quinta-feira, 7 de setembro de 2006

FARC



O Blog do Zig associa-se ao movimento criado pelo blog Tugir.

Ouvi dessa iniciativa do blog do Nikonman, e não posso deixar de me juntar a ela!

Há uma certa esquerda que só vê o que quer ver. Só vê o que lhes convém. Só criticam o criticável, só criticam aquilo que não lhes trás dissabores a nível interno. Mas, como se viu em Setúbal, alguém que se atreva de criticar o aparelho do partido e a sua inflexibilidade, é posto de fora. Nem que demore anos, a vingança serve-se fria. Do estilo de um provérbio alemão, citando uma ópera: Der Mohr hat seine Schuldigkeit getan, er kann jetzt gehen. Tradução: O escravo já fez o seu trabalho, já se pode ir embora!

O movimento aqui criado fala da alegada presença de elementos da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, uma força miliciana marxista que se opõe ao governo legitimamente eleito daquele país) na festa do avante do PC. Se for provado, é grave. É, em minha opinião, quase indiferente se foi, ou não, a convite do PC, só a simples presença deles é um escândalo. Certo, qualquer pessoa pode ir até esta festa, conheço gente de todos os quadrantes políticos que lá foram. Não há festa como esta, é o lema. Concordo, mas meter lá, ou melhor, deixar entrar lá terroristas, é grave.

O caso aparentemente não para aqui. O embaixador colombiano em Portugal já pediu explicações ao governo de Sócrates. Para ler melhor aqui.

6 Comments:

At 07 setembro, 2006 19:42, Anonymous Anónimo said...

Ai dos que teimam em ver nos seus adversários, defeitos que nos seus são virtudes. Direita ou esquerda, são sempre pontos de vista anquilosados e subjectivos da realidade que é uma só, e muito mais vasta que a porção conveniente que as retóricas apresentam.
Também o PC é detentora duma verdade absoluta e perfeita, e quando assim não é, torcem-se as linhas para que a História fique sempre linda. Exactamente como faz a direita, também ela seguidora duma doutrina que teima em fechar-se sobre a sua própria em eterna perfeição.
Ziegfried, não acuses a Esquerda de práticas em que a Direita não tem a inocência que lhe dê a superioridade moral de lhe permitir poder atirar a primeira pedra.

 
At 07 setembro, 2006 23:02, Blogger Unknown said...

Acho que este comentário anónimo exprimiu bem a minha opinião política.
Esquerda? Direita? são apenas subterfúgios que dão guarida aos amigos dos amigos dos amigos de alguém. É triste pensar assim mas não acredito que qualquer partido da actualidade se mova por ideais, existem algumas linhas orientadoras e, em alguns partidos mais que em outros, a partir daí é a regra do compadrio.
Penso que o terrorismo não é aceitável seja apoiado por que partido fôr.
A guerra e a morte nada resolvem.

 
At 07 setembro, 2006 23:32, Blogger Zig said...

anónimo e trequita:
Para quem segue o meu blog sabe que sigo uma linha pacifista. Sou contra a guerra, seja em que contexto for. Neste artigo acuso a esquerda, mas não uma esquerda qualquer. É aquela esquerda que compacta com este estado de coisas, que não olha a meios, que escondem em belos discursos o seu desfasamento da realidade. E a realidade é essa. Os FARC são uma milícia que rapta pessoas a troca de dinheiro para financiar o seu movimento. E esses elementos estiveram na festa do avante. O PCP diz agora que não são terroristas! Então, são o quê?

Não tenho nada contra a esquerda em geral, desde que não sejam radicais. Também existe uma direita radical e não posso nem vê-los. O Cowboy Bush também é da direita e não gosto nada dele!

 
At 08 setembro, 2006 00:10, Blogger RCataluna said...

Pacheco Pereira costuma defender, e com razão, que a comunicação é muito condescendente com as acções da Extrema_esquerda e muito crítica em relação à EXtrema_Direita. Critica quando, por exemplo, são lançados motes racistas/xenófobos. E faz bem em criticar. Mas quando, em manisfestações anti-globalização, por exemplo, atacam edifícios de empresas multinacionais, ou insultam as forças de segurança, aí já não há problema. É chocante ver como, em certa comunicação social, ainda se tentam arranjar desculpas/justificações para este caso das FARC. Indesculpável! Sei que a esquerda está na moda, que vivemos sobre o jugo de Salazar durante meio século, o que foi muito prejudicial para o país. Mas um país com 32 anos de democracia já não deveria ter perdido alguns complexos em criticar a esquerda quando é preciso?

 
At 08 setembro, 2006 01:25, Anonymous Anónimo said...

No meio disto tudo penso que andam todos a brincar á cabra cega.
O país está tolo, estão todos tolos...
Até a blogosfera anda tola e patética. O que se faz neste país por causa de uma revista.
Enfermos, estão todos enfermos...
Isto até já mete nojo podem crer.

 
At 08 setembro, 2006 11:52, Blogger Zig said...

rcataluna:
Só estou cá há 23 anos, dos quais só nos últimos 18 acompanho a realidade portuguesa. Não sabia que o salazarismo era comparada com a direita, acho que não tem absolutamente nada a ver uma coisa com outra, principalmente nos dias que correm.

Ludovicus Rex:
Obrigado pelo comentário!

Temos que participar na sociedade portuguesa activamente. E uma boa forma para nós Zé-ninguém's é blogosfera.

Agora, não entendi essa sua afirmação sobre uma revista....

 

Enviar um comentário

<< Home