quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Tribunais....

A notícia que mais se falava hoje é sobre um pai adoptivo de uma criança de quase 5 anos que foi condenado a seis anos de prisão por não querer entregá-la ao pai biológico! Ficção? Não, pura realidade, realidade dos tribunais portugueses! Os pais biológicos, uma brasileira e um cidadão português de nome Baltazar Nunes, tiveram uma curta relação da qual nasceu uma criança. Segundo a mãe, o pai nunca quis saber dessa gravidez. Por falta de condições económicas, a bebé, que nasceu na Sertã, foi dada para adopção a um casal de amigos que já há muito tempo gostariam de ter um filho. Ao fim de um ano, esses pais adoptivos pediram a adopção definitiva, mas essa foi lhes negada. Num processo desses o tribunal tem de investigar a situação da criança, e com testes foi verificado que esse Baltazar Nunes seria o pai biológico.

Ora, alegadamente, ao saber que tinha uma filha, esse senhor quis ficar com ela. Entretanto, os pais adoptivos esconderam a filha em parte incerta, e daí o desenrolar desta história que culminou na prisão desse pai adoptivo. Na leitura da sentença, a juíza disse palavras estranhas. O condenado, como militar que é, deveria de saber o que é cumprir a lei. E mais! Disse que nem se sabia se essa criança ainda estaria viva! Pois, pessoalmente estou totalmente do lado do pai adoptivo! Foi ele que a criou, que a tirou de uma vida em instituições, já que leva anos e mais anos até uma criança for definitivamente adoptada. O pai biológico? Pois, repentinamente se arma em bom samaritano! Muito bem vestido (na notícia da RTP) e sereno, agora é que já quer saber da criança! Ele que vá mas é passear. Por outro lado, claro, o facto de não saber do paradeiro da criança é que muda tudo. Mas por amor faz-se tanta coisa....

Falta ainda falar do Dakar! A etapa de hoje, a 11º, foi cancelada por motivos de segurança, foi feita apenas em caravana a ligação para o início da etapa de amanhã. A etapa de ontem ditou resultados bem diferentes para os pilotos portugueses. Carlos Sousa chegou muito atrasado mas mantém a 7º posição da geral. Nessa 10º etapa, nas motos, Helder Rodrigues esteve em grande, vencendo essa especial! Apesar dessa vitória continua na 7º posição da geral.

Só mais uma curta notícia. Clint Eastwood, um dos meus actores preferidos, afirmou hoje que está totalmente contra a presença americana no Iraque e nem sequer deveriam de ter ido lá. A guerra foi um erro, hoje em dia há outros meios para resolver questões dessas. Já com 76 anos, e agora também como realizador, ainda dá para as curvas!

2 Comments:

At 19 janeiro, 2007 10:01, Anonymous Anónimo said...

Zig

Só se está a apoiar na versão da mãe biológica que diz que o Baltazar não quis saber da gravidez. Dizer que ele aparece de repente armado em bom samaritano parece-me leviano. Concordo na parte que diz respeito aos direitos dos pais adoptivos mas esses são morais e os que mandam são os legais.

 
At 19 janeiro, 2007 10:25, Blogger Zig said...

Luís:
É mesmo essa a minha revolta e que revolta também a metade do país, que os valores legais se sobrepõem aos valores morais. E a criança? Alguém desses juizes se preocupa com ela? Querem saber apenas o que está escrito na lei, pouco mais. Até a própria mãe biológica está a dizer que a filha dela está bem onde está agora!

 

Enviar um comentário

<< Home