quarta-feira, 31 de maio de 2006

Anti-Tabaco

Depois da recaída emocional nesta ciência não exacta, que é o amor, vou tentar meter de novo os pés na terra. Sou assim, volta e meia acontece, já sei porquê, mais a frente explico-me melhor.
Nada melhor para isso do que falar de um assunto que me é muito caro, o tabaco. Hoje é Dia Mundial sem Tabaco, ou Anti-Tabaco, promovido pela Organização Mundial da Saúde. Também existe um dia do Não-Fumador, assinalado no dia 17 de Novembro, mas o de hoje essencialmente tenta alertar sobre os malefícios do tabaco. Para ler o que esta organização promotora deste dia pensa em fazer, clique aqui.
Bem, a visada do meu post anterior também fuma, embora cigarros “fraquinhos”, tanto quanto sei, mas como não a vejo, pelo menos o fumo produzido por ela não me afecta.
Esta manhã Jorge Gabriel abriu o seu programa matinal, a Praça da Alegria da RTP1, com uma achega. Quem fuma, fá-lo de consciência livre, sabe o que faz. Mas quem não fuma, não precisa de ser prejudicado pelo fumo, não é obrigado a inalar este nevoeiro mal cheiroso. Por isso, podem fumar à vontade, deste que não esteja nenhum não-fumador por perto. Se vivemos numa democracia, e se é uma questão de liberdade, então fumem mas deixem os outros em paz, deixem-nos respirar ar não-poluído. Eu acrescentaria: Matem-se sozinhos. Sei, parece radical. Mas também sei que sabem que eu sei que vocês sabem (lol), o fumo provoca doenças. Na respiração e do foro cardiovascular. É uma faca com dois lados cortantes. Por um lado, o próprio fumador. A qualidade de vida dele diminui com o avançar da idade, e mesmo que pare, muitas vezes porque tem de parar mesmo, o resto da vida rasteja com agonia pelo mundo, lamentando-se de ter fumado. Diz ele, bem, antigamente era chique fumar, era sinal de homem (mulher) do mundo, não havia estas campanhas de esclarecimento de hoje. Certo, ele tem desculpa, mas os jovens de hoje não têm desculpa nenhuma, sabem tudo, quando se fala com um, parece que já nasceram ensinados, uns chico-espertos. Mas fumam aos milhares, grandes burros! Para isso já não são espertos.
O outro lado da faca é o dinheiro gasto na saúde, ou melhor, nas doenças provocadas pelo tabaco. Quem paga? Todos, também os não fumadores. Democracia? Pois claro, todos por um e um por todos. Tretas! Quem fuma, devia de ser obrigado a declarar este facto e pagar mais contribuição para o Sistema Nacional de Saúde, seria uma boa ideia, não acham? Claro, se a maior parte das pessoas fumam, a maior parte dos leitores deste blog também fuma, logo, não acham muita graça a esta minha proposta. Também é claro que isso seria impraticável, mas reduzia em grande parte o número dos fumadores e em consequência baixavam os custos da saúde.
Bem, já chega de fazer inimizades, volto ao outro assunto. Porquê é que sou assim? Bem, não aprendo, sou uma criança, as crianças vivem de sonhos, um sonho de uma vida mais feliz e bonita. Pois, amanhã faço anos, amanhã é dia da criança.

12 Comments:

At 31 maio, 2006 12:17, Blogger Francisco said...

Xiiii...
Para aguentar tanto fundamentalismo, tive de puxar por um daqueles Marlboro novos (os da caixa cinzenta "curtos e grossos" - são bem bons, principalmente quando os acendo com o meu Zippo de estimação).
Mas não incomodei ninguém. Estou sózinho na sala.

Um abraço para ti, Zig (misturado com uma baforada de fumo azulado, ehehehehe).

 
At 31 maio, 2006 12:24, Blogger Unknown said...

Isso é que é descriminação contra os fumadores!
Estás a esquecer-te que os fumadores já pagam e bem, impostos que cheguem, já que cada maço custa uma exorbitancia.
Escusado será dizer que não concordo nada com a tua ideia! :-PP
:)

 
At 31 maio, 2006 12:36, Blogger Unknown said...

