quarta-feira, 1 de outubro de 2008

1 de Outubro

“Efeméridamente” falando, o dia 1 de Outubro é dos mais “apedrejados” do ano, talvez só “batido” pelo 21 de Março! Ora, vejamos:

Dia Nacional da Água

Dia Mundial da Música

Dia Internacional da Pessoa Idosa

Sei que tenho assinalado estes dias aqui no blog abundantemente, no entanto, nunca é demais falar neles! Este ano não vai fugir à regra, já que esta “boca de trapo” que é o vosso amigo não gosta de estar calado!

Permitam-me começar pela música, já que é dos 3 o tema que mais me “diz”! Não só por cantar em 2 coros, mas também por o meu primeiro nome neste momento estar a ser muito falado numa certa zona de Lisboa. Admirados? Acredito que sim. Claro que não estão a falar de mim, mas sim, de uma pessoa que venceu e trouxe a paz (tradução directa), mais conhecido por Siegfried, neste caso o dos Nibelungen! Não sei se esse herói também trouxera a paz nessa lenda (estudei esse conto, ou saga, como qualquer aluno alemão quando era jovem, só que, já não me recordo da história...), no entanto, há pouco mais de um século, Richard Wagner aproveitara tudo que se sabia sobre esta história e compôs uma tetralogia de nome O Anel dos Nibelungen, peça épica onde esse (meu) nome está muito bem representado! Parte dessa grande obra deste compositor alemão está a ser cantado por estes dias no Teatro Nacional São Carlos (para saber mais, clicar no link e depois no “meu” nome)! Bem, agora falta só saber quem é que será a “minha” Kriemhild que vai, um dia, acabar com a minha raça...

Continuando com os dias de! Vamos falar da água. Apenas uma pequena percentagem da água no planeta é potável, o restante está nos oceanos, ou então, se encontra contaminada. Mesmo assim, há muitos países que tratam essa água como se nunca acabasse, gastando milhões e milhões de metros cúbicos principalmente nas suas indústrias, como é o caso das assim chamadas economias emergentes como a China e a Índia. Analistas prevêem que uma das “próximas” guerras mundiais muito bem podia ser sobre a água, e se os gastos desse precioso líquido continuarem assim podem muito bem ter razão!

Por fim, chegamos à fase etária a que a maior parte da população pretende chegar em boas condições. Pelo menos no mundo dito ocidental, a esperança de vida está a aumentar ano pós ano, logo, nada melhor do que dedicar um dia por ano à assim designada terceira idade. Como em quase tudo, no nosso país muito há ainda por fazer para que nessa terceira idade se possa viver com alguma dignidade! Quem, por exemplo, não tiver algumas economias guardadas e estiver de má saúde, normalmente está literalmente em maus lençóis. E se esse alguém ainda por cima não tiver nenhum familiar que pelo menos olhe de vez enquanto para ele, então, mais vale esse idoso já não notar o que se passa em redor dele. Conheço alguns lares cá em Beja e sei do que estou a falar! Por muito os empregados nessas instituições se esforcem, são sempre poucos, mal pagos e não conseguem acudir a toda a gente. Depois há ainda aquela polémica questão de ter que pagar “entrada” (para não lhe dar outro nome...) para que um idoso encontre um lugar num desses lares!

Pelo menos, e tanto quanto sei, as coisas começam lentamente a mudar, e ainda bem. Por outro lado, qualquer dia se começa a falar da quarta idade já que a esperança da vida certamente deverá continuar a aumentar!

2 Comments:

At 02 outubro, 2008 01:30, Blogger Van Dog said...

No outro dia ouvi alguém a comentar na televisão o problema das pessoas idosas, e dizia que é talvez a primeira vez que uma sociedade maltrata os mais velhos. Que, em vez de venerar a sua experiência, e de aprender com a sua sabedoria, se irrita com a sua lentidão, com a incapacidade de produção, ... Acho que este é um problema que tem evoluido muito na última geração. E para pior. Dantesm tdoso conheciamos famílias com avós em casa. E agora?...

 
At 02 outubro, 2008 10:00, Blogger Zig said...

van dog:

Nos dias de hoje, com a falta de tempo e de dinheiro que há, não é fácil arranjar disponibilidade para tratar bem aqueles que já nos trataram bem...

No interior de Portugal ainda há bastantes famílias onde vivem 3 gerações na mesma casa, no entanto, também estão em risco de desaparecer.

 

Enviar um comentário

<< Home