quarta-feira, 5 de abril de 2006

Simplex?!?!?!

Estou chateado. I’m all pissed off, como dizem os americanos. Hoje foi a minha vez de ser atacado por este vírus! Simplex? Não sei! Torrei hoje uma hora e três quartos nas “Conservatórias de Registo Predial e Comercial”, e na Segunda-feira foi outra hora! Hoje entrei à uma da tarde e saí quase às três. Não há paciência possível. Nem almocei, só um bolo e um café. Mas começo pelo dia de anteontem.
Fui fazer apenas uma pergunta, acerca do carro da associação. O tal Opel Corsa de 15 anos. Como cidadão cumpridor tirei senha de espera, ainda desconhecendo o funcionamento daquela repartição pública. Pronto, esperei, até uma funcionária lançar para o ar: Quem tem assuntos de registo de automóvel? Nem uma mola saltou um tipo que entrou depois de mim para ser atendido. Ok, passou-me, a minha boa educação não me permite fazer aí barulho. Só que esse tipo levou quase meia hora, tinha muitos carros para tratar, certamente um vendedor de automóveis usados, certamente conhecedor da realidade daquela repartição. Mas ao lado, sim, mesmo ao lado um grande cartaz. Empresa numa hora, diz em letras enormes. Com setas no chão a indicar também o caminho para ninguém, mesmo ninguém se perder. Ocupa ca. de um terço do espaço do balcão, um computador (um dos três existentes) cadeiras e muitos avisos. Simplex, mais um a indicar a empresa numa hora. O problema é, que dos restantes dois computadores aí existentes, um é para o registo predial e o outro exclusivamente para os automóveis. Simplex para complicar. Ora, havia muito mais pessoas a querer registar um automóvel que um prédio, logo, muita espera. Quando fui atendido, levei apenas um formulário, e mais nada. Simlpex, mas não sabia, para isso esperei uma hora. Mas antes, sim, antes, uma simplexista quis fazer apenas uma pergunta, como eu, tirou uma senha mas dirigiu-se logo ao balcão, fazendo a tal pergunta, claro, pois, os funcionários, logo preocupados com a pergunta, resolveram-lhe o assunto “na hora”, ocupando um deles por 30 minutos. Simplex, não é? Esperar para quê, não é?
Hoje então, foi de mais. Entretanto já tinha ficado a saber que só existe um PC para assuntos de carro, fiquei à espera. Uma senhora, que estava a ser atendida, levou ca. de uma hora para resolver um problema de um registo de um carro. Revoltada, movimentou quase a totalidade dos funcionários para tratar do assunto. Muito bem, o próximo! As senhas já não interessavam, já os números iam não sei aonde, ainda estavam dois à minha frente. Um levou meia hora, com n carros entre mãos, o outro só 5 minutos, por felicidade minha. Quando foi a minha vez, só larguei um Simplex. Claro, a funcionária não gostou, mas tenho que dizer, que não é culpa deles. São simpáticos e atentos! A culpa é do Simplex, das inúmeros cartazes espalhados pela sala, a anunciar toda e mais alguma facilidade. O certo é, que esperei quase três horas, na totalidade, para resolver o assunto. Simplex!

P.S. No balcão da empresa numa hora, claro, não estava nenhum “empresário”, simplex, este espaço todo para quê?

6 Comments:

At 05 abril, 2006 18:41, Blogger sónia said...

Calma...respira fundo: 1 - 2- 3- 4... 'Tá melhor?! ;)

 
At 05 abril, 2006 18:51, Blogger Zig said...

sónia:
Obrigado, já me acalmei, já comi qualquer coisa, já estou melhor.

 
At 05 abril, 2006 20:53, Blogger Unknown said...

Como o compreendo!!! Na passada sexta-feira tive que ir resolver uns assuntos às finanças aqui em Castelo Branco relacionados com o facto de eu estar colectado a recibo verde para poder fazer traduções.

Cheguei eram 10:00h e tirei a senha. Tinha 6 pessoas à minha frente! Fiquei desesperado! Entretanto e fartos de esperar 3 desistiram. A pessoa que estava a ser atendida quando eu cheguei ainda eram 11:30h e continuava a ser atendida! Pertencia a uma empresa de contabilidade que tinha ido fazer o IRS dos seus clientes! Apenas havia 1 funcionária para fazer os IRS e atender os empresários em nome individual! Entretanto também me distraí a ler o panfleto do Simplex (que me parece que irá lixex ainda mais os portugueses) e também a Carta dos Utentes. Nessa carta diz que os utentes têm o direito de ser atendidos com cortesia e rapidez! Cortesia há, rapidez é que não!... Entretanto no balcão dos impostos relativos aos prédios, a funcionária gritava com uma senhora com os seus 75 anos porque a "velhota" não era capaz de explicar como era o imóvel, onde era e a quem tinha sido comprado! É normal! De certeza que a funcionária também não é capaz de me atender em inglês, francês, alemão, castelhano ou italiano!!!
Às 12:15h fui atendido. O meu assunto foi despachado em 5 minutos! Digamos que simplex e rapidex... Simplex e rapidex a resolução do meu assunto, pois a espera!...
Ainda hoje há uma coisa que não percebi. Porque é que estando dez funcionário na repartição, apenas três atendiam as pessoas?!?!

Abraço!

 
At 05 abril, 2006 21:59, Blogger Zig said...

o restaurador:
Bolas, ainda tiveste que esperar mais do que eu. É frustrante! Uma pessoa com tanta coisa para fazer, com tanta produtividade para dar ao país! Esqueci-me de dizer, a vez de hoje tinha uma agravante. As duas pessoas à minha frente tinham entrado cinco minutos antes, ou seja, se eu tivesse entrado mais cedo, cortava o tempo de espera em dois!

 
At 05 abril, 2006 23:27, Blogger RCataluna said...

Simplex uma treta! Como te compreendo. Para se tratar de qualquer coisa leva-se imenso tempo.

Abraço

 
At 06 abril, 2006 00:34, Blogger Zig said...

rcataluna:
E o que mais chateia, muitas vezes este tempo perdido podia-se evitar com um pouco de organização. No caso em concreto, fazer dois tipos de senhas, uma para assuntos de prédios, outra para automóveis.

 

Enviar um comentário

<< Home