sábado, 7 de julho de 2007

IV Festa do Cante

A temporada do Pax Julia está quase a terminar! Aproveitei esta noite para ver o penúltimo espectáculo neste teatro antes de fechar para férias. Aconteceu hoje, e ainda vai durar amanhã, a IV Festa do Cante, organizada por várias entidades da nossa urbe. O de hoje foi em quase tudo semelhante ao do ano passado sobre qual também escrevi aqui no meu blog.

Na primeira parte subiram ao palco o Grupo Coral e Etnográfico “Vozes de Almodôvar” e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Com esses últimos já tivemos (coro) oportunidade de cantar. Depois do intervalo repetiu-se uma actuação de dois alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, já apresentaram os mesmos números no ano passado, actuação que nem por isso perdeu o seu brilho. Depois actuaram cinco senhoritas de nome Katice, da Eslovénia. Claro que ninguém na sala entendeu qualquer palavra dessa estranha língua, mas um narrador explicou antes das actuações o significado de cada uma das canções. No fim, subiram ao palco os dois grupos corais que actuaram na primeira parte para cantarem em conjunto “Castelo de Beja”.

Amanhã há mais (espero com mais público!), entrarão em cena o Grupo Coral “Os Alentejanos” da Damaia, o Coral Lopes-Graça, o Grupo Coral “Os Mineiros” de Aljustrel e de novo os Eslovenos Katice. Tenho muita pena em não poder ir....

Actualização:
Segundo um comentador para este texto, as peças que os alunos do Conservatório Regional apresentaram não eram as mesmas do ano passado. As minhas desculpas....

4 Comments:

At 10 julho, 2007 21:35, Anonymous Anónimo said...

Queria apenas dizer que os alunos do conservatório não apresentaram os mesmos números. Todas as modas que interpretaram foram estudadas especialmente para a IV Festa do Cante.

 
At 10 julho, 2007 23:11, Blogger Zig said...

Anónimo:
Obrigado pela informação, mesmo sendo anónima....

 
At 11 julho, 2007 19:57, Blogger Ana Margarida Amaro said...

Desculpe, foi falta de atenção. Esqueci-me de assinar. Mas pode ter a certeza do que digo, uma vez que eu sou a rapariga que cantou. Todas as peças, 6 na totalidade, foram escolhidas para a IV Festa do Cante. Este ano interpretámos as modas "Minha saia" ; "Você diz que me não quer" ; "A mim não me enganas tu" ; "Verde Caracol" ; "Os olhos da Marianita" ; "Dizes que sou lavadeira". O ano passado interpretámos "Manuelsinho você chora" ; "Atira caçador" ; "Um raminho de alecrim" ; "Na botica nova". Aproveito para agradecer a sua descrição da nossa actuação. Fico muito satisfeita por terem apreciado o nosso trabalho.

 
At 12 julho, 2007 00:05, Blogger Zig said...

Ana Amaro:

Não tem problema nenhum, gosto apenas que os comentadores assinem os seus comentários.

Foi a informação (errada) que me foi dada antes do espectáculo. Claro que não me lembrava das peças do ano passado, e confesso que peças tradicionais não são o meu forte. Obrigado pelo esclarecimento.

A sua actuação foi bastante boa, embora na peça inicial se notasse algum nervosismo. Deixou, e bem, as peças com os registos mais agudos para o fim, altura em que o nervosismo já deu lugar ao puro prazer de cantar!

Parabéns, mais uma vez, e continue!

 

Enviar um comentário

<< Home