quinta-feira, 30 de março de 2006

Hoje

Hoje não vão ter muito de mim, vou até Odeceixe, em mais uma acção de castração de animais. Espero que hoje corra tudo bem, na semana passada não fomos por ter havido problemas na clínica. Num dia em que um MNE respondeu a outro MNE que aqui também temos tradutores, podes vir, até te oiço mas não vou alterar nada! Bem, de mim só vão ouvir falar depois das 11 da noite, depois de mais um ensaio do meu coro. Até já!

3 Comments:

At 30 março, 2006 11:20, Blogger Desambientado said...

Olá Zig.

Venho deixar-te aqui o comentário que me solicitaste:


Para responder à tua questão, vou tentar contextualizar um pouco a situação, para que se entenda o que direi a seguir.
-A Graciosa é uma ilha pequena com cerca de 5000 pessoas e apenas uma Câmara Municipal.
-Tem escassez de meios técnicos e humanos.
-Não tem muitas vezes o apoio, moral e económico para as suas acções e problemas.
-Tem apenas três ou quatro polícias.

Nos últimos tempos os cães vadios da ilha tem atacado ovinos, caprinos e bovinos, deixando-os estraçalhados nos campos.
Há rumores de que alguns desses cães vadios se tem mostrado agressivos para as pessoas.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, tem um canil, mas não tem, nem funcionários para cuidar dos cães nem tão pouco tem um veterinário que garanta as condições mínimas de bem estar animal dos cães que sejam capturados.

Pelo que sei, resultado de consulta a jornalistas daqui da Região, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, decretou que os cães fossem abatidos a tiro se, e só se, constituissem ameaça física para as pessoas e animais. Para mim, ambientalista convicto, essa medida faz todo o sentido,pois trata-se de defesa da própria vida, trata-se de legítima defesa. No entanto, não acho que a situação deva ficar descontrolada, e a avaliação de que um animal abandonado constitua uma ameaça ou não, votada ao libvre arbítrio. Há necesidade urgente de encontrar uma solução para os cães abandonados da Graciosa, quanto mais não seja, enviá-los para os canis municipais dos Concelhos das ilhas maiores.
A medida de matar um cão vadio que ameace uma pessoa, é válida em qualquer lado, só que a ideia que parece surgir dessa decisão, é que se trata de um Far West, onde os cães são os foragidos.
Aqui nos Açores, por aquilo que me é dado saber pelos amigos jornalistas, é que se tenta equacionar uma solução eticamente aceitavel, porque a proposta da Câmara Municipal,nua e crua, tenho que admitir, é recambolesca...

 
At 30 março, 2006 18:01, Blogger sónia said...

Um bom dia, então! ;)

 
At 30 março, 2006 23:52, Blogger Zig said...

desambientado:
Obrigado pelo comentário e por ajudares de esclarecer esta questão.
Não sabia que a Graciosa tem apenas uma câmara municipal. Mas tão poucos polícias para tanta gente, estranho.
Claro, quando cães atacam pessoas, mesmo pela lei, têm de ser abatidos. Agora, como conheço bem os cães, pelo menos penso que sim, tem de se fazer uma pergunta: porquê é que os cães têm este comportamento. Normalmente, se isto acontecer, estão em matilha, e quando se sentem ameaçados, o líder da matilha ataca o "agressor". É um comportamento "normal" entre animais.
A história da nossa Associação é um pouco parecida com a situação nesta ilha. A câmara local queria abater os cães abandonados, um grupo de mulheres juntou-se e criou o canil, responsabilizando-se pelos cães. Espero que o grupo desta ilha consegue fazer o mesmo.
Agora, pôr os cães em canis de outras ilhas, não é viável. Devem estar superlotados como qualquer outro canil que conheço.

sónia:
Obrigado, o dia correu bastante bem, não houve contratempos. Pelo menos na questão da viagem. Depois de chegar a Beja aconteceu algo que me desanimou bastante! Pode ser que eu consiga falar disso aqui, não sei. Porque há pessoas, por várias razões, que não gostam o que escrevo aqui. Relato aqui apenas alguns pontos da minha vida, os meus sonhos e pensamentos. Sou uma pessoa por natureza positiva e alegre. Só que há coisas que me entristecem profundamente, que me deitam abaixo. Desta vez o assunto não tem nada a ver com a minha "musa", é muito mais grave!

 

Enviar um comentário

<< Home