domingo, 19 de março de 2006

Rouxinóis do Alentejo

Os “Rouxinóis do Alentejo” é um grupo de cante alentejano que se apresentou hoje no Pax Julia de Beja. Constituído por ca. de 30 jovens, com idades compreendidas entre os 8 e 18 anos, interpretaram esta tarde várias peças tradicionais. Cada peça representa um concelho do distrito de Beja. Este grupo já gravou dois CD’s, de nome “Ciclo do Pão e do Azeite” e “Por esses Campos fora”. Este último serviu de base para o espectáculo de hoje.
Mas a principal razão da actuação de hoje foi a gravação de um DVD. Para este efeito foi contratada uma firma de meios audiovisuais, instalou no auditório do Pax Julia quatro câmaras fixas e uma móvel. Em trajes tradicionais e com muitos adereços, os jovens transformaram cada canção numa pequena peça de teatro, não sei se posso chamar isso assim. Como cada concelho do nosso distrito tem uma actividade predominante, pelo menos no passado e alguns também no presente, como por exemplo Aljustrel, que tem a mina, Serpa que tem o queijo, Vidigueira tem o vinho e assim adiante.
A casa estava cheia, ou seja, mais de 600 espectadores. A direcção musical deste grupo cabe ao professor Fernando Teixeira, que além de ser o meu professor de piano, faz o favor de ser meu amigo!
O DVD deve chamar-se só Os Rouxinóis do Alentejo e talvez também Por esses campos fora. Desejo que seja um sucesso de vendas!

7 Comments:

At 19 março, 2006 18:20, Blogger Unknown said...

Que seja mesmo um sucesso! O Cante Alentejano anda muito esquecido pelos nossos jovens!... Só lhe damos valor quando saímos do Alentejo!...

Eu tentei na 6ªfeira dar-lhe um abraço de fim-de-semana mas como o blog estava em manutenção, passo por cá a desejar-lhe uma boa semana!

Abraço!

 
At 19 março, 2006 19:50, Blogger RCataluna said...

Óptima sugestão, caro Zig! O nosso cante precisa de ser divulgado. Sou um grande adepto do cante, especialmente da maneira como é cantado na margem esquerda. Influências do meu pai...

Boa semana!

 
At 19 março, 2006 22:46, Blogger Zig said...

o restaurador:
É verdade. Durante o tempo de escola os jovens vão conhecendo algumas músicas tradicionais. Mal termina a escola, esquecem-nas.
Pois, a Sexta-feira foi um suplício para mim!
Boa semana para ti também.

rcataluna:
Confesso, antes de ir ter aulas de piano, não conhecia este grupo. Apenas existe desde 2000, mas já é muito famoso. Já actuou, por exemplo, por duas vezes na RTP1.
Margem esquerda, Moura, Serpa?
Boa semana também!

 
At 20 março, 2006 21:04, Blogger RCataluna said...

Caro Zig:

Peço desculpa pela demora na resposta. Tive um dia infernal em Lisboa...

Serpa! Uma das coisas que mais me encanta quando vou lá é quando entro num café, por exemplo, e um começa a cantar. Uma hora depois, esse café tá cheio de gente a cantar. Qualquer pessoa sabe, pelo menos, uma moda. está no sangue daquela gente. Se alguém em Beja começa a cantar no café, pensam logo que está bêbado. Julgo que uma das formas de preservar o cante passa por esta "liberdade" de cantar, sem os complexos que, muitas vezes, existem em Beja.

 
At 20 março, 2006 23:41, Blogger Zig said...

rcataluna:
Também gosto muito de Serpa. Esta vila feita cidade tem um ambiente acolhedor.

Pois, sempre achei Beja descaracterizado. Parece que não pertence ao Alentejo. Por isso, se eu pudesse escolher, vivia perto de Mértola, na Serra.

 
At 16 outubro, 2010 16:18, Blogger marialascas said...

Tenho os vossos cds e adoro-vos!
Só nunca os vi ao vivo, gostava muito.

 
At 16 outubro, 2010 19:51, Blogger Zig said...

marialascas:

Não faço parte do grupo, sou demasiadamente "cota" para isso ;)

Mas, e tanto quanto sei, neste momento o grupo está algo parado, infelizmente!

 

Enviar um comentário

<< Home