terça-feira, 28 de março de 2006

Bom Português II - Solução

E pronto, aqui vai a solução do último Bom Português. Ninguém acertou todos, mas não faz mal. Não vou atribuir notas!


1 A gente VAI (ou) VAMOS sair
A gente vai sair. Gente é singular
2 TÊXTIL (ou) TEXTIL
Têxtil
3 A PARTIR (ou) APARTIR de agora....
A partir de agora
4 MAQUILHAGEM (ou) MAQUIAGEM
As duas palavras estão correctas, vem do francês
5 A bola está DEBAIXO (ou) DE BAIXO da mesa
A bola está debaixo da mesa
6 Estamos casados HÁ (ou) À dois anos
Estamos casados há dois anos
7 Bem HAJA (ou) HAJAM por visitarem o meu blog
Bem hajam por visitarem o meu blog. Refere se ao visitarem, logo é plural
8 Houve muita ADERÊNCIA (ou) ADESÃO do público ao jogo de futebol
Houve muita adesão do público ao jogo de futebol. Aderência é físico, p. ex. uma colagem
9 Se eu PODER (ou) PUDER passo por tua casa amanhã
Se eu puder passo por tua casa amanhã. Amanhã é futuro.
10 PAIS NATAL (ou) PAIS NATAIS
Pais Natais! Neste caso, Natal é um adjectivo, logo tem de ser plural também!

Muito obrigado por terem participado!

7 Comments:

At 29 março, 2006 00:34, Blogger Unknown said...

Acertei oito!... Já não foi mau!...

Em relação ao Benfica é claro que estou revoltado, porque se tivessemos perdido porque o Barcelona foi muito superior ao Benfica teria que me resignar! Mas como tal situação não se verificou, tenho que me revoltar com o roubo a que se assistiu hoje no Estádio da Luz. O Zig, poderá ver amanha as imagens!

Abraço!

 
At 29 março, 2006 15:23, Anonymous Anónimo said...

Pronto,
Errei duas lol
Quando houver um prémio, não erro nenhuma...ihihihihih
Brincadeirinha.
Ansinado pelo proximo (já de dicionário na mão)
Beijo terno para ti.

 
At 29 março, 2006 15:33, Blogger Zig said...

o restaurador:
É uma boa média!

Qualquer das maneiras, o resultado é bom, e é esse que fica para a história!

ana pinheiro:
Também estás na média, dessa vez era mais difícil. Vou tentar fazer semanalmente um "Bom Português"

Prémios? Se não vivessem tão longe, arranjava ao vencedor uma TV, por exemplo....

 
At 29 março, 2006 19:19, Blogger Unknown said...

Pois para mim, só de ter errado uma resposta já penso que foi um mau resultado...Sou muito perfeccionista e não aceito muito bem quando erro coisas que deveria ter acertado :(
Bjokitas

 
At 29 março, 2006 20:27, Blogger Zig said...

trequita:
Não estejas triste, na próxima acertas todas :))

 
At 29 março, 2006 22:12, Blogger Unknown said...

não fiquei triste, fiquei frustrada :)
Não ligues... eu sempre aceitei mal as negativas
Sempre fui o que se chama croma matemática ( só me faltam os óculos fundo de garrafa)
hehehehe

 
At 29 março, 2006 22:41, Blogger Zig said...

trequita:
Então somos mais parecidos do que eu pensava. Na escola nunca gostei quando alguém tinha notas melhores que eu. Por isso, na escola profissional na Alemanha fui o melhor de 10.000 alunos!

 

Enviar um comentário

<< Home