sábado, 3 de junho de 2006

Esterilização é a Solução!

Texto publicado em simultâneo aqui, no Blog do Cantinho e na Taberna dos Inconformados

Como sabem, sou membro activo da Associação Cantinho dos Animais de Beja. Temos várias funções e actividades, vou falar hoje e aqui de uma delas em pormenor. A esterilização. Para muitos ainda um tema controverso, discutível mas também ignorado. É mesmo uma das causas em que acreditamos!
Mas esterilizar porquê? Primeiro, as raças de cães e gatos têm uma tendência natural de se reproduzir, e no nosso país há animais amais, e muitos deles abandonados, ou então já nascidos neste estado. Não tanto no gato, mas um cão não é auto-suficiente, se ninguém lhe der comida, ele morre. Ou então junta-se em matilhas e atacam galinhas ou mesmo gado. Uma cadela não vai a uma farmácia e compra a pílula, por isso, a única solução é a esterilização! Parece irónico, mas não é. O ser humano, quando se reproduz, sabe (na maioria dos casos) o que faz. Uma cadela, não. Está-lhe no sangue, para ela é natural. Não pensa se tem “condições” para sustentar os filhos, como um ser humano o faz (ou devia fazer), lança-os ao mundo e pronto.
Existe uma veterinária alemã que faz esta esterilização gratuitamente para a nossa associação. Só que o problema é que a clínica dela situa-se em Odexeixe, já no Algarve. Inicialmente, encontravam-se esporadicamente pessoas que se disponibilizassem para fazer essa viagem, levando do nosso “canil” cadelas para serem operadas. Como tenho vindo a descrever, o nosso “canil” não tem condições para albergar tantos cães, volta e meia uma cadela está com cio, o nosso funcionário não consegue controlar sempre todas, e lá nascem mais cães. Se forem esterilizadas, este problema deixa de existir. Em muitos países é mesmo proibido adoptar uma cadela, vindo de um canil, sem ser esterilizada.
Há já alguns meses estamos a fazer uma campanha em conjunto com a Câmara Municipal de Beja para essa mesma esterilização. Como Odexeixe fica longe, a CMB cede-nos uma carrinha de transporte com motorista para essa viagem, e qualquer cidadão de Beja se pode inscrever, se estiver interessado em esterilizar a sua cadela, ou gata. Esse serviço é gratuito, mas como a maior parte do trabalho calha a nós, porque um de nós tem de acompanhar essa carrinha, o dono do animal terá que contribuir com alguma ajuda para a nossa associação, claro, com o que puder. Mas estranhamente há pouca adesão a essa campanha. Não sei se é por falta de divulgação ou mesmo por desinteresse. Agora, por nós pensarmos ser uma causa em que vale a pena acreditar pelas razões aqui descritas, aproveito este espaço aqui para divulgar essa campanha. Quem estiver interessado em esterilizar uma gata ou cadela ou quem quiser apenas ter mais informações sobre a campanha, pode escrever-me um mail para o siegfried.zig@sapo.pt, indicando os seus contactos e eu depois responderei.
Obrigado!

6 Comments:

At 03 junho, 2006 17:32, Blogger Unknown said...

Mais uma vez o Zig e Associação estão de parabéns!!! Isto é um favor que fazem aos animais, às pessoas e à cidade!... Isto é serviço público!!!

Muito obrigado!

Abraço!

 
At 04 junho, 2006 00:01, Blogger Zig said...

o restaurador:
Mas precisa de ser mais divulgado e apoiado.

 
At 05 junho, 2006 22:29, Blogger Unknown said...

Boa sorte para a associação.

 
At 05 junho, 2006 23:41, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Estamos a precisar toda a sorte, vamos mudar de casa, vai ser complicado!

 
At 17 junho, 2006 19:48, Anonymous Anónimo said...

Muito bem e boa sorte. Sou responsável de um canil NÃO municipal e estamos a levar a cabo outra solução com menos pós operatório, menos custos e (pensamos nós) maior eficácia, que é precisamente a castração de cães machos...

 
At 19 junho, 2006 23:59, Blogger Zig said...

nuno:

Obrigado pelo comentário!

Bem pensado e mais barato. Mas como tu sabes, basta sobrar um cão macho e - pronto. Além disso há uma directiva comunitária que diz que as cadelas saídos dos canis têm que ser esterilizadas.

Bom trabalho e boa sorte para vocês também!

 

Enviar um comentário

<< Home