sábado, 3 de novembro de 2007

6 meses

Parece que foi ontem, mas já passaram 6 meses! No dia 3 de Maio deste ano desapareceu uma pequena menina inglesa de nome Madeleine em circunstâncias ainda não esclarecidas até hoje! Os pais, os McCann, ausentaram-se para jantar com um grupo de amigos num restaurante no Ocean-Club em Lagos no Algarve, deixando para trás essa menina mais um par de gémeos, mais novos que a Maddie e também filhos desse casal inglês, no apartamento alugado nesse mesmo resort. Ficaram sem vigilância, mas alegadamente alguém verificava periodicamente se está tudo em ordem com esses meninos. Numa dessas idas ao apartamento onde dormiram as crianças terão dado pela falta da pequena Maddie, desapareceu sem deixar rastos, até hoje….

É um caso que vai entrar nas efemérides da história, mesmo não sabendo ainda do seu desfecho! É o (alegado) rapto de menores mais mediático do que há memória, o mais falado de sempre em todo o mundo! Não há certamente estação de rádio ou TV, jornal ou revista que não tenha falado dessa menina inglesa, e, pelo menos no mundo dito ocidental, toda a gente já ouviu falar desse caso! Com isso, naturalmente muito se tem especulado sobre esse desaparecimento, é que, não se sabe praticamente nada sobre o paradeiro da pequena, tanto pode estar viva, como (infelizmente) já morta!

Ontem a RTP1 transmitiu um documentário de autoria própria em que tentavam resumir os factos e acontecimentos desses 6 meses passados, sem, claro, chegar a uma conclusão. É que, ainda há muito por esclarecer, ficou-se com a ideia que o casal inglês e pais da Maddie não revelaram tudo o que sabem, pensa-se que não foi feito tudo para a encontrar, pelo menos nas primeiras horas do seu desaparecimento. A “guerrilha” entre a imprensa inglesa e portuguesa não terá ajudado muito, a maneira de trabalhar diferente da PJ portuguesa e da Scotland Yard também não!

Quem sou eu para tentar chegar a uma conclusão nessa história! Sinto-me tão triste e chocado como muitos outros milhões de pessoas em todo o mundo por não saber o que realmente aconteceu, por saber que há de certeza alguém que sabe o que aconteceu, por saber que há alguém nesta nossa terra mãe capaz de barbaridades dessas e poder sair ileso dessa história, por saber que há gente que se aproveita desses casos para enriquecimento próprio, e principalmente por saber que um desaparecimento desses pode acontecer (ou afectar) a qualquer um….