quarta-feira, 8 de março de 2006

Dia da Mulher

Não posso deixar de falar aqui sobre esse dia, o dia internacional da mulher, que é comemorado hoje. Como sabem, estou declaradamente e apaixonadamente apaixonado por uma. Melhor, por um anjo. É uma palavra masculina, os anjos não têm sexo, e são intocáveis. Pronto, já chega de sonhar, vou agora falar deste dia.
Pessoalmente acho, que este dia não devia de existir. Não me entendam mal, vou explicar. Só o facto de haver um dia da mulher, mete-a logo em segundo plano. Num mundo dominadamente masculino, parece que é dado um dia á mulher para elas se calarem e as coisas continuarem como são. É uma fantoche. Por nossas bandas, sou de certeza uma das pessoas que mais vê a mulher como um igual e não como um ser inferior. Tirando as obvias diferenças físicas, para mim elas são totalmente iguais. Fui criado na Alemanha, como sabem, e lá nunca houve discriminação entre homens e mulheres como cá. Nem na escola, nem no direito de voto e muito menos no trabalho. Por isso, posso falar á vontade desse assunto, porque sei o que estou a dizer.
No mundo latino, a mulher é muitas vezes vista como mero objecto sexual. Um objecto de satisfação masculina. Só de pensar nisso tenho arrepios. Infelizmente há mulheres que se sujeitam a esse estando de coisas. Para mim a mulher é em primeiro lugar uma companheira e cúmplice. Não vou mentir aqui, claro que gosto da parte afectiva, também sou homem. Mas só em combinação com a amizade e amor, só assim, para mim, o sexo faz sentido. Mentalidades, eu sei.
Mas já que o dia existe, fazem-se espectáculos alusivos a este dia. Li num jornal, que no distrito há actividades várias sobre este tema, colóquios, eventos musicais etc. Em Beja? Nada! Para variar. Apenas vêm alguns “strippers” á Práxis, mais nada. Bela cidade!

5 Comments:

At 08 março, 2006 13:43, Blogger Francisco said...

Estou integralmente de acordo.
Quando é preciso recorrer a uma data para relembrar aquilo que deveria ser óbvio, é porque algo não vai bem.
O "Dia da Mulher", ainda que os acontecimentos que lhe deram origem sejam trágicos, é mais uma forma de a inferiorizar, num paternalismo doentio. Talvez para aliviar más e pesadas consciências (a que não é alheia a cultura Judaico-Cristã que referes).
Tudo para relembrar algo que já deveria estar enraízado nas nossas mentes há muito tempo: direitos e deveres iguais, independentemente do sexo, porque, apesar das diferenças físicas inerentes, homens e mulheres são iguais.

("apaixonadamente apaixonada" - uma pérola de inocência... explica lá isso)

 
At 08 março, 2006 13:46, Blogger Unknown said...

Não ligo nada a este dia mas é sempre bom ir a qualquer lugar e receber uma flor!
Por aqui também não há nada de especial a não ser nas discotecas, hotéis e restaurantes...

 
At 08 março, 2006 18:04, Blogger Zig said...

chico:
Apaixonadamente apaixonado quer dizer, uma paixão pura e intensa, da qual não quero abdicar, gosto de estar apaixonado, e se a conhecessem, davam-me razão!
trequita:
Bem, nos hotéis e restaurantes já é qualquer coisa. Agora strippers na discoteca Práxis, por favor....
Rcataluna:
Obrigado pela visita e pela concordância.

 
At 08 março, 2006 19:21, Anonymous Anónimo said...

Doce zig,
Concordo contigo..Depois vê o que escrevi sobre o assunto n?O Meu Mundo.
Beijo com carinho.

 
At 08 março, 2006 22:17, Blogger Zig said...

ana pinheiro:
Bem, ainda és mais radical que eu. Tens todo o direito de falar assim. Por acaso, já não me lembrava bem qual é a história por de trás deste dia. Obrigado pela informação. E há quem não goste dos americanos, mas é certo, que muita da liberdade que hoje temos provem de lá!
Não te esqueças que também há violência doméstica por parte da mulher, claro, mais psicológica.
Bem, já me pareço com um machista, mas tu sabes que não sou!

lune:
És mesmo distraída, mas não faz mal. É o dia disto e daquilo, qualquer dia já ninguém liga a isso.
Agora tens de me explicar o que queres dizer com isso, homem não é igual á mulher? Têm dois braços, duas pernas, cabeça e tronco etc. São iguais, ou não???

 

Enviar um comentário

<< Home