terça-feira, 7 de março de 2006

Notícias II

Continuando com aquilo que gosto fazer, comentar notícias do dia. Escrevo também outras coisas, como poesia para a minha paixão, claro. Embora poesia algo ingénua, com palavras em português que sei, mas não deixa de ser poesia. Se fosse em alemão, o caso seria outro. Uma pessoa sabe expressar-se sempre melhor na sua língua materna.
Voltando ás notícias. Aumento das taxas moderadoras nas urgências dos hospitais. Continuando a aproveitar-se da pausa nas eleições, o governo lança mais uma medida impopular. Dizem que é para afastar as “falsas” urgências, mas cá para os meus botões, é só para aumentar as receitas. A saúde tem de ser paga, não há volta a dar.
Jorge Sampaio. A dois dias do fim do mandato, agora diz que viveu tempos difíceis. Então queria o quê? Descansar? O cargo que ele ainda ocupa é nada mais e nada menos o do chefe de estado. Chefe quer dizer liderar. E isso traz dificuldades! Ele pensava que o segundo mandato seria fácil. Enganou-se!
Gripe das aves. Há cada vez mais gatos infectados com o vírus H5N1. Penso que agora o caso começa a tomar dimensão mais preocupantes. Porquê? Os gatos vivem muito mais perto do ser humano que as aves. É um vírus com facilidade em transformar-se. Penso que é uma questão de semanas até haver na Europa um ser humano infectado com este vírus. Espero que eu esteja enganado.
Dislexia. Nas escolas, este sintoma, ou melhor, esta doença é subestimada. O aluno que sofre de dislexia tem dificuldade na aprendizagem através da leitura. Se ele não entende, fica para trás e passa por “burro”. Nos trabalhos de casa as dificuldades continuam. Como não há professor, o aluno tem de estudar através dos livros. Logo, não consegue estudar bem e perde o interesse. Na escola, se o professor for bom, consegue explicar a matéria ao aluno com sucesso. Se for daqueles que mandam ler da pagina x á pagina y, nada feito. Penso que as direcções das escolas deviam de se debruçar mais sobre este problema.

9 Comments:

At 07 março, 2006 15:38, Blogger Unknown said...

Vou comentar parte do teu post porque quando falam na minha área até vou aos arames!

Dou aulas de Matemática mas também trabalho com alunos de necessidades educativas especiais, tenho alguns alunos com dislexia, e outros nem tanto... há vários tipos ou estados de dislexia o que a torna de difícil diagnóstico.
Quanto à notícia de cada vez haver mais casos de dislexia, é caso para desconfiar... muitas vezes tenho visto professores e pais que desculpam os alunos com pretensas dislexias...
Há também outro problema muito mais importante que é a falta de concentração, os alunos de hoje são desconcentrados, insatisfeitos, sem interesses de relevo e vivem a pensar que o futuro não interessa...
É difícil lidar com pessoas que não se interessam por absolutamente nada! A minha vida profissional é um teste diário à minha capacidade de imaginação, para além da enorme quantidade de paciência que é necessário ter!

 
At 07 março, 2006 16:09, Blogger Zig said...

@trequita
Espero que não te vás aos arames comigo (lol)
Falo bastante sobre a educação. Como sabes, tenho uma filha que frequenta o 8º ano na escola Santiago Maior. O aproveitamento escolar dela não é famoso, não sei bem qual é a razão. Já antes do meu divórcio não o era, ela é algo desconcentrada. Curiosamente nas disciplinas onde ela gosta da professora (não tem nenhum professor) tem boas notas. Também acho que ela tem disciplinas amais, como por exemplo francês, que hoje em dia não serve para nada.

 
At 07 março, 2006 18:31, Blogger Unknown said...

Nunca se tem cultura a mais, quem sabe se a tua filha quer um dia viver em França?
lol

 
At 07 março, 2006 19:21, Blogger Zig said...

@trequita
Só se for alemão e um dia viver na Alemanha...comigo...

 
At 07 março, 2006 21:05, Blogger Unknown said...

