quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Salzburg - Rio de Janeiro


Quem me dera estar em Salzburgo amanhã. Essa cidade austríaca onde já estive por duas ou três vezes, vai ver e ouvir uma estreia mundial. Antes de falar da notícia, devo acrescentar que digo duas ou três vezes porque na última vez que lá fui, foi apenas para apanhar um comboio que me levava dessa zona até Estugarda, donde iria de avião para Portugal. Qual é que não foi o meu espanto quando entrei num comboio muito especial, carregado de história, o Expresso do Oriente. Mas essa é outra história! Voltando ao tema que me levou a escrever sobre essa cidade. Salzburgo é a cidade natal de Mozart. Um compositor virtuoso que escreveu inúmeras obras durante a sua curta vida. Há alguns meses foi encontrado um livro de partituras que foi atribuído a ele. Uma peça desse livro escrita para cravo, o meu instrumento favorito, vai ser apresentada amanhã nessa cidade austríaca. Um digno e surpreendente fim das comemorações dos 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart. Quem me dera estar lá....

Por outro lado, no outro lado do Atlântico, chegam notícias preocupantes. No Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro, houve vários ataques, não sei se pode dizer-se terrorista, contra forças policiais, maioritariamente. Envolve milícias, bandos de criminosos ligados à droga, e até reclusos que alegadamente coordenaram esses ataques a partir das suas celas nas prisões. Não conheço essa cidade, até faço questão em nunca a conhecer! As assim chamadas Favelas do Rio são autênticos ninhos para criar criminosos, começam logo em tenra idade na distribuição de drogas. A própria polícia também tem a sua parte de culpa, muitos são corruptos e tentam assim melhorar o seu pequeno salário. Um barril de pólvora, onde eu não quero estar por perto quando explode. Os portugueses que tanto apreciam esse país, deviam fazer o mesmo em já não viajar para lá....