sexta-feira, 10 de março de 2006

Formula 1

Domingo começa a temporada de 2006 da Formula 1. Sou fã do desporto automóvel, mas já fui mais. Parece que estou a perder o interesse das coisas que gosto mais. Deve ser da PDI.
Pena é que um dos mais bonitos circuitos da Formula I, se não o mais bonito, este ano fica fora desta prova. O grande prémio da Bélgica em Spa não se vai realizar por falta de verbas. Quem diria, falta de dinheiro num país destes. Este circuito é da preferência de Michael Schuhmacher, piloto que gosto mais, por razões obvias. É um piloto que comparo com o “nosso” Luís Figo, é uma pessoa que já ganhou tudo, já não necessita de provar nada a ninguém, faz o que faz por gosto e dá muito dinheiro á acções humanitárias. Os dois têm uma vida privada que não dá muito nas vistas, admiro pessoas assim.
Este ano Tiago Monteiro corre numa equipa renovada, mas infelizmente não deve melhorar a classificação. Devem ficar, como no ano transacto, em penúltimo lugar, no que toca a equipas. A Minardi já não existe, pelo menos com este nome. É agora a equipa “Toro Rosso”, uma espécie de equipa B da Red Bull. Mas há uma nova equipa que corre com um carro de 2002, de nome “Super Aguri”, naturalmente esta vai ficar em último. As equipas que gosto mais são a Ferrari e a Toyota. Mas a favorita este ano é a Renault.
A segurança este ano também é muito falada. A cilindrada do motor foi reduzida de 3000 cm cúbicos para 2400, para reduzir a velocidade e para diminuir os custos. Aparentemente nem uma coisa nem outra vai acontecer.
A corrida será transmitida em directo na RTP 1, no Dominho ás 11.30. Bem, pois, antes dá um programa as dez da “matina”, onde vou ficar colado ao ecrã. Sabem porquê?

13 Comments:

At 10 março, 2006 11:29, Blogger Francisco said...

Pode ser que o Tiago Monteiro suba ao pódio outra vez.
Se os outros desistirem...
E depois é ver os portugas todos orgulhosos com um piloto que só aparece quando os outros concorrentes perdem por "falta de comparência".
Se calhar, pensando bem, vai ser mais um record do Guiness aqui para o país dos pequeninos mas com orgulho: o piloto que subiu mais vezes ao pódio quando os outros desistiram.
Ao lado do galardão da maior feijoada do mundo.

Também sou fã do Alemão cujo nome não me apetece escrever (porque nunca o escrevo bem).
Já agora, raio de língua!
;)

 
At 10 março, 2006 11:47, Blogger Unknown said...

Pois eu cá discordo com o Chico. Tiago Monteiro esteve bem em Indianapolis no ano passado! Ele não teve culpa da polémica que houve com os pneus da Michelin, limitou-se a fazer a corrida dele, e conseguiu ser melhor que 3 pilotos com carros de nível identico.

Adoro formula 1, desde 1993 que acompanho todos os anos e todas as corridas, inclúsive aquelas que dão de madrugada, como os GP de Austrália, Malásia, Japão, China...

Creio que Tiago Monteiro irá fazer novamente uma época regular e que irá pontuar. Acredito que a Midland não é a segunda equipa mais fraca do circuito, mas sim a terceira, pois a Super Aguri e a Toro Rosso irão discutir o último lugar. Atenção que a Williams este ano corre com motores Cosworth e que irá também ficar nos últimos 3 ou 4 lugares. Quanto à BMW - Sauber este ano irá intrometer-se na luta pelos primeiro s 5 lugares por equipas, juntamente com a Honda (equipa de Barrichello) e a Toyota. A Red Bull fará um campeonato traquilo, enquanto que os 3 primeiros lugares serão disputados novamente por Renault, McLaren e Ferrari. Sinceramente, penso que este ano será da McLaren, caso não tenham os mesmos problemas de motor que tiveram no ano passado.

Quanto a pilotos, os candidatos ao título são "os habituais" Alonso, Raikonnen e Schumacher. Estou curioso para ver o desempenho do irregular Montoya, do estreante em grandes equipas Filipe Massa e de Barrichello na sua nova equipa.

Quanto ao facto do GP Bélgica não entrar no calendário desta época, é de facto uma pena... Por ser um dos circuitos mais espectaculares da F1, mas também (e caro Zig, agora puxando eu a brasa à minha sardinha), porque é o circuito preferido de Tiago Monteiro em que o português pontou no ano passado sem polémicas e sem desistências!!!

Já agora irá ver o programa porque irá cantar o Coro de Beja na Homilia Dominical? Você irá lá estar?

Abraço!

