quarta-feira, 22 de março de 2006

Água

Comemora-se hoje o dia mundial da água. Um líquido absolutamente essencial para a sobrevivência de qualquer espécie que habita no nosso planeta. Em zonas como a nossa, ainda mais importante se torna. Este ano, pelos vistos, estamos bem, já choveu bastante, não deve haver problemas com o abastecimento. Isto não quer dizer que se pode gastar sem preocupação. Longe disso. Pode começar-se com simples medidas, mesmo em tempo de chuva. Na casa de banho, por exemplo. A tomar banho, o chuveiro não necessita de estar sempre com a água a correr, basta molhar-se, por sabonete e só depois ligar a água novamente. Na máquina de lavar, encher sempre ao máximo recomendado, e se a máquina não estiver cheia, carregar o botão para metade de capacidade. O autoclismo é responsável por grande gasto de água numa casa. Há autoclismos “inteligentes”, claro que só se tornam inteligentes quando usado pelo utilizador com inteligência, falo dos autoclismos com botões para dosear a saída de água. Quem não tiver um assim, basta colocar uma garrafa de água cheia de litro e meio ou de dois litros dentro do autoclismo, que reduz a capacidade dele por esta quantia.
E claro, na lavagem do automóvel. Não faz falta ele andar sempre nem um brinco! Ele também anda sujo. É apenas chapa pintada, mais nada. Não é roupa! Também há grandes diferenças nas máquinas automáticas de lavagem do automóvel. Passo diariamente por uma dessas, na zona industrial, que é muito gastadora! Parece que vivemos num clima trópico. É água por todo o lado. Não sei quem é que autorizou uma coisa dessas. Pensem nisso!

10 Comments:

At 22 março, 2006 13:55, Blogger Unknown said...

Excelente chamada de atenção e excelentes conselhos!

Hoje fui surpreendido por miudos de 7 e 8 anos que me entregaram um panfleto acerca dos poços, chafarizes, noras e picotas esquecidas em Castelo Branco. Vale a pena visitar o excelente trabalho que foi realizado em: http://castelobrancopatrimoniodesconhecido.blogspot.com/

Desculpe estar a fazer publicidade, mas fiquei mesmo agradavelmente surpreendido!!!

Abraço!

 
At 22 março, 2006 15:11, Blogger Zig said...

o restaurador:
É como costumo dizer, só os alunos se preocupam com estes assuntos. Nós, os adultos, vivemos neste mundo muito mais desleixados.
Aqui podes fazer sempre toda e qualquer publicidade!

 
At 22 março, 2006 15:46, Blogger Unknown said...

O problema é que as crianças, depois se tornam adultos!...

Por acaso, os meus pais sempre me ensinaram e aconselharam a poupar a água, gás, electricidade e gasolina.

Concretamente à água é coisa que não abunda por Vila Viçosa e que é paga a peso de ouro pelos municipes calipolenses!...

 
At 22 março, 2006 17:40, Blogger O Chaparro said...

pena que nem toda a gente se preocupa.

 
At 22 março, 2006 21:10, Blogger Zig said...

o restaurador:
Ainda agora num dos telejornais deu uma reportagem sobre a diferença dos preços no consumo da água. Cada câmara municipal tem a sua tabela, devia de ser igual a nível nacional, tal como a luz e o telefone.
Infelizmente não tenho esta cultura da poupança da água, na Alemanha não há falta deste precioso líquido. Só cá é que me tive de preocupar com este assunto.

o chaparro:
Certo. Mas quem devia dar o exemplo são as câmaras. Lembro que a relva do castelo, por exemplo, durante muito tempo foi regado em demasia, além disso, alguns regadores estavam avariados e deles saia água com a força toda, acabando numa autentica ribeira, que por sua vez acabou no esgoto!

 
At 22 março, 2006 21:28, Blogger Unknown said...

Todos se preocupam com a conta da água... se ela fosse ainda mais cara aí é que era ver o pessoal a poupar água!

 
At 22 março, 2006 21:37, Blogger Unknown said...

@Zig - Vocês ainda teve capacidade para mudar os seus horizontes e mudar, mas conheço pessoas que nem sequer estão para isso!...

@Trequita - Olha que não, como é um bem essencial e não há concorrência as pessoas não se importam de pagar, desde que tenham um bom serviço de abastecimento de água, coisa que não se verifica em Vila Viçosa!

Saudações!

 
At 22 março, 2006 22:54, Blogger Zig said...

trequita:
É como a gasolina. Pelo menos na cidade, vejo os automobilistas a conduzirem cada vez mais devagar. Com a água deverá surgir o mesmo efeito!

o restaurador:
Pois, depende da pessoa.
Aqui em Beja o abastecimento também por vezes não é bom. Na minha oficina, por exemplo. Falta muitas vezes a água, principalmente quando estão a encher o depósito da tal lavagem automática!

 
At 23 março, 2006 11:30, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa por o meu comentário não ter nada a ver com este post.
Parabéns pelo blog!
Vim ver pela curiosidade de ter o mesmo nome que o meu.

 
At 23 março, 2006 12:22, Blogger Zig said...

ZIG:
Ora, que engraçado. E estava eu convencido que a minha alcunha seria única! Como é que chegaste a este nome? O meu foi assim: Siegfried, difícil de pronunciar, Siggi, parece nome de mulher (lol), ficou Zig, toda a gente me trata assim!
Fiz uma visita rápida ao teu blog, vou voltar certamente.

 

Enviar um comentário

<< Home