sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Pobreza

Hoje a nossa cidade foi notícia na RTP, mas não pelas melhores razões. É sabido que Beja é um dos distritos mais pobres de Portugal devido ao desemprego e à desertificação. Quando o desespero aperta, muitas vezes o caminho é ir à Câmara Municipal para pedir ajuda. Existe um dia por semana para atendimento público onde qualquer munícipe pode falar com um vereador ou com o próprio presidente. A notícia televisiva foi precisamente sobre esse facto, os pedidos de ajuda nesse dia, que é às Terças-feiras. Pela voz do vereador Caixinha ficou-se a saber que em Beja existe pobreza! Mas não uma pobreza visível à primeira vista, não. São pessoas “normais”, maioritariamente entre os seus trinta e quarenta anos, perfeitamente saudáveis, que por circunstâncias várias nem conseguem pôr na mesa o pão de cada dia. Desempregados ou com prestações a pagar para casa carro etc., a câmara presta muitas vezes ajuda a essas pessoas, claro, dentro dos possíveis. Cada caso é um caso, a câmara não pode ajudar toda a gente, mas claro, os vereadores também são apenas pessoas, vivem esses casos bem de perto e preocupam-se bastante! E há quem fale mal dessa câmara!

Por outro lado começo a pensar que o aparecimento dessa notícia terá a ver alguma coisa com a nova lei do financiamento autárquico. Para que esse senhor de Lisboa que se faz passear no seu novo V12 veja o que se passa realmente no nosso país. Mas duvido muito que esse senhor no seu automóvel de seis metros de comprimento veja a RTP. A sua antena interior e exterior deve estar alinhada para a CNN ou então para a televisão finlandesa. Já que ele disse na sua mensagem do Natal que o país vai bem. Qual? O do pai natal ou Portugal? O desemprego baixa? Claro, quem não encontra emprego cá vai para fora, isso também faz baixar essa taxa. O défice baixou? Claro! À custa de quê? Do IVA elevado, do imposto sobre combustíveis etc. Com essa laranja, que é o povo, toda espremida, é fácil baixar esse défice, é fácil comprar um top de gama....

7 Comments:

At 29 dezembro, 2006 23:53, Anonymous Anónimo said...

A Câmara de Beja tal como as outras Câmaras do País, tem um executivo cujo papel é gerir os interesses da população que o elegeu. E o que são os interesses?
São obviamente tudo o que diz respeito ao bem estar tanto físico como psicológico dos habitantes. Em vez de tapar buracos a desgraçados aflitos com a vida, o melhor que eles deveriam fazer, seria encetar um diálogo construtivo com o tecido empresarial de molde a assegurar o investimento e emprego.
Tirando o sector omnipresente e omnipotente com as suas ramificações nem sempre muito claras, que é a construção civil, pergunto-te quantos exemplos existem em Beja que possam ser apontados como paradigma do empenho deste executivo?
Não digo que não hajam contactos e conversas, reuniõe etc. Mas de palpável onde se possa descortinar o suar da camisola pela causa, ainda estou para descobrir. Tem-se é a sensação, pelo contrário, duma certa perseguição, nas pequenas grandes coisas do dia a dia....

Quanto ao senhor Pinto de Sousa, pois....a Direita gosta muito dele....porque será????

 
At 30 dezembro, 2006 00:40, Blogger Zig said...

contraciclo:
Qualquer câmara, ou melhor, toda a gente tem hoje em dia um grande contratempo: o dinheiro. Não há omeletes sem ovos, sem verbas suficientes ninguém pode fazer nada.

Quanto aos erros, ou às inactividades dessa câmara pouco posso dizer. Só posso falar de mim, e até agora não tenho grandes queixas, tanto ao nível pessoal como no associativismo. Claro, sempre que tenha razão para tal, critico o criticável e louvo o louvável.

Quanto ao PM, duvido que alguém ainda goste dele....

 
At 30 dezembro, 2006 02:03, Blogger nikonman said...

Subscrevo na íntegra ( e ainda poderia acrescentar mais alguns dados) o comentário do contraciclo. E sim, Zig, há quem diga mal deste executivo. Talvez até mais pessoas do que aquelas que tu pensas mas que, por razões óbvias, têm que o fazer em surdina.
Caso contrário, lá se vão os empregos e os subsídios.

 
At 30 dezembro, 2006 02:11, Blogger Zig said...

Nikonman:
Sei que nem tudo o que essa câmara faz está correcto. Mas mais uma vez, só se deve queixar quem tem razões para tal. Até agora, tirando o Polis....

 
At 30 dezembro, 2006 08:24, Blogger Unknown said...

Em relação à CM Beja não posso comentar pois não tenho dados suficientes para perceber como é feita a gestão da cidade e do concelho.

Agora em relação aos sacanas do governo central, que nos obrigam a passar mal para eles estarem bem, só lhes desejo uma coisa para 2007. A eles e a todos os políticos que antes deles nos colocaram nesta situação. Um golpe de estado e a forca!!!

Abraço!

 
At 30 dezembro, 2006 18:09, Blogger RCataluna said...

Também subscrevo o que disse o Contraciclo.

E é verdade. Anda aí muita fome disfarçada. Se anda...

Abraço!

 
At 30 dezembro, 2006 18:28, Blogger Zig said...

o restaurador:
Tal como digo, cada caso é um caso, isso também se aplica nas câmaras municipais.

Agora os de Lisboa, bem, estás um pouco radical (lol). Foram eleitos, logo têm toda a legitimidade em fazer o que fazem, facilitada pela fraca oposição que temos....

rcataluna:
Talvez o problema seja na cor dos partidos de cada câmara, não sei. Cada partido tem a sua ideologia, aplica-a também a nível autárquico.

Fome? Visto pelos carros que se passeiam por cá, não sei onde é que está a fome. Eu sei que ela existe, infelizmente, começando pelos idosos que mal têm dinheiro para comprar medicamentos.

 

Enviar um comentário

<< Home