quarta-feira, 4 de abril de 2007

Fado....

É muito raro para mim ouvir fado. No entanto, e para relembrar o concerto que esta fadista deu na nossa semana de música no fim do ano passado, escrevo aqui sobre uma canção de Mafalda Arnauth, As Fontes. Gosto dessa letra que é um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen. Reflecte um pouco o meu actual estado de espírito....
.

.
As Fontes


Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser, vivo e total
À agitação do mundo irreal
E calma subirei até às fontes.

Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora
E na face incompleta do amor.

Irei beber a luz e o amanhecer
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa
E nela cumprirei todo o meu ser.
.
.
Encontrei no youtube três vídeos dela. No primeiro, como comentário, diz assim:
“Fado singer Mafalda Arnauth performs in Lagoa. Unfortunatly the public and the organisation can't keep it quiet during the concert, so a lot of background noise.”
Dá que pensar….

O segundo é “Maria”, muito bonito!

O terceiro é sem dúvida o meu favorito. Foi gravado no Castelo São Jorge em Lisboa, ela canta Hortelã Mourisca em conjunto com os Corvos, grupo que gosto muito, principalmente quando tocam, como neste caso, sem as aberrante baterias! Penso que esta música deu na TV, não tenho bem a certeza! Neste vídeo o som está um pouco destorcido!

Se eu tivesse mais tempo, aprendia, para além de piano, também violino....
.
Homepage da fadista (foto)
Blog de Mafalda Arnauth, infelizmente (como tantos) pouco actualizado....
.
.
Ainda algo em causa própria e para pessoas que não são muito dadas à net, nomeadamente aos blogues. Por vezes perguntam-me como ver textos passados. É simples. Cliquar apenas no lado direito do meu blog no mês em questão que se quer ver, e aparecem todas as postagens deste mês. Mesmo quando se está no fim de um mês, como por exemplo se estivéssemos agora no fim de Abril e a página inicial não mostra esse mês de Abril todo, é só cliquar em Abril de 2007 e aparece o mês completo.

Nunca é demais lembrar que as palavras sublinhadas no meu blog e de cor diferente são links, ou seja, o internauta, a cliquar nelas, é redireccionado para o site pretendido.