 
At 10 março, 2006 12:56, Blogger Zig said...

chico:
Não sejas tão mau. O Tiago Monteiro, se estivesse numa equipa top, estaria sempre nos primeiros lugares. Mas quem manda aqui, é o dinheiro e os patricínios.
Alemão é tão fácil (lol)!

o restaurador:
Por vezes também perco noites por causa da F1. Não estou de acordo contigo acerca da (prevista) classificação da Midland. A Toro Rosso é quase um Red Bull, tem, tanto quanto sei, o chassis e o motor do ano passado, e é melhor que a Midland. Os pilotos aí podem fazer a diferença, a frente de todos, Tiago Monteiro com a sua paciência.
A Toyota penso que este ano tem uma palavra a dizer. Fizeram um investimento comparado a um orçamento de estado de um pequeno país.
Pois, claro, com certeza, mas vou só ver. É em Lisboa, nesse coro só vou participar na chamada Cantata do Padre Cartajeno. Mas estará lá outra pessoa....acho eu....

 
At 10 março, 2006 17:51, Blogger sónia said...

Um bom fim de semana! Com ou sem F1: eu prefiro sem...só gostava do "professor" Alain Prost!

 
At 10 março, 2006 18:45, Blogger Unknown said...

Sobre o post nem vou comentar... só de me lembrar das secas que levava com o meu pai a ver Fórmula1!
Aquele som dos carros durante horas intermináveis....
bha! que seca!

Agora em relação ao coro ir actuar na tv... não percebi se afinal ias aparecer ou não!
1º dizes que vais só assistir e depois dizes: "só vou participar na chamada Cantata do Padre Cartajeno"
:)

 
At 10 março, 2006 18:47, Blogger Unknown said...

Quem será ela!? por acaso, agora que me lembro tinha lá um amigo chamado José e uma amiga chamada Raquel será ela?

 
At 10 março, 2006 20:22, Blogger Unknown said...

Caro Zig, a Toro Rosso pode ter o chassis e o motor Red Bull do ano passado, mas alerto para o facto do Midland ser um pouco diferente do Jordan que Tiago Monteiro pilotou no ano passado. Além do mais, só Liuzzi tem experiência em corridas de F1, poucas, mas tem.

Estou na expectativa para ver como se irá desenvolver o Campeonato do Mundo de F1 esta ano!

Abraço!

 
At 10 março, 2006 23:29, Blogger Zig said...

sónia:
O Alan Prost foi talvez o último "Gentleman driver" da F1. Também gostava muito do Nigel Mansel.

trequita:
Pois, quando não se gosta o que se está a ver, é muito chato. Bem, para ver na TV uma corrida de F1 é preciso gostar muito, se não, torna se chato.
Mas que curiosidade, mas não levo a mal, tu sabes disso. Eu canto no Coro de Câmara de Beja, no do Carmo só vou participar na tal Cantata. Tenho ido a alguns ensaios deles, e gosto muito. Cantar é, neste momento, mesmo o meu passatempo preferido! Para tirar dúvidas, não vou cantar Domingo.
Não é essa pessoa que estás a dizer, não conheço quase ninguém deles, mas vou os conhecendo.

o restaurador:
Pode ser, mas continuo com a minha opinião, que infelizmente Tiago Monteiro não passa, a nível de equipas, de penúltimo.
Mas estou como tu, com grandes expectativas!


Todos:
Um excelente fim-de-semana!

 
At 11 março, 2006 20:40, Anonymous Anónimo said...

Eu gostava de ver a F1 no tempo do Nelson Piquet, do Ayrton Senna, do Allain Prost...
Beijo terno.

 
At 11 março, 2006 21:45, Blogger Francisco said...

Sónia, o Alain Prost foi um dos meus ídolos dos anos 80.
Nas "guerras Senna/Prost" torci sempre pelo Professor.
Condução cheia de estilo, mas sem perder nunca a eficiência. Frio, meticuloso, altamente profissional. Mas cheio de estilo. O homem era um artista atrás do volante.

 
At 12 março, 2006 00:23, Blogger Zig said...

sónia:
Parece que não só eu sou saudisista. Confesso que não simpatizei muito com o Senna e Piquet, talvez porque na altura ainda vivia num ambiênte anglo-saxónico. O Senna, se não tivesse desaparecido naquele estúpido acidente, ainda hoje estaria ligado a esse desporto, disso tenho a certeza.

chico:
Por isso o chamam de professor.

 
At 14 março, 2006 14:30, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, a parte mais interessante de uma prova de fórmula 1, é a partida.
Aí sim, é destreza, a audácia, a adrenalina dos pilotos. Um conjunto de sistemas mecanico/electronico processado por um conjunto de nervos de aço.
Isso sim a partida é que vale a pena, e que em certa medida define o desfecho da prova.
Cumps.
El Juanito

 
At 14 março, 2006 20:40, Blogger Zig said...

el juanito:
A parte mais interessante é sem dúvida a partida, mas o resto também é interessante. A corrida de Domingo não fugiu á regra.

 

Enviar um comentário

<< Home