quinta-feira, 12 de junho de 2008

Gasosa - 15€

Fiquei com a estranha sensação que, na paralