quarta-feira, 25 de abril de 2007

Comparação - Alqueva - Novo planeta


O antigo presidente da Rússia foi enterrado hoje num cemitério da capital Moscovo. Muitas personalidades do mundo acompanharam as cerimónias fúnebres desse enterro. Uma personalidade que dividiu as opiniões, facto que ainda hoje acontece.

Hoje comemorou-se mais um 25 de Abril, e, se me permitem, quero comparar o incomparável, a revolução portuguesa com a mudança de regime na Rússia. Tanto lá como cá houve uma descolonização, embora os russos não estiveram com eles na guerra e não eram colónias, eram estados satélites. Tanto o império russo como o português se desmembrou, tanto cá como lá este facto foi muito criticado. Os estados são hoje independentes, e alguns estão a dar boa conta de si.

As críticas a Boris Yeltsin são precisamente sobre essa fase de transição, já que foi o presidente que ligou o antes e o depois. É sabido que a Rússia continua um país corrupto, sem luvas nada mexe. Por outro lado, ele teve o mérito de evitar um colapso na economia depois do fim da economia planeada, típica dos países comunistas.

Por cá, Mário Soares afirma que a descolonização portuguesa foi bem feita! Foi? Não creio, houve demasiada gente que perdeu tudo (as vezes até própria vida), e que regressou com pouco mais do que a sua roupa a Portugal. As guerras em algumas colónias continuaram, e isso ele chama de bem feito?

Bem, não vou falar mais aqui sobre este caso, vocês sabem muito mais sobre a revolução portuguesa do que eu, estudaram-na ou até, viveram-na! Quis apenas tentar comparar estas duas revoluções que têm algumas semelhanças, poucas, mas têm! Ainda uma curiosidade sobre os tempos antes do 25 de Abril. A censura apagava as linhas dos jornais que não podiam aparecer em público com lápis azul, já que o vermelho era ligado aos comunistas. Outros tempos....

A partir de hoje já se pode fazer cruzeiros no nosso Alqueva. A barragem já conta com um barco fabricado na França que leva 120 pessoas. Mais um incentivo para visitar este lugar emblemático, a oferta turística está-se a compor nessa região.

Mas a notícia que mais me interessou hoje, e que me desculpem, foi a da descoberta de um novo planeta. Situado a 20 anos luz (!), é um pouco maior do que a nossa terra, terá uma temperatura na sua superfície entre os 0 e 40Cº e poderá até ter oceanos de água!

Não sei se vocês sabem, mas já há muito tempo as investigações e medições no espaço não são feitas com o puro e simples avistamento das estrelas. Só nós amadores andamos com um telescópio às costas e olhamos para o céu. Complicados e eficientes aparelhos de medição substituíram o olho humano, e neste caso foi o uso de uma espécie de um espectroescópio que descobriu este planeta. O novo astro está atrás de um sol vermelho, que, devido às características de uma estrela dessas, emite um tipo de raios que em combinação da velocidade do próprio indica se tem, ou não tem, um planeta que gira à sua volta. É que, a uma distância dessas é impossível detectar só esse planeta, tem que ser em combinação com o seu sol.

Seja como for, é a primeira vez que se sabe da existência de um planeta fora do nosso sistema solar que tem condições semelhantes à terra, e onde possa existir algo que se assemelha à vida no nosso planeta. Isto promete!
.
Nota: A partir de hoje, e sempre quando não indico a origem da foto, a mesma será indicada clicando na foto onde depois aparece o próprio site donde ela foi tirada!