quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Orçamento de Estado


Hoje houve debate na AR (Assembleia da República) sobre o orçamento de estado para o próximo ano. Infelizmente só o vi aos “soluços”, é que ultimamente tenho muito movimento na minha oficina. Mas este debate transformou-se noutra coisa. Quase que não falavam do orçamento, é que a oposição aproveitou esta ida do PM (Primeiro Ministro, para os mais distraídos, dá pelo nome de José Sócrates) ao parlamento para o criticarem veementemente! Umas vezes com razão e bem fundamentado e outras não, caindo na mesma lengalenga como por exemplo a CDU e os verdes que ainda não entenderam que estamos em democracia e na UE (União Europeia).

Os maiores pontos de divergência foram naturalmente a nova lei de financiamento autárquico e o fim de alguns SCUT. O PM criticou a solidariedade que Marques Mendes mostrou para com o seu colega de partido e novo amigo Alberto João Jardim. O líder do maior partido da oposição foi recentemente à Madeira mostrar o seu apoio ao líder madeirense nas críticas sobre o corte no financiamento desta região autónoma. Pessoas como nós não sabem quem é que tem razão, o PSD ou o PS. Certo é que vai haver menos dinheiro para a Madeira e mais para os Açores.

Das poucas partes que vi foi uma intervenção muito bem feita de um deputado do PP que procurou desmascarar o PM sobre as questões das SCUT. Tal como eu já tinha escrito aqui, esse deputado tentou provar que uma das razões de o PS ter ganho as legislativas foi precisamente por ter prometido de pés juntos que não haverá portagem em certas auto-estradas, contrariamente ao PSD que na altura como agora defende o fim dos SCUT por razões económicas. Mas estranhamente o PM do alto do seu cargo e do alto do seu assento disse que sempre disse (!) que em caso de melhoria das condições económicas da população afecta pelos SCUT os mesmos iam acabar. Pura mentira! No Porto ele disse, e disso lembro-me muitíssimo bem, que as auto-estradas em questão nunca iriam ter portagens!

Um dos maiores argumentos do PM é a redução do desemprego. Os números em que ele se baseia são do Centro de Emprego que registam menos desempregados. Certo, até aí. Mas com esses números dizer que foram criados novos empregos é pura mentira! Não há como comprovar se há novos empregos, em Portugal apenas existem os números dos desempregados! Mas será que ainda ninguém lhe disse que a emigração aumentou em Portugal? Essa baixa no desemprego cá para os meus botões explica-se apenas com a maior saída dos trabalhadores portugueses para o estrangeiro. Mas há mais. Ele congratulou-se que a economia portuguesa está melhor! Claro que está! A da Europa também está! E Portugal anda a reboque da Europa, com a única diferença: Se há crise na Europa, em Portugal essa crise é ainda maior. Se na Europa a economia vai muito bem, em Portugal vai apenas bem, não acompanhando o crescimento económico. Assim é fácil de triunfar. Aliás, para quê dialogar! O PS tem a maioria absoluta, nem sequer necessitam de estar preocupados....

Foto e mais sobre este assunto aqui

4 Comments:

At 08 novembro, 2006 16:16, Blogger O Chaparro said...

passei pra desejar bom resto de semana, compadre.
desta faltei ao teste, não há 2ª chamada?
eu até tenho atestados, vários...

 
At 08 novembro, 2006 16:53, Blogger Zig said...

o chaparro:
Logo haverá uma segunda oportunidade....

 
At 09 novembro, 2006 18:37, Anonymous Anónimo said...

Essa estória da Scut terá de ser muito, mas muito bem explicada.
A tua terra a Alemanha tem auto estradas gratuitas. Sempre as teve mesmo durante a reconstrução após a tragédia da segunda grande guerra. Entendeu-se que as auto estradas eram elementos estratégicos de rendabilidade económica global e não luxos. Por outro lado, Portugal construiu as Scut com dinheiros da CEE. Muito desse dinheiro veio da Alemanha, o maior pais contribuinte da actual UE. Toda a gente sabe que quanto mais se carrega em impostos pior anda a economia. As Scut em muitos sítios são a unica alternativa, e se já somos pouco competetitivos, de mal a pior andaremos se em cima de Impostos por Conta, Impostos Especiais por conta, Iva a 21% e os mais desmandos de quem manda nomeadamente nas taxas imorais que se pagam nos combustiveis, supostamente para financiar precisamente as estradas, tivermos que pagar ainda mais para escoar produtos e pessoas, num enquadramento económico já de si extemamente desfavorável.
Como exemplo proximo olhemos só para Espanha.
Mas se elas foram feitas com esse dinheiro que veio da CEE estamos então a pagar concretamente o quê? Estamos a pagar porquê? Quem fez os contratos? Como é que foram feitos? Que alguem me explique!

 
At 09 novembro, 2006 19:52, Blogger Zig said...

contraciclo:
Ora bem, perguntas tu muito bem. São os tais contratos para os boy's....

 

Enviar um comentário

<< Home