Sou fumador e concordo inteiramente com o que disse...

Os jovens hoje fumam aos milhares, pois apesar de serem extremamente inteligentes (?!?!) e como todos os seres são capazes do melhor e do pior sendo uns carneirinhos e seguindo uns atrás dos outros...

Há quem fique pelo tabaco (eu), mas há também quem siga para as drogas...

Abraço!

 
At 31 maio, 2006 12:53, Blogger Zig said...

chico:
Não tem nada a ver com fundamentalismo, mas sabes bem qual é o meu lema. Essa felicidade também passa por não fumar, continuo a tentar, não me canso, porque quem me avisa, meu amigo é.

Um abraço para ti também, mas saudável...


cruzeiro:
Não te zangues comigo, quero apenas o vosso bem.
Mas o preço extra que cada maço de cigarro custa não é nada comparado aos malefícios que causa. Nem que custasse o triplo não o pagaria!

Essa ideia nem está em discussão, por não ser concretizável. Mas se reduzia o número de fumadores, lá isso reduzia. Nisso concordas, ou não?

Um beijinho para ti (não poluído) :)))


O restaurador:
Obrigado pela concordância.

Pois, o problema está no começar, esse minuto que cada um tem antes de acender o primeiro cigarro, ou antes de provar pela primeira vez esse fumo.

Esqueci-me deste problema. Pois, quem cai para a desgraça das drogas são quase exclusivamente fumadores. E é um passo quase tão fácil como acender o primeiro cigarro, embora claro, os jovens já estejam mais sensibilizados para esse problema. Só que volta e meia há quem caia nisso...

Força...

 
At 31 maio, 2006 13:52, Blogger Francisco said...

"(...) quem cai para a desgraça das drogas são quase exclusivamente fumadores."

Olha que não, olha que não...

 
At 31 maio, 2006 15:54, Blogger nikonman said...

Eu sou fumador. Pertenço a uma minoria. Só peço que me respeitem, porque eu faço tudo para respeitar os outros. Postei sobre o fruto (quase) proibido.

 
At 31 maio, 2006 16:09, Blogger Zig said...

chico:
A "entrada" nas drogas normalmente é o haxixe, ou como se escreve, por isso, só quem fuma, fuma isso. A não ser que te referes às drogas da moda, as ditas pastilhas, aí sim.

Nikonman:
Eu respeito os fumadores, eles que fumem, mas é sozinhos.

Sobre o fruto proibido, pois esse....

Ao cliquar no link no teu post li que a maioria dos fumadores são homens. Olhe que não, olhe que não....
Talvez fosse há anos assim, mas como já tinha dito várias vezes aqui, no meu café preferido, em percentagem, a maioria são mulheres que fuma!

 
At 01 junho, 2006 14:05, Blogger Zig said...

lune:
Na questão de fumar, quando se reconhece o erro é o primeiro passo para a melhoria.

Eu entendi que só me querias ajudar, pois como eterna criança que sou custa a apreender. Também é verdade que ainda acredito no amor, no amor verdadeiro, e ainda não desisti!

 
At 01 junho, 2006 16:37, Blogger Unknown said...

Não sei se reduziria, afinal um maço de tabaco não custa tão pouco quanto isso e eu não vejo os "viciados" a deixar de fumar por isso...
Beijoca (poluida...) para ti. :)))

 
At 01 junho, 2006 19:44, Blogger Zig said...

cruzeiro:
O que aumentaria era o contrabando, a não ser que o tabaco seria aumentado desde da fonte, ou seja ao sair da fábrica.

Beijinho para ti, não poluído mas com reservas, estou a sair de uma conjuntivite...

 
At 01 junho, 2006 23:56, Blogger Unknown said...

Isso é tramado! Eu tive uma o ano passado...nem os olhos conseguia abrir,e tinha que andar sempre de oculos escuros porque não conseguia encarar a claridade.
As melhoras.

 
At 02 junho, 2006 00:04, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Pois, e eu sem ver bem não trabalho. Começou na quarta-feira da semana passada e ainda estou de volta disso. As alergias também não ajudam, e ainda por cima este cocktail na semana passada estava misturado com uma gripe...

 

Enviar um comentário

<< Home