Água
Comemora-se hoje o dia mundial da água. Um líquido absolutamente essencial para a sobrevivência de qualquer espécie que habita no nosso planeta. Em zonas como a nossa, ainda mais importante se torna. Este ano, pelos vistos, estamos bem, já choveu bastante, não deve haver problemas com o abastecimento. Isto não quer dizer que se pode gastar sem preocupação. Longe disso. Pode começar-se com simples medidas, mesmo em tempo de chuva. Na casa de banho, por exemplo. A tomar banho, o chuveiro não necessita de estar sempre com a água a correr, basta molhar-se, por sabonete e só depois ligar a água novamente. Na máquina de lavar, encher sempre ao máximo recomendado, e se a máquina não estiver cheia, carregar o botão para metade de capacidade. O autoclismo é responsável por grande gasto de água numa casa. Há autoclismos “inteligentes”, claro que só se tornam inteligentes quando usado pelo utilizador com inteligência, falo dos autoclismos com botões para dosear a saída de água. Quem não tiver um assim, basta colocar uma garrafa de água cheia de litro e meio ou de dois litros dentro do autoclismo, que reduz a capacidade dele por esta quantia.
E claro, na lavagem do automóvel. Não faz falta ele andar sempre nem um brinco! Ele também anda sujo. É apenas chapa pintada, mais nada. Não é roupa! Também há grandes diferenças nas máquinas automáticas de lavagem do automóvel. Passo diariamente por uma dessas, na zona industrial, que é muito gastadora! Parece que vivemos num clima trópico. É água por todo o lado. Não sei quem é que autorizou uma coisa dessas. Pensem nisso!
10 Comments:
Excelente chamada de atenção e excelentes conselhos!
Hoje fui surpreendido por miudos de 7 e 8 anos que me entregaram um panfleto acerca dos poços, chafarizes, noras e picotas esquecidas em Castelo Branco. Vale a pena visitar o excelente trabalho que foi realizado em: http://castelobrancopatrimoniodesconhecido.blogspot.com/
Desculpe estar a fazer publicidade, mas fiquei mesmo agradavelmente surpreendido!!!
Abraço!
o restaurador:
É como costumo dizer, só os alunos se preocupam com estes assuntos. Nós, os adultos, vivemos neste mundo muito mais desleixados.
Aqui podes fazer sempre toda e qualquer publicidade!
O problema é que as crianças, depois se tornam adultos!...
Por acaso, os meus pais sempre me ensinaram e aconselharam a poupar a água, gás, electricidade e gasolina.
Concretamente à água é coisa que não abunda por Vila Viçosa e que é paga a peso de ouro pelos municipes calipolenses!...
pena que nem toda a gente se preocupa.
o restaurador:
Ainda agora num dos telejornais deu uma reportagem sobre a diferença dos preços no consumo da água. Cada câmara municipal tem a sua tabela, devia de ser igual a nível nacional, tal como a luz e o telefone.
Infelizmente não tenho esta cultura da poupança da água, na Alemanha não há falta deste precioso líquido. Só cá é que me tive de preocupar com este assunto.
o chaparro:
Certo. Mas quem devia dar o exemplo são as câmaras. Lembro que a relva do castelo, por exemplo, durante muito tempo foi regado em demasia, além disso, alguns regadores estavam avariados e deles saia água com a força toda, acabando numa autentica ribeira, que por sua vez acabou no esgoto!
Todos se preocupam com a conta da água... se ela fosse ainda mais cara aí é que era ver o pessoal a poupar água!
@Zig - Vocês ainda teve capacidade para mudar os seus horizontes e mudar, mas conheço pessoas que nem sequer estão para isso!...
@Trequita - Olha que não, como é um bem essencial e não há concorrência as pessoas não se importam de pagar, desde que tenham um bom serviço de abastecimento de água, coisa que não se verifica em Vila Viçosa!
Saudações!
trequita:
É como a gasolina. Pelo menos na cidade, vejo os automobilistas a conduzirem cada vez mais devagar. Com a água deverá surgir o mesmo efeito!
o restaurador:
Pois, depende da pessoa.
Aqui em Beja o abastecimento também por vezes não é bom. Na minha oficina, por exemplo. Falta muitas vezes a água, principalmente quando estão a encher o depósito da tal lavagem automática!
Peço desculpa por o meu comentário não ter nada a ver com este post.
Parabéns pelo blog!
Vim ver pela curiosidade de ter o mesmo nome que o meu.
ZIG:
Ora, que engraçado. E estava eu convencido que a minha alcunha seria única! Como é que chegaste a este nome? O meu foi assim: Siegfried, difícil de pronunciar, Siggi, parece nome de mulher (lol), ficou Zig, toda a gente me trata assim!
Fiz uma visita rápida ao teu blog, vou voltar certamente.
Enviar um comentário
<< Home