domingo, 11 de novembro de 2007

Cultura em Beja

Para quem me conhece e para quem conhece o meu blog, sabe perfeitamente que não gosto criticar aqui fosse quem fosse se não estiver convicto dessa mesma minha critica. Tudo que digo e escrevo aqui tem fundamento, é uma opinião minha e se alguém a quiser discutir aqui, ou na rua, estou bastante à vontade porque sei do que falo!

Bem, começo assim por uma razão. É que, no outro dia alguém me disse que se falou de cultura numa rádio local, num programa semanal que foi gravado para estar online para toda a gente ouvir, seja em que local no mundo o ouvinte estiver! Bem, eu estou em Beja, e, sem me gabar, acho que sei alguma coisa sobre a cultura que se faz e promove aqui em Beja! Nesse programa de rádio se disse muitas inverdades, por desconhecimento da real vida cultural bejense ou simplesmente por não quererem saber, não sei e posso quase dizer que nem me interessa. Apenas sei que há bastantes lugares em Beja onde se produz activamente essa cultura como na companhia teatral Arte Pública, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo ou na Capricho Bejense, para não falar dos dois coros polifónicos de Beja que levam as suas obras para todo o país e ilhas! Nesse dito programa também se falou do Pax Julia – Teatro Municipal. Posso apenas acrescentar que sem ovos não se faz omeletas! Sem dinheiro não se pode convidar nomes sonantes para apresentarem espectáculos dignos nesta sala, é que, o dinheiro vindo do governo para essa dita cultura não abunda e a CMB já gasta rios de dinheiro só para a manutenção deste excelente espaço e para os vencimentos dos seus funcionários que, sendo acusados muitas vezes de inactividade, posso também acrescentar que montam e promovem muitas vezes espectáculos fora deste espaço como, por exemplo, neste fim-de-semana na RuralBeja!

Tenho dito!

4 Comments:

At 11 novembro, 2007 22:22, Blogger jocasipe said...

elucidativo texto. subscrevo na integra!

 
At 11 novembro, 2007 23:17, Blogger Zig said...

Silêncio Culpado:
Obrigado pela info!

jocasipe:
Obrigado pela concordância! É que, a mim me irrita se alguém diz que em Beja não se passa nada, não há nada, mas nem sequer se dá ao trabalho ir procurar se há alguma coisa!

 
At 12 novembro, 2007 19:42, Blogger H said...

Meu Caro Zig, não me parece que tenha sido justa a sua afirmação! Não se disse que nada havia, apenas de discutiu os critérios! Mas... amanhã, os visados nas criticas, vão exercer o direito ao contraditório!

 
At 13 novembro, 2007 01:18, Blogger Zig said...

h:
Sabes, numa hora de conversa por vezes o ouvinte perde a concentração ao que está a ouvir, mas se houve gente atacada injustamente, lá isso houve....

 

Enviar um comentário

<< Home