:

At 02 abril, 2006 18:49, Blogger Unknown said...

Excelente a chamada de atenção! Transcrevo também o comentário que lá deixei:

«O Zig já sabe a minha opinião! Os cães teriam que ter um chip para identificação do seu dono. Quando o cão fosse abandonado, o dono do cão teria duas hipoteses. Ou ia buscar, ou teria uma multa mínima de 15000€!

O Pezinhos tem razão, somos o único ser vivo que conseguimos destruir tudo o que está à nossa volta. E no entanto temos muito medo dos leões, dos tigres, das cobras...

Grande abraço!»

 
At 03 abril, 2006 00:07, Blogger Zig said...

o restaurador:
Como também já te tinha dito, é preciso apanhá-los. Como Quinta-feira passada, quando levei cadelas para esterilizar. Uma delas tinha esse chip. A veterinária tirou o número, telefonou para a central de registos, e qual foi a (pouca) surpresa: o número era inexistente, como quase sempre. Basta o dono de se "esquecer" registar o animal, mesmo com o chip implantado na orelha, e a pista perde-se!

 
At 03 abril, 2006 11:18, Blogger heidy said...

Dou-te os parabêns!!!! Aos anos que resmungo por causa desse problema. Nem quero imaginar o que os pobres animais sofrem. É horrivel. Basta pensar no quanto sofremos quando ficamos longe de quem amamos. Agora imagine-se, ficar sem o seu ambiente; comida... carinho... é crueldade!!!! Animais têm sentimentos. Não são desprovidos de emoções. Infelizmente, algumas pessoas pensam que são apenas "fofinhos"...

 
At 03 abril, 2006 12:06, Blogger Zig said...

heidy:
Pessoas que fazem isso, não têm consciência nenhuma. Mas se calhar, vão todos os fim-de-semanas à igreja rezar. Enfim....

 
At 03 abril, 2006 23:02, Blogger Unknown said...

Caro Zig, transcrevo aqui o comentário que deixei lá...
"Quando temos pessoas nesta sociedade que abandonam, maltratam e matam os próprios filhos, não nos podemos admirar com toda a selvajaria que praticam nos animais!"
Começámos por matar para comer, e agora somos o que somos...uns selvagens sem respeito pelos seres humanos...

 
At 04 abril, 2006 00:01, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Isto é como em tudo. Em 10, basta um ou dois sair da linha, estraga tudo. De certeza, que há muitos mais pessoas conscientes e de bom coração, mas os que não são assim, dão cabe de tudo. Por isso, toda e qualquer educação tem de começar em pequeno, na escola básica. E desse ensino tenho uma má opinião.

 

Enviar um comentário

<< Home