domingo, 28 de maio de 2006

Nem sempre...

...é só futebol. Falo do Grande Prémio de Formula Um de Motonáutica, esta tarde em Portimão. A foz do rio Arade tem excelentes condições para este desporto. Um desporto de elite, é certo, muito caro e só acessível a poucos. Mas é bonito de se ver, vi a prova em directo na Dois, antiga RTP2. Portimão tem condições tal, que na próxima época é juntamente com um local na Itália das poucas provas já confirmadas. Uma prova internacional, onde os portugueses só têm papeis segundarias, como seria de esperar. Embora exista um português a fazer este circuito mundial, mas hoje desistiu logo na primeira volta, e logo no país dele. Foi pena.
Tal como na F1 de automobilismo, onde Tiago Monteiro teve uma ajuda preciosa do companheiro de equipa, caso para dizer, quem tem amigos destes não necessita de inimigos. O meu ídolo Schuhmacher também fez das suas, não havia necessidade. Nos treinos de classificação “estacionou” o carro para os outros terem que abrandar. Foi severamente punido, teve que largar para a prova em último lugar. Desde do GP onde Tiago Monteiro foi terceiro, as coisas entre a Ferrari e as outras equipas já não andavam bem, agora ainda piorou.
Sem necessidade nenhuma também o acto pouco digno de Cristiano Ronaldo no jogo com Cabo Verde, será que ele ainda não aprendeu que é uma figura pública? Só lhe fica mal. Já tinha a sua imagem recuperada depois da cuspidela, agora voltou a afundar-se. Já pediu desculpa, já está tudo bem, diz ele. Está tudo bem? Não creio! Mas temos que estar unidos para o mundial que se avizinha, espero que façam uma boa figura no meu país natal.
Incompreensível foi a não qualificação da equipa de sub-21. Para mim, grande parte de culpa cabe à comunicação social. Elogiaram-nos até mais não. “Condenados a ganhar”, e outras coisas destas se ouviram. Nestes anos todos, já deviam de ter aprendido a lição. Cada vez que uma selecção é assim elogiada, perdem. Lembro-me do último mundial. Pelo menos ganharam o último jogo com a Alemanha, eliminando surpreendentemente estes! Não mereciam, estavam é “encostados” ao empate. Pode ter tido razões várias, a não qualificação de Portugal, além da comunicação social. O treinador, em meu ver, tem pouca garra, só sabe é falar mal dos outros. Alguns jogadores esperavam ingressar na equipa A, principalmente Quaresma, talvez faltasse aí alguma motivação. E claro, subestimaram as outras equipas, principalmente a Sérvia-Montenegro. Esses estavam super-motivados, já que era a última vez que jogassem com este nome. Mas valeu um golo quase no fim, contra a Alemanha, pelo menos o público ficou mais contente.
Por falar em Alemanha. Que fique muito bem claro, aqui e agora, sou alemão de nascença mas torço por Portugal! Mesmo se na final os dois países se encontrem, o meu coração está cá, está colorido de vermelho e verde. As cores podem enganar, essas cores são da bandeira nacional, agora em clubes sou, como é sabido, todo azul, do FCP. Mas o campeonato nacional acabou, agora é a selecção. Viva Portugal!

11 Comments:

At 29 maio, 2006 12:32, Blogger Francisco said...

Cristiano Ronaldo é a imagem do deslumbramento pueril, da tolice ingénua e de uma deficiente integração social.
O dinheiro, as raparigas, a notoriedade e as pressões vindas da imprensa e dos adeptos, provocaram este resultado num rapaz imaturo.
Não tem sabido gerir a fama e o dinheiro. Ninguém tem feito nada para que essa integração seja positiva.
Pelo contrário, transformaram-no num "bibelot", num ídolo perene.
A arrogância, a prepotência e a falta da mais básica educação, tranforamaram-no noutra vítima da mediatização. Ele vai na cantiga, e gosta.
É pena. Espero que o futuro não o transforme noutro Jardel...

 
At 29 maio, 2006 15:06, Blogger Zig said...

chico:
Por sorte dele está num clube onde não deixam nada ao acaso. Quem se porta mal, rua! Por mais conhecido que seja, o clube vai sempre em primeiro lugar. Têm uma política do estilo do FCP, e ainda bem. Se ele jogasse na Itália ou em Espanha, certamente agora estaria pior, já se tinha passado de vez!

 
At 29 maio, 2006 15:29, Anonymous Anónimo said...

boa tarde amigo zig,e´só par te comprimentar um abraço

 
At 29 maio, 2006 18:36, Blogger Zig said...

anónimo:
Uma boa tarde também e cumprimentos....

 
At 29 maio, 2006 19:33, Blogger Unknown said...

Em relação ao Cristiano acho que já nos vamos habituando a estas atitudes de puto mimado e rico...

Os sub-21 foram eliminados por culpa deles! Entraram em campo a pensar que como foram a melhor equipa da fase de qualificação, o Euro já estava no papo! Acho muito bem que tenham sido eliminados e nem o jogo com a Alemanha mereciam ganhar...

Abraço!

 
At 29 maio, 2006 23:06, Blogger Zig said...

o restaurador:
Visto agora a coisa mais friamente, talvez tenhas razão. Já são "craques" em demasia, pensam que já não faz falta transpirar pela camisola.
Depois choram pelo leite derramado, tarde demais...
Mas continuo com a minha opinião, a comunicação social, que agora os rebate, tem grande parte de culpa. E o elo mais fraco foi - o treinador - adeus!

 
At 30 maio, 2006 17:09, Blogger Unknown said...

Tiveram a derrota que procuraram...

 
At 30 maio, 2006 18:14, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Talvez...

 
At 30 maio, 2006 20:59, Blogger RCataluna said...

Completamente de acordo! Aquele Ronaldo tá com uns tiques de vedeta...

O que é que ele fez no futebol que justifique tamanha fama? Se ele deixasse de jogar hoje, daqui a 6 meses já ninguém se lembrava dele...

 
At 30 maio, 2006 21:29, Blogger Zig said...

rcataluna:
Bem, vamos ver como ele se porta no mundial...

 
At 19 julho, 2006 11:36, Anonymous Anónimo said...

Excelentes comentários.
Nomeadamente os referentes ao Cristiano Ronaldo.
Grosseiro, mal educado, casca grossa e ainda por cima um inútil em termos de equipa.
É um individualista que se masturba com fintas inúteis.
Para fazrt uma hanilidade circense prejudica 20 vezes a equipa.
A culpa também é dos treinadores e seleccionadores.

 

Enviar um comentário

<< Home