quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Natal

Depois de ter abordado tantos assuntos como o meu coro, a ajuda aos cães, a política e vida social portuguesa e a minha vida privada (falo dela cada vez menos, notaram?) chegou a vez, claro, do Natal. São mesmo as minhas melhores recordações que tenho da Alemanha e em especial, da minha já há muito tempo falecida mãe. Vivi e nasci no sul da Alemanha, mudámos muitas vezes de casa devido á profissão do meu pai que era camionista. Ele é da Baviera e levou os hábitos natalícios para todas as moradas que tivemos. Sempre com uma árvore de Natal enorme, um pinheiro verdadeiro, pois claro, a festa na noite da consoada era inesquecível. O perfume desta árvore enchia a casa toda. Coube sempre a mim e á minha mãe “carregar” a árvore com dezenas de bolas, lâmpadas eléctricas (cujos fios estavam sempre desesperadamente enrolados), chocolates (que só a metade sobreviveu até ao Natal), figuras e umas fitas chamadas lametta. São tiras finas de folha de alumínio que já se encontram por cá também. As prendas, ao contrário de cá, ficaram sempre escondidas, bem fechadas no quarto dos meus pais. A árvore tinha um pequeno sino, que nos acompanhou durante 20 anos, para nos chamar para recebermos as prendas. Eu e os meus três irmãos estávamos a espera nos quartos, mal se ouvia o sino, corríamos nem uns doidos até a sala. Uma vez “ameaçaram-me” de só receber uma régua, eu pensava que estavam a brincar, mas ao chegar a sala, aí estava ela, embrulhada com um laço, á minha espera. Claro como criança que era, comecei a chorar. Os meus irmãos a devorar as prendas deles e eu só com uma régua. Depois os meus pais mandaram-me olhar para a estante, estava cheia de prendas, que alegria! A meia-noite costumávamos ir a missa do galo. Foi sempre muito bonito, tenho grandes saudades deste tempo.
Cá também tentei fazer o mesmo tipo de Natal, para a minha filha ficar futuramente com boas recordações. Claro, agora já não posso fazer isso, este Natal nem sequer a vou ver. O Natal, este ano, vai ser completamente diferente para mim. Uns bons amigos convidaram-me para passar a véspera de Natal com eles, mas não quero ser um estraga-festas, o Natal é para passar em família e cada um tem a deles. Vou ficar sozinho, vou tentar fazer desta noite uma noite de trabalho como outra qualquer, é a vida....

7 Comments:

At 22 dezembro, 2005 14:33, Anonymous Anónimo said...

Como nunca estamos sozinhos, temos as nossas recordações sempre presentes, sejamos inteligentes e fiquemos com as mais felizes. Um Bom e Santo Natal para si e, já agora, aproveite o convite dos Amigos e Seja Feliz. Bem-haja.

 
At 22 dezembro, 2005 23:45, Anonymous Anónimo said...

Zig, fiquei algo comovido com este texto, principalmente com o último parágrafo. Mas digo-te que o Natal deverá ser passado com a família e/ou amigos, por isso dá esse prazer aos amigos que te convidaram e passa o Natal com eles. Um Feliz Natal para ti!

 
At 23 dezembro, 2005 11:14, Blogger Francisco said...

Não vai ver a sua filha na noite de Natal?
Nem sei o que dizer...
O pior nem sequer é a sua solidão, porque é um adulto que saberá, na medida do possível, contornar o problema.
O pior é o impacto psicológico que isso vai causar à menina.
A solidão voluntária é uma opção que, quando tomada conscientemente, pode ser muito agradável.
A solidão imposta pelas circunstâncias e que não se deseja, é um inferno.
Aproveite o convite dos seus amigos. Certamente não o convidaram só para lhe fazer esse jeito eterão muito prazer com a sua presença.
Feliz Natal.

 
At 24 dezembro, 2005 23:57, Anonymous Anónimo said...

@ Zig
Olá meu bom amigo
O senhor já reparou que tem junto a si uma outra família que é enorme e que somos todos nós !!!
E estamos presentes. Estamos consigo. Gostamos de si e das suas causas.
Podemos não conseguir substituir aqueles que mais ama (p.ex. a sua filha), mas creia que é sincera a nossa tentativa.
E não vamos desistir de o ver feliz um destes dias
Força Zig

Diácono

 
At 25 dezembro, 2005 01:29, Anonymous Anónimo said...

Zig
Um abraço fraterno do

Chico porra

 
At 25 dezembro, 2005 11:37, Anonymous Anónimo said...

Zig
apetecia-me dar-te um ganda safanão e abanar esse teu estado de alma

 
At 25 dezembro, 2005 11:56, Blogger Zig said...

Obrigado, amigos, pela ajuda que me estão a dar. Podem não acreditar, mas, numa altura dessas, toda a ajuda é bem vinda. É que nem todos os alemães são frios e não têm sentimentos. Também, de alemão já só tenho a nacionalidade.
O tempo não para, tenho que viver o dia a dia, de cabeça erguida, para dar um bom exemplo á minha filha e não só. Certo, fui eu que provoquei a minha actual situação, mas diz um ditado português: Quem está mal, muda-se. E foi isso que fiz, se perdi ou ganhei, se vou estar melhor ou pior, o futuro dirá. Só Deus sabe o futuro, só ele é que decide se mereço ser feliz ou não!

 

Enviar um comentário

<< Home