segunda-feira, 6 de março de 2006

Notícias

Estou com pouco tempo para escrever hoje, por isso, vou apenas abordar ligeiramente quatro assuntos que fazem notícia hoje.
Nova lei do arrendamento de casas. Um velho problema que se arrasta há décadas em Portugal. Há rendas antigas, por vezes só com 2 €, e muitas casas degradadas. Os senhorios não têm possibilidade de as restaurar. Este governo, e bem, pegou neste assunto quente, claro, aproveitando o facto de não haver eleições nos próximos tempos. Como sempre nestas coisas, há quem não goste. O inclino tem de pagar mais, o senhorio se não fizer obras tiram-lhe a casa. Em tempos de crise orçamental, não sei onde o governo vai buscar dinheiro para apoiar inclinos que não têm possibilidade de sustentar esse aumento. Mais tarde vou falar melhor deste assunto. Já que procuro casa, mas para menos de 200 € não há nada em Beja, pode ser que o preço baixe, havendo mais oferta com esta lei.
Oscares. Não sou fã de filmes de cinema, ir lá sozinho para quê? Mas claro, gosto de ver um bom filme. Ontem foi a entrega anual destas estatuetas, com o glamour de sempre. Algumas surpresas, ao contrário como acontece habitualmente, como a eleição do melhor filme Crash. Pode se criticar muito esta indústria de Hollywood, o certo é, que ajudaram a acabar com muitos preconceitos na América como o racismo e a homossexualidade.
Professores. Começou hoje a entrega de candidaturas á colocação dos professores para o próximo ano lectivo. O governo, talvez pelas mesmas razões já aqui ditas, avançou com uma nova alteração. As colocações são validas para três anos. E outra vez, prós e contras. Para quem gosta do sítio onde for colocado, muito bem. Para quem não gosta, tem de se aguentar por esse tempo todo. Bom para os alunos, que podem contar com um professor para mais tempo. São 8500 vagas para muitos mais candidatos. Há licenciados a mais em Portugal, e ainda por cima vai ter prioridade o professor já efectivo mas a fazer trabalho administrativo. O problema é, se um próximo governo vai alterar novamente este sistema ou não.
Ainda sobre escolas. Sócrates está na Finlândia e ficou impressionado com o sistema educativo daquele país. Natural. É dos países mais ricos do mundo e tem apenas a metade da população de Portugal! Veja-se o caso da Nokia. Quando acabaram com a produção de TV’s, estava quase na falência. Lançaram-se para os telemóveis, agora é um dos maiores produtores neste sector. De volta á educação. O PM esquece-se que a mentalidade finlandesa não se compara com a portuguesa. Passei o meu tempo estudantil na Alemanha, como sabem, e lá, os horários são para cumprir. As aulas são para começar á hora marcada e não 10 minutos depois, os dias são cumpridos desde do primeiro ao último. Cá depois das férias vai-se começando lentamente, e 15 dias antes das férias grandes já quase ninguém faz nada, Assim não!
Bem, este post ficou muito mais comprido do que pensava, mesmo com falta de tempo! Por acaso, este é o meu post nº 200!

8 Comments:

At 06 março, 2006 16:16, Anonymous Anónimo said...

Hummmmm, kork kak ilik sac doc!
Alug cac sac cacarc.
Zig log haxvoig.
Vocvac vakik limnojak.
200 lic mai noc menac. Lamon 300/350 jali bec.
Deqalic manic, voc proc.

 
At 06 março, 2006 16:42, Blogger Unknown said...

Bem, para quem não tinha tempo para escrever!!!
Como professora que sou sei o que se passa...
Em relação aos concursos: desenganem-se os leigos porque este concurso é só mais uma das fantochadas habituais da nossa ministra da educação.

Em relação ao início e final das aulas terem um ritmo lento:
Aqui na Madeira o início das aulas dá-se a 1 de Outubro e, nessa data não há cá brincadeiras, os professores já estão todos colocados e 15 dias antes do inicio das aulas já temos que estar cá com tudo organizadinho!
Aqui o sistema funciona muito melhor, há muito mais condições que aí, lamentavelmente há varios condicionantes sociais e psicológicos que fazem com que estes alunos não atinjam níveis muito altos...
Por exemplo eu sou contratada mas estou na mesma escola há 4 anos enquanto que aí num ano estive em quatro escolas!
Até dei aulas no Bairro da Esperança (Carmo Velho)... ainda hoje me lembro do stress que sentia ao entrar no bairro...

 
At 06 março, 2006 20:41, Blogger Zig said...

@anônimo
Bem, costumo responder a todos os comentários, menos aos que vêm de outro planeta.
@trequita
Não sabia que na Madeira o ensino também é autônomo, e ainda bem! Por cá já melhorou bastante, mas mentalidades custam a mudar. Mas também és sujeita á esse novo concurso?
Acerca do Carmo Velho, imagino....
Outra coisa. Mandei-te um e-mail, não o recebeste?

 
At 06 março, 2006 21:36, Blogger Unknown said...

:)não, eu não vou concorrer para aí, o concurso cá é diferente.

:)não, acerca do Carmo Velho ninguém imagina!

:)não, não recebi mail nenhum... mandaste para o hotmail?

 
At 06 março, 2006 23:42, Blogger Zig said...

@trequita
Sim, mandei para o teu hotmail.

 
At 09 maio, 2011 00:35, Anonymous Anónimo said...

Nao percebo o porque de tanto stress quando entrava no Carmo Velho, faz as coisas piores do que elas realmente são, ao dizer isso.

 
At 16 fevereiro, 2012 15:16, Anonymous Anónimo said...

fazem o carmo velho pior que o k ele é....

 
At 16 fevereiro, 2012 15:17, Anonymous Anónimo said...

se intregassem-se mais tudo éra difrente.

 

Enviar um comentário

<< Home