sábado, 29 de julho de 2006

Beco

Nos blogues maioritariamente se escreve sobre assuntos ruins, critica-se tudo e mais alguma coisa. Quando me acontece uma coisa boa, porque não o dizer aqui? Como sabem, raramente saio, e comer em restaurantes muito menos. Mas hoje disse, uma vez não são vezes. E nessas raras vezes costumo ir a um restaurante de um amigo meu de longa data. O estabelecimento dele dá pelo nome “O Beco”. Infelizmente pouco conhecido, não sei porquê! Neste restaurante aplica-se a máxima: Barato e bom! É verdade, não falo assim por ser amigo do proprietário, é que podia ir a muitos outros sítios. Também não é um sítio para ver e ser visto, e nem sequer está na moda. É bom, e pronto! Para quem não sabe, fica na Rua dos Infantes que é a rua que vai do Museu Regional de Beja até à Praça da República, fica nesse beco (daí o nome) logo no início da rua ao lado direito, entre o Café Doce Fino (o meu café habitual) e o bar Eden. O que comi? Pão e manteiga, costeletas de porco (tal como disse, uma vez não são vezes), com batatas fritas e arroz com ovo, duas cervejas sem álcool (claro!) e como sobremesa mousse de chocolate. Mas que mousse! Nisso sou um entendido. Tal qual Gourmet, aprecio essa sobremesa como ninguém. Essa então, saboreio cada colherada. Agora, adivinhem quanto é que paguei!

No restaurante vi nas notícias que o tal partido de extrema direita português faz ou fez “campanha” frente à escolas secundárias, entre elas, também uma de Beja! Sinceramente! Alguém de vocês deu conta de uma acção dessas? Acho escandaloso. Esses tipos só podem existir numa democracia, porque em outros regimes eram puro e simplesmente proibidos. Mal, muito mal em meu ver a reacção do PR. Diz ele, desvalorizando o assunto, que Portugal não tem tradição no racismo. Pois não, mas com acções desta natureza pode vir a tê-lo!

7 Comments:

At 30 julho, 2006 00:35, Blogger RCataluna said...

É um belo restaurante! E, honra lhe seja feita, é dos poucos que abre aos domingos, salvo erro...

Apesar de gostar do PR, também preferia que ele tivesse tido uma posição mais enérgica, antes que seja tarde...

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 30 julho, 2006 00:42, Blogger Zig said...

rcataluna:
É verdade, esqueci-me de dizer. Abre todos os dias para almoço e jantar e não vão de férias!

 
At 30 julho, 2006 01:24, Blogger Unknown said...

Fica um bocadito fora de mão para mim. ;-)
Portugal não tem tradição de racismo é um facto, mas também é um facto que nunca houve tanto falatório de partidos de extrema direita e tanta incitação ao racismo como agora.
Para lém de que também nunca houve tanto desemprego e tanto imigrante no nosso país e tanta gente a achar que eles são culpados de grande parte do desemprego e do aumento da criminalidade...como diz o ditado, a ocasião faz o ladrão e, se não se apressam a cortar o mal pela raiz, não me admira que se comecem a ver por aí ondas xenófobas...

 
At 30 julho, 2006 14:34, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Nunca se sabe. Se um dia te "perderes" por Beja, ao menos já tens uma indicação para onde comer!

A questão do desemprego é uma falsa questão. Porque os imigrantes normalmente ocupam postos de trabalho precários, muito raramente têm uma ocupação fixa ou garantida.
A questão da criminalidade já é outra. Parece-me que em Portugal entra qualquer um, raramente alguém é expulso, raramente se fazem fiscalizações, tirando nas grandes metrópoles. Por isso, é muito fácil para um delinquente estrangeiro esconder-se aqui!

 
At 30 julho, 2006 17:52, Blogger nikonman said...

Hoje não havia peixe para fritar, para acompanhar o gaspacho, senão teria sido ali que tinha abancado ao almoço. É difícil encontrar gaspacho numa terra como esta. Mas o do Beco é excelente. Fica para a próxima.
Outro assunto: já leste isto?
http://opacense.blogspot.com/

 
At 30 julho, 2006 20:32, Blogger Abade.anacleto said...

Gosto do Beco, já lá jantei várias vezes.
Em relação ao dito partido de extrema-direita, eu diria que são sinais do tempo. A difícil conjuntura sócio-económica torna as coisas mais fáceis para os neo-nazis (extrema-direita é um eufemismo, chamemos as coisas pelos nomes). Temo que as fileiras destes partidos e movimentos engrossem substancialmente nos próximos anos.
Boa semana.

 
At 30 julho, 2006 22:41, Blogger Zig said...

nikonman:
É verdade, o gaspacho não se vê muito em restaurantes. Pessoalmente não gosto muito. É leve demais, também não gosto muito de peixe...

Vou já ler.

abade.anacleto:
É verdade que eles ganham cada vez mais adeptos. A "publicidade" dada pelas média também não ajuda. É que onde aparecem, dão a sensação de estarem muito unidos, e são de facto, porque estão muito bem organizados. E algumas mentes fracas gostam disso, nem sempre quem adere a esses movimentos é racista, aderindo torna se um, infelizmente.

 

Enviar um comentário

<< Home