domingo, 28 de setembro de 2008

Magalhães

Deste “assunto” já muita gente se tinha “apercebido”, faltava só alguém juntar os últimos “acontecimentos” em redor desta “maravilha tecnológica portuguesa”, o texto deste alguém (não sei quem foi...) chegou-me há pouco por mail!

De notar ainda, e para não ser acusado de falar “mal” já que o meu lema e o lema do blog é falar bem e divulgar as coisas boas da região, os factos descritos neste mail são facilmente comprováveis! Claro que a linguagem é algo exagerada mas o assunto não é para menos!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O mais escandaloso golpe de propaganda do ano.

Os noticiários abriram há dias, com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do 'Primeiro computador portátil português', o 'Magalhães'.
A RTP refere que é 'um projecto português produzido em Portugal'
A SIC refere que 'um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel' e que a 'concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico.'
Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o 'Magalhães' é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem alguns blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: 'Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.'
Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
A ideia é destruir os esforços de Negroponte para o OLPC.
O criador do MIT Media Lab criou esta inovação, o portátil de 100 dólares...
A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o Classmate, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, SEM CONCURSO, à Intel, para destruir o projecto de Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os Tsumanis, tem assim, SEM CONCURSO, todo o mercado nacional do primeiro ciclo.
Tudo se justifica em nome de um número de propaganda política terceiro-mundista.

E agora votem nele (no 'PS'), se forem capazes!

Para os pivots (ex-jornalistas?) Rodrigues dos Santos ou José Alberto Carvalho, o importante é debitar chavões propagandísticos em vez de fazer perguntas.
Se não fosse a blogosfera - que o ministro Santos Silva ainda não controla - esta propaganda não seria desmascarada. Os jornalistas da imprensa tradicional têm vindo a revelar-se de uma ignorância, seguidismo e preguiça atroz.

5 Comments:

At 28 setembro, 2008 21:57, Blogger Unknown said...

Já conhecia a polémica, bem vistas as coisas é melhor que nada... mas também não se podem juntar as esperanças da Educação em Portugal num portátil... As crianças do 1º Ciclo precisam de lidar com tecnologia mas convenhamos que não é isso o maior problema no momento...
Mas como já diz a canção: "O que faz falta é animar a malta, o que faz falta..."

 
At 28 setembro, 2008 22:42, Blogger Bhixma said...

Já agora, o primeiro computador português foi criado em 1983 na Costa da Caparica, tendo sido um sucesso em Portugal (chegou mesmo a ser vendido na Polónia). Foi criado e produzido pela "Timex de Portugal" e o computador chamava-se Timex 2048. Claro que a inspiração era o Spectrum e o logótipo pertencia à Timex. No entanto, este Timex 2048 é mesmo produção nacional como podem verificar se procurarem na net.
Coloquei uma notícia no meu blogue:
http://expressoriente.blogspot.com/2008/09/o-primeiro-computador-portugus.html

 
At 29 setembro, 2008 10:40, Anonymous Anónimo said...

Excelente post!!

 
At 29 setembro, 2008 11:43, Blogger H said...

Eu escrevi sobre o Magalhaes...
Abraço!

 
At 29 setembro, 2008 11:54, Blogger Zig said...

trequita:

Animar a malta e lançar-lhes areia para os olhos! Até parece que é uma contrapartida para o fim da "responsabilidade" do governo para o ensino obrigatório (até ao 9º ano...)

bhixma:

Tem os anos que estou cá em Portugal...mas nessa altura eram pouco mais do que máquinas de calcular com ecrã. Lembro-me ter jogado num Spectrum em 1985 nas noites longas de guarda que todos tinhamos que fazer de vez enquanto.

rcataluna:

Obrigado :)

H:

Finalmente retomaste as postagens no Ireflexões! Mais cedo ou mais tarde tinha que ser :))

À noite vou visitar esse teu blog com mais tempo!

 

Enviar um comentário

<< Home