sexta-feira, 28 de julho de 2006

Maria João Pires

Hoje é notícia um assunto que assombra há muito o nosso país. A fuga de personalidades para o estrangeiro, como há dias quando deu na TV uma reportagem sobre os “crânios” que vão desenvolver as suas capacidades em universidades e instituições fora de Portugal.



Hoje fala-se de Maria João Pires. Essa pianista internacionalmente premiada e mais conhecida lá fora do que cá dentro (para variar), desde há muito tempo anda de costas viradas para o governo. Como é sabido, ela concebeu o Centro para o Estudo das Artes de Belgais, perto de Castelo Branco. Frequentemente os sucessivos governos assinaram protocolos com a pianista, que nem sempre foram cumpridos. Agora aparentemente ela pôs um ponto final nessa história, anunciou a sua saída, ou melhor, a sua emigração para o Brasil, país onde ela actualmente se encontra de férias. Até os próprios funcionários de Belgais ficaram surpresos, é um assunto que vai fazer correr ainda muita tinta.

Esse caso lembra logo a Saramago. Como é sabido, esse escritor português famoso pelos seus livros e também por ser muito polémico, reside em Espanha. As razões do prémio Nobel são demais conhecidas, porque uma coisa são os livros que escreve, outra coisa é a sua orientação política. Agora o caso da pianista é mais estranho. Será que o projecto dela é demasiado grandioso ou dispendioso para não merecer o apoio do governo, ou então, também ela tem, tal como Saramago, certos “caprichos”?

Seja como for, só espero que ao menos esse centro de estudos se mantenha, porque já éramos para ter ido com o nosso coro até Belgais, não se concretizou por razões várias, mas ainda pode vir a acontecer.

4 Comments:

At 28 julho, 2006 12:59, Blogger Francis said...

tenho que ir á procura desta notiçia, se o Saramago até agradeço que venha cá poucas vezes, a MJ é que não pá...

fui várias vezes a Belgais, sitio extraordinário, e fui vizinho dela...

humm

 
At 28 julho, 2006 22:15, Blogger Zig said...

francis:
Durante o dia já se falou melhor deste assunto. Parece que há três semanas a pianista deixou de fazer parte da escola, que afinal é uma associação. Parece que planeou a saida dela já há algum tempo, e claro, aproveitou para fazer moça!
Como sempre nestes casos, há sempre duas versões. Mas neste caso em questão, a minha intuição me diz que a pianista não fez bem em afastar-se de Portugal, é que o Brasil já lhe consedeu autorização de residência, podera!

 
At 01 agosto, 2006 01:11, Anonymous Anónimo said...

Realmente, a excelência não mora aqui! É pena. Pobre País este!

 
At 01 agosto, 2006 11:57, Blogger Zig said...

anónimo:
Podia-se aplicar a velha máxima: Só faz cá falta quem aqui estiver, só que cada caso é um caso....

 

Enviar um comentário

<< Home