quarta-feira, 1 de outubro de 2008

2CV - 60 anos



O que o Ford T é para os americanos e o Volkswagen Carocha para os alemães é sem dúvida o 2CV para os franceses. Este simples, leve e económico “guarda-chuva sobre rodas” comemora este ano 60 primaveras! Foram produzidas cerca de 5 milhões (!) de unidades, já contando com os inúmeros “derivados” que nasceram a partir desse conceito.

No meu tempo na Base Aérea de Beja tive um colega e amigo que tinha comprado um automóvel desses, igualzinho como o da imagem! Efectuámos algumas viagens bastante descansadas até ao Algarve com esta “banheira”, e, uma vez quando essa viagem nos levou até Tavira, “fingíamos” que o carro não pegasse! Como é sabido, todos os 2CV têm uma alavanca (não sei o termo técnico correcto) que faz “pegar” o motor em caso da bateria falhar! Peguei nessa peça mas não consegui que esse motorzinho arrancasse. Entretanto já se juntara uma pequena multidão a observar a cena, maioritariamente pessoas que acabaram de ver outras cenas mas no cinema dessa localidade. Entrámos de novo no automóvel, demos “à chave” e seguimos viagem, deixando muitas caras decepcionadas para trás...

Para os interessados, ao clicar na imagem aparece um site que vos leva a outras histórias!

Alguém sabe como é que este carro era (e ainda é) designado na Alemanha?

6 Comments:

At 01 outubro, 2008 01:23, Anonymous Anónimo said...

Mais do que um carro, é uma instituição! É pena que se tenha deixado de construir. Apesar de ser algo espartano, creio que, ainda nos dias de hoje, ainda teria muitos compradores. Até seria uma alternativa aos carros "normais", tendo em conta a crise financeira. Um carro mais barato mas fiável!

 
At 01 outubro, 2008 10:05, Blogger Zig said...

rcataluna:

Ou então, quase uma religião :)

Como bem sabes, esse carro deixou de ser construido pela falta de segurança passiva que oferece aos seus ocupantes, infelizmente!

 
At 01 outubro, 2008 17:19, Blogger Clã do 2cv said...

os 2 cavalos em Beja, se não me engano, são conhecidos por Faruk... mas desconheço a causa da origem dessa denominação!

João

 
At 01 outubro, 2008 18:52, Blogger Zig said...

João:

Não faço ideia! Vou perguntar a uns vizinhos meus que são mecânicos de automóveis, logo desvendarei aqui a origem dessa palavra.

 
At 02 outubro, 2008 11:35, Blogger Francisco said...

Se bem me lembro, o 2CV é conhecido na Alemanha por algo como "calças arregaçadas".

Estarei certo ou a fazer confusão?

 
At 02 outubro, 2008 15:21, Blogger Zig said...

francisco:

Talvez, não sei. Na Alemanha, o nome que mais lhe dão é Ente, ou seja, Pato!

clã do "cv:

Perguntei a uns mecânicos, mas nunca ouviram falar desse nome...

Já agora, um stand da marca Porsche em Regensburg (Alemanha) organizou em tempos um concurso em que aquele que conseguisse capotar com um desses 2CV ganhava um 944. Foram largos dezenas de automobilistas que tentaram, até um conseguir essa proeza e levar um Porsche para casa!

 

Enviar um comentário

<< Home