Não sabia que eras um pai coruja :)
Alemão só se for em casa ou no secundário e se ela escolher...
Eu nunca tive alemão na escola mas por aqui já deu para aprender alguma coisa...
Hoje chegou-me uma nova aluna acabadinha de chegar da Alemanha, não sabia dizer 1 única palavra em Português, ao fim de uns minutos já sabia dizer "professora"... a sorte foi ela perceber Inglês!
Tenho alunos alemães, venezuelanos, ucranianos e portugueses (madeirenses) é preciso muita ginástica para dar conta disto tudo :)

 
At 07 março, 2006 21:15, Anonymous Anónimo said...

Pronto, confesso...eu quando era criancinha, mais do que sou agora, tive um problema de dislexia...Falava axim...lol
Juro!!!
os meus coleguinhas ate me deram uma alcunha :(
Digamos que a minha adolescencia não foi uma mar de rosas...lololol
No dia em que um professor, de Português, gozou descaradamente comigo, eu nem sequer fiz queixa à directora de turma, (andava no sétimo ano), falei directamente com o meu pai, que era presidente da associação de pais e que foi directamente à fonte...Não foi muito agradável...
Apesar de os meus pais insistirem para que eu lesse em voz alta...entre outras coisas, eu sempre recusei...Mas a partir daquele dia comecei a faze-lo e corrigi o meu problema de dicção...sim dicção e não dislexia...
Mas modéstia à parte era uma aluna brilhante lol
Quanto ao que a trequita disse, concordo...
relativamente às taxas moderadoras...ainda não tenho uma opinião bem formada...Mas assim a olho nú...concordo...Infelizmente os problemas no nosso sistema de saúde nmão passam pelas taxas moderadoras...antes assim fosse...
Beijo...(hoje estiquei-me) lol

 
At 07 março, 2006 21:19, Blogger Unknown said...

Vou me intrometer na vossa conversa acerca da importância linguistica...

De facto hoje em dia, o alemão é o segundo idioma mais importante da União Europeia. O francês cada vez mais perde importância e adeptos por esta Europa fora... Considero mesmo que o castelhano e o português são actualmente línguas mais dinâmicas.

Quanto aos outros países nada posso afirmar, mas penso que em Portugal o francês tem perdido adeptos devido à regidez da Academia da Língua Francesa, da Alliance Française, da Associação Luso-Francesa e dos professores. Acontece que nós aprendemos o francês clássico, francês esse que quando utilizado em França se demonstra totalmente fora de contexto!...

Com o inglês e o alemão isto já não se verifica tanto...

Das ist das, Herr Zig?

Abraço!

 
At 07 março, 2006 23:27, Blogger Desambientado said...

Zig.

Fico sem saber se estás a brincar ou a sério. Os comentários exteriores e interiores fazem-me penasr coisas diferentes.

Há mesmo cada vez mais gatos infectados com a gripe das aves?

 
At 08 março, 2006 00:18, Blogger Zig said...

@trequita
O quê é isso, pai coruja?
Já dei aulas de alemão para ela e para mais duas amigas dela, mas acabei, também fruto do meu divórcio e porque ela já tem disciplinas que cheguem.
Realmente, ter alunas de tantas nacionalidades deve ser difícil. Mas crianças normalmente adaptam-se facilmente, muito melhor que adultos.
@ ana pinheiro
Eu era gago. Imagina o gozo que isto dava por parte dos meus colegas de escola. Tinha um pequeno problema de pronuncia também, em vez de s dizia sch (x). Ou seja, a dizer o meu primeiro nome, falava xiegfried (lol)
A saúde, bem, só espero que ela se cure um dia....
@o restaurador
Não falo francês, não posso opinar sobre essa língua.
Devia de haver mais ensino de alemão nas escolas, não é assim tão difícil, acreditem!
Além disso, a língua alemã tem cada vez mais importância na Europa, Alemanha é geograficamente o centro da Europa!
Bem (lol) Das ist das, (lol) não sei o que isto quer dizer....
@lune
Ainda bem que és uma mãe preocupada! Quando estes problemas forem tratadas logo na infância, tem cura. Pessoalmente também andei em aulas de correcção vocal, se não, ainda hoje falava assim (lol)
Não sabia dessa, crianças azuis. Não sabia que têm diferenças ao nível do crânio.
Mas uma mãe que gosta do seu filho, gosta dele mesmo, mesmo se for "diferente".
@desambientado
Desculpa, não entendo o que queres dizer com isso. Referes-te a quê?

 

Enviar um comentário

<< Home