segunda-feira, 26 de junho de 2006

Divulgação - III Festa do Cante

Pax Julia recebe Festa do Cante

O Teatro Municipal Pax Julia acolhe nos dias 30 de Junho e 1 de Julho a terceira edição da Festa do Cante, um evento promovido pela CM de Beja, Região de Turismo da Planície Dourada, MODA – Associação do Cante Alentejano e Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja, que pretende “celebrar uma forma de expressão genuinamente alentejana, mas abrindo-a à participação de outras manifestações musicais que se podem cruzar com o cante”.
Durante os dois dias passarão pelo Pax Julia Os amigos do Barreiro, “evocando a diáspora alentejana espalhada por inúmeros sítios no mundo”, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino Terras de Catarina e Ceifeiros de Cuba, “grupos autóctones que interpretam o cante no sentido mais tradicionalista”. Ainda nesta vertente, mas num campo distinto, adiantam os organizadores, participará o Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde que trará o cante ao baldão. A III Festa do Cante contará ainda com as presenças de Paulo Ribeiro – que apresentará um espectáculo em conjunto com o grupo coral Os Camponeses de Pias, Rusga de São Vicente (Braga) e Faraualla, um quarteto vocal feminino italiano “que trabalha a voz enquanto instrumento musical e cuja sonoridade se aproxima em grande parte ao álbum “Medulla” de Bjork”, segundo a imprensa especializada.
Será apresentado ainda um espectáculo intitulado “A tradição”, a cargo de um pianista e de uma cantora do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que irão reproduzir “os serões que tinham lugar em casas particulares onde as tradicionais modas alentejana eram acompanhadas ao piano”. Os espectáculos terão início nos dois dias às 21.30 horas.

Texto retirado do Jornal Diário do Alentejo de 23 de Junho de 2006

Programa:

30 de Junho:

Grupo Coral Os amigos do Barreiro
Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
Paulo Ribeiro com o Grupo Coral Os Camponeses de Pias
Faraualla
(Quarteto vocal feminino italiano – Bari)

1 de Julho

Grupo Coral Feminino Terras de Catarina
A Tradição
– Espectáculo de Piano e Voz reproduzindo os antigos serões alentejanos
Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba
Rusga de São Vicente
de Braga
Faraualla (Quarteto vocal feminino italiano – Bari)


Entradas: 2€ 1 dia, 3€ dois dias.

Mais informações em www.paxjulia.org

Nota: Imagem enviada por e-mail

2 Comments:

At 26 junho, 2006 22:39, Blogger Unknown said...

muito bem! Quem me dera estar aí... aqui não há quem cante! Canto eu e já chega :) de vez em quando os meus colegas lá me pedem uma alentejanada :)
Bjokitas

 
At 27 junho, 2006 00:47, Blogger Zig said...

trequita:
Estes espectáculos costumam esgotar, a música tradicional alentejana chama muita gente, e ainda bem. Não é o estilo musical que mais aprecio, mas penso que vou dar uma olhada...

 

Enviar um comentário

<< Home