domingo, 3 de dezembro de 2006

Trigo Limpo - 25 Anos

Mais uma noite memorável no Pax Julia. Digam o que quiserem, gostei muito. Estou a repetir-me bastante nas minhas “críticas” aos concertos que visito, mas a verdade tem que ser dita! Excelente! Foi um espectáculo de comemoração dos 25 anos de existência dos Trigo Limpo. Ao contrário da actuação deste grupo bejense no Outubro do ano passado no mesmo local, não cantaram os membros antigos desta formação de música tradicional portuguesa, mas os novos são dignos sucessores!

A noite teve um pouco de tudo. No começo entraram em palco os sempre alegres estudantes da Tuna Universitária de Beja. Claro, algumas caras já não são assim tão novas, mas não faz mal. A seguir foi a vez de actuar um grupo semelhante aos Trigo Limpo, os Seara Nova de Viana do Alentejo. Uma actuação simpática e bonita. Pois, e depois veio alguém estragar a festa. Jorge Serafim entrou em palco! Estou a brincar. É impressionante com que facilidade ele “toma de assalto” um auditório repleto de gente. Esteve no seu melhor, é de facto um grande artista!

Depois dessa longa primeira parte e do intervalo seguiu-se Fado pela voz de Ana Valadas, penso que é oriunda de Almodóvar, mas não tenho a certeza. Uma actuação curta mas bonita. Bem, após mais uma pequena faixa de humor com Jorge Serafim, seguia-se o prato principal da noite, os Trigo Limpo. Ainda de referir que o humorista teve uma atenção para com o nosso coro a dizer que já vamos com muito historial de actuações no “bolso”, e ao contrário da opinião geral em Beja que diz que cá não há nada, invocou um outro exemplo como o do Coro do Carmo de Beja, que já existe há 30 anos, para contrariar essa opinião. Ele é uma pessoa com visão sobre os acontecimentos em Beja, aproveita, e muito bem, o seu estatuto para acabar com essa letargia bejense!

Letargia nenhuma acusaram os Trigo Limpo. Tal como disse, actuaram na sua actual formação, penso que com mais dois elementos do que no ano anterior. Fiquei surpreendido pela qualidade da música! Muito bem tocado e cantado. Após esses 25 anos estão bem e recomendam-se! Aliás, todo o Alentejo está bem e recomenda-se! Foi um hino ao Alentejo o que se passou nesta noite neste palco. Continuem!

2 Comments:

At 03 dezembro, 2006 23:44, Blogger RCataluna said...

Zig:

Fico muito satisfeito por teres gostado do espectáculo.
Para grande pena minha não pude ir.
Não há dúvida alguma que os Trigo Limpo continuam a ser uma grande no panorama musical alentejano...

Um abraço e boa semana!

 
At 04 dezembro, 2006 00:57, Blogger Zig said...

rcataluna:
Perdeste realmente um grande espectáculo, foi bastante longo, durou até depois de uma da manhã. Só que, ainda soube a pouco....

Tenho apenas um pequeno problema nessa sala! Ao fim de tanto tempo sentado dói-me frequentemente o traseiro. Não que os assentos não sejam confortáveis, até o são, mas como sou relativamente alto tento abaixar-me o mais possível escorregando um pouco para a frente. Pois, com o tempo nem o sinto, esse, o meu traseiro....

 

Enviar um comentário

<< Home