sexta-feira, 27 de abril de 2007

Abutres II

Já o tinha dito aqui, o tema continua actual como nunca. Cada vez que paira esse cheirinho de alguém poder ficar arguido num processo, aparecem logo esses abutres a pedir eleições intercalares. Em Lisboa, Carmona Rodrigues também deve ficar arguido no assim chamado processo Bragaparque. O abutre líder é o vereador do berloque cujo buraco que a tecla das eleições intercalares já abriu dava para um novo túnel do Marquês. O PS está apenas em voz baixinha pedir algum esclarecimento da posição de Marques Mendes sobre a demissão, ou não, de autarcas contra os quais se levantou um processo judicial, já que o líder deles é um exemplo como NÃO se deve chegar ao poder....

Mas, vamos, como já tinha tentado explicar nesse post anterior, relativizar, ou generalizar, o assunto. Em outros países, como por exemplo nos EUA, um autarca quando é arguido num processo fica no cargo, já que lá os processos são como a areia no mar, aos milhares. Esses processos são “despachados” rapidamente, só depois, em caso de culpado, claro, ele pede a demissão ou será demitido. Na Europa, e conforme a gravidade e o envolvimento da pessoa em questão, normalmente esses processos também levam pouco tempo a resolver, e, normalmente, conforme cada caso, a pessoa pede suspensão do cargo, ou não. É sabido que Carmona Rodrigues, embora responsável máximo da autarquia, não esteve envolvido directamente no caso, mas como ele é o responsável por tudo que se passa na câmara de Lisboa, será também atingido pelos actos dos seus ajudantes.

Mas daí logo pedir eleições antecipadas é apenas discurso da oposição. Dos milhares de decisões que um presidente de câmara faz durante a legislatura é natural que uma ou outra dá problemas ou corre mal. Costumo dizer, quem muito trabalha, comete muitos erros. Quem pouco trabalha, comete poucos e quem não faz nada comete erros nenhuns e é promovido. Essa é uma velha frase que aprendi na tropa e que falava daqueles que só estavam preocupados no seu bem-estar e na sua carreira profissional. Bem, como a oposição a Carmona Rodrigues não decide, não trabalha directamente nas decisões camarárias e não comete erros está bem vista na população. Falta só saber se o povo lisboeta depois vá nessa cantiga....

4 Comments:

At 28 abril, 2007 15:35, Blogger Pete said...

Tudo bem em parte até acho que tem razão. Mas em Lisboa já são quatro pessoas, sendo que três delas representavam os cargos de Prseidente, Vice-Presidente e Vereadora, que foram constituidas arguidas.
Acho que com o clima que por lá se vive a legitimidade daquela governação perdeu-se.

 
At 28 abril, 2007 22:17, Blogger Zig said...

pete:
Penso que não. Tal como disse, uma câmara dessas tem centenas de processos desses entre mãos, e esse correu mal, pelo menos indirectamente. Daí logo realizar eleições antecipadas vai um longo caminho!

Bem, estamos no intervalo do Boavista-Porto, estamos a perder, esperamos que isso melhore....

Saudações portistas!

 
At 29 abril, 2007 13:15, Anonymous Anónimo said...

...Zig...:(
Diz-me só ÚMA coisa que em Lisboa ande bem e que possa ser atribuida ao Carmona...

 
At 29 abril, 2007 18:51, Blogger Zig said...

Contraciclo:
Isso não sei, não vivo lá... ;)

 

Enviar um comentário

<< Home