terça-feira, 4 de abril de 2006

Bom Português III - Solução

É no que dá, um alemão feito alentejano a querer ensinar português aos portugueses. Começou pelo erro do “Vizar” ou “Vizar”, ainda bem que a lune estava atenta e me avisou. Depois devia ter utilizado frases com as palavras em questão inseridas, como no caso de diferido ou dadores.
Também aprendo! Na próxima espero fazer melhor.

Agora as palavras correctas:

1. Privilegiado
2. Suíça
3. Visar
4. Astronauta
5. Dignitário
6. Diferido
7. Dadores ou doadores
8. Pudico
9. Prazerosamente
10. Sobrancelha

Até à próxima...

7 Comments:

At 05 abril, 2006 00:23, Blogger Unknown said...

Mantive a média, errei duas. Eu sou mesmo um aluno regular!... :-)

Abraço!

 
At 05 abril, 2006 12:01, Blogger Francisco said...

Se todos os portugueses soubessem escrever como tu...

 
At 05 abril, 2006 18:00, Blogger Celtiberix said...

Bolas, e eu que pensava que era púdico, e aqui descobri que é pudico, sem acentuação. Por via das dúvidas fui ao meu dicionário com mais de trinta anos (deixem-se de fitas que esses é que são bons) e descobri o meu erro!
Mas estou de acordo com o Restaurador: tomara muitos portugueses, alguns deles alunos do ensino superior que conheço pessoalmente, escreverem comno tu.

 
At 05 abril, 2006 18:02, Blogger Celtiberix said...

O seu a seu dono! Deveria dizer que estava de acordo com o chico ed isse que era o restaurador. Aos visados as minhas humildes desculpas...
;)

 
At 05 abril, 2006 18:56, Blogger Zig said...

o restaurador:
Regular e sem faltas de comparência (lol)

chico:
Obrigado pelo elogio!

celtiberix:
É daquelas palavras só vendo.
Escrevo bem, com uma ajudinha do "Word", assim também se aprende.

 
At 05 abril, 2006 20:43, Blogger Unknown said...

Celtiberix - Não tem que pedir desculpas! Fico até lisongeado com as suas honrosas palavras!... De facto os dicionários antigos são muito bons. Eu estou a tirar o curso de Tradução e Assessoria de Direcção e apesar de ter um dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, revisto em 2002 (ano em que entrei para o Ensino Superior), trouxe também o dicionário que a minha mãe usou na escola no início da década de 70.

Chico - Agradeço-lhe desde já as honrosas palavras que me endereçou! O português é a língua mais difícil do mundo ao nível gramatical, semântico, morfologico e escrito. Apenas não o é ao nível grafico e fonético. Daí eu achar normal que por vezes uma pessoa dê um erro de português. Desde os professores aos alunos, todos podem errar.

Zig - Como poderia eu faltar às suas aulas??? :-)

Abraços!

 
At 06 abril, 2006 15:38, Anonymous Anónimo said...

Pronto,
Piorei, errei duas :((((((
Beijo terno.

 

Enviar um comentário

<< Home