sábado, 4 de agosto de 2007

Músicas da minha Vida III

Para ver outras músicas clicar aqui

Esta, sim, é uma verdadeira canção da minha vida. Hoje falo de uma canção de 1975, “Moviestar” de Harpo. Tinha eu precisamente a mesma idade que a minha filhota tem hoje, 15 anos, quando esta música estava bem no auge na Alemanha, e não só. Lembro-me, como se fosse hoje, ter cantado, e apenas nos meus pensamentos, a letra dessa canção, claro, dentro do meu fraco inglês de então. Estava a estudar em Nabburg, a ca. de 40 km da minha terra. Durante um ano frequentava a assim chamada Berufsaufbauschule que dava a equivalência ao 10º ano, mas com a vantagem que ficasse preparado ao mesmo tempo para uma profissão, que era no meu caso a de electricista. Posso mesmo afirmar que ali criei as bases de tudo o que sei fazer hoje com as minhas mãos!

Esta canção apareceu, salvo erro, em Outubro desse ano. Na viagem de comboio e no caminho até a essa escola cantarolava sempre esta melodia. Uma das imagens das minhas memórias destes tempos, uma enorme subida, feita em escada que levava os alunos até a esse estabelecimento de ensino, está inteiramente ligada a essa canção!

O sueco Harpo foi e é, sem dúvida, uma das aparências mais curiosas de sempre na cena musical dos nossos tempos. Aparentemente sem jeito para nada e a cantar sempre sem sapatos, quando apareceu ninguém pensava que ele conseguisse ter um tal êxito. É considerada uma das melhores canções de sempre, também assim o é para mim! Esteve mais do que 6 meses nos topes da Alemanha, país onde o seu êxito foi maior. Seguiram-se mais canções como “Motorcycle Mama”, “Horoscope” e “Rock’n Roll Clown” até se retirar da cena musical em 1977. Sendo o seu produtor o mesmo dos seus compatriotas Abba, as vozes que fazem de coro no Moviestar são dos dois elementos femininos desse grupo!

Esta canção está, sem dúvida, no meu eterno Top 10!



Lyrics – Letra com tradução:

Movie Star – Harpo

You feel like Steve McQueen
Sentes-te como o Steve McQueen
when your driving in your car
quando estás a conduzir o teu carro
and you think you look like James Bond
e pensas que te pareces com o James Bond
when you're smoking your cigar
quando fumas o teu cigarro
It's so bizarre
É tão bizarro
you think you are
tu pensas que és
the new kind of James Dean
um novo estilo de James Dean
but the only thing I've ever seen of you
mas a única coisa que alguma vez vi de ti
was a commercial spot on the screen
foi uma publicidade na TV

Movie star, oh movie star
Actor de cinema, oh actor de cinema
you think you are a movie
Tu pensas que és um
movie star, oh movie star
actor de cinema, oh actor de cinema
you think you are a movie - star
ah-ha

You should belong to the jetset
Tu devas pretencer ao Jet-Set
fly your own private LearJet
pilotar o teu proprio LearJet
but you worked in a grocery store
mas tu trabalhavas num armazem
everyday until you could afford to get away
todos os dias até conseguires ir te embora
so you went to Sweden to meet Ingmar Bergman
então foste comigo até a Suécia para encontrar Ingmar Bergman
but he wasn't there
mas ele não estava lá
or he just didn't care
ou então, não te ligou nenhuma
I think it's time for you my friend
Penso que está na hora para ti, meu amigo
to stop pretending that you are a
de parares de pretender ser um

Movie star, movie star
you think you are a movie
movie star, movie star
you think you are a movie - star
ah-ha

Frozen hero
Heroi congelado
your words are zero
as tuas palavras são nada
and your dreams have vanished into dark
e os teus sonhos desvanesceram no escuro
and long ago
e já há muito tempo
but you don't want to know
Mas tu não queres saber

Moviestar, oh moviestar oh woh oh
you think you are a movie
movie star, movie star oh woh oh
you think you are a movie - star

Foto daqui
Site sobre o cantor (em alemão, apenas a biografia está em inglês)
Vídeo original

2 Comments:

At 21 agosto, 2010 05:36, Anonymous Anónimo said...

Eu tambem amo essa musica. E queria dizer que o harpo teve um outro sucesso aqui no Brasil: San Francisco nights

 
At 22 agosto, 2010 14:39, Blogger Zig said...

Anónimo:

Desconhecia o facto de Harpo ser conhecido também no Brasil :)

 

Enviar um comentário

<< Home