domingo, 8 de julho de 2007

Pensamento do dia....

O prometido é devido! Disse ontem que hoje falaria sobre a acção SOS Terra que ligou ontem o mundo através de inúmeros concertos de música e acções de sensibilização para alertar as pessoas sobre questões de ambiente, à frente de todos, o excessivo aquecimento global.

Há estudos que provam se o mundo industrializado não reduzir significativamente a poluição vindas das suas fábricas e motores, haverá daqui a menos de 100 anos um aumento da temperatura média em 4,5º C! Muitas zonas ficariam desérticas, até o próprio Amazonas, nomeadamente o delta do rio com o mesmo nome ficaria sem árvores. Nesse estudo nem sequer está prevista a catastrófica deflorestação que esta zona está a ser alvo, juntando esses dois factos, então, o pulmão da terra está condenado!

Mas, e aí é que entra o meu pensamento do dia, quem é que polui mais? Os industriais! E quem é que poderia fazer alguma coisa em reduzir, ou mandar reduzir os níveis de poluição? Os respectivos políticos que “mandam” nesses industriais! Só que, esses senhores estão, se a porca torcer o rabo, ou seja, se o mundo se tornaria insuportável para viver, muito bem protegidos contra acontecimentos climatéricos adversos! Têm casas muito bem construídas, não são levadas pela chuva de uma tempestade nem por ventos fortes, e têm todos ar-condicionado para suportarem as temperaturas que se anunciam cada vez mais altas! E o povo tem o quê? Pouco, ou nada, mas o povo não manda! Estão a entender esse meu pensamento?