quinta-feira, 29 de junho de 2006

Reciclagem

Tomei há pouco conhecimento de um assunto ligado à reciclagem. Têm sido feitas muitas campanhas de sensibilização pela parte das câmaras municipais à população em geral. Apoio integralmente, claro, já que a Alemanha é pioneira na reciclagem, pelo menos na Europa.
Um dos grandes “produtores” de lixo reciclável são cafés e restaurantes, mandam para o lixo dezenas, se não, centenas de garrafas de vidro ao lixo por dia. A eles as câmaras deviam de dar mais atenção. Passo a explicar o caso em concreto.
O café que frequento habitualmente também produz muitas garrafas de vidro, mas esse sim, faz reciclagem. Como sou amigo pessoal do dono do café, ele contou-me uma história no mínimo preocupante. Como disse, ele manda para reciclagem inúmeras garrafas por dia. Só que, no ecoponto, o orifício é pequeno, cabendo apenas uma garrafa de cada vez. Para alguém que leva muitas garrafas, essa operação torna-se demorada. Logo, o que esse amigo meu faz, mete as garrafas todas em sacos de plástico e deixa-os junto ao ecoponto. Só que, essa operação foi observada por um elemento mais ou menos fiscalizador da câmara, chamando-lhe à atenção ao problema. A vontade do meu amigo é agora acabar com a reciclagem, deitar o lixo fora sem reciclar, e aliás o que ainda fazem muitos dos donos de restaurantes, porque não se querem sequer dar ao trabalho de separar o lixo.
Das duas uma. Ou os restaurantes levam o lixo reciclado até à Zona Industrial à uma central de lixo reciclado aí existente, ou então, a câmara municipal faz uma recolha organizada aos restaurantes e cafés. Alguma coisa tem que ser feita, não pode continuar assim. Portugal não se pode dar ao luxo de deitar fora matéria prima preciosa como é o vidro ou o papel. Mas curiosamente, quando mais rico for um país, mais reciclagem faz. Estranho, devia de ser ao contrário, não acham?

7 Comments:

At 29 junho, 2006 17:42, Blogger O Chaparro said...

é uma questao, mas até acho que a reciclgem até se vai fazendo.
curiosamente e felizmente pro futuro sao os mais novos que até incentivam os pais.
pena que nem todos tenham quem os incentive.

 
At 29 junho, 2006 18:04, Blogger Francis said...

em oeiras, apesar de haver os locais próprios para tal, dizia-se ( eu não vi ) que chegando ao local tudo era misturado sem regras... a desculpa é que era para se habituar as pessoas a ir fazendo.

 
At 29 junho, 2006 23:24, Blogger Zig said...

o chaparro:
É mesmo essa questão, vai-se fazendo. Podia e devia de ser feito muito mais!

Desde que os pais ouvem as crianças....

francis:
Penso que numa das publicidades na campanha da reciclagem diziam para quem não saiba separar para deixar o lixo perto de um ecoponto. Ora, dito e feito.

 
At 30 junho, 2006 09:11, Blogger Unknown said...

De facto os países mais pobres é que deviam reciclar!

Eu até os meus tinteiros da impressora reciclo, algo que comecei desde que vim para a empresa estagiar, pois até aí deitava-os para o lixo. Viver e aprender, sempre! :-)

Abraço!

 
At 30 junho, 2006 11:18, Blogger Pete said...

A minha irmã tem um restaurante, e pelo menos para ela já passou a ser obrigatório separar o lixo, e o problema que se depara é que não há perto do restaurante os ecopontos(só há para o vidro) e tem de andar um kilómetro para encontrá-los.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro Gonçalves.

 
At 30 junho, 2006 12:48, Blogger Zig said...

o restaurador:
É estranho, mas é verdade. Porque em países "ricos" a população é mais instruída e reage mais positivamente a apelos desse género.

Por falar em tinteiros. Ainda os tenho todos que gastei aqui na oficina, alguns cinco, e cada vez que compro outro esqueço-me de os levar.

pete:
Ouvi dizer que um restaurante aqui em Beja foi multado por não fazer a reciclagem. Tenho que "investigar" melhor este caso.

Bom fim-de-semana também para ti.

 
At 01 junho, 2009 15:41, Anonymous Anónimo said...

É TUDO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO.

 

Enviar um comentário

<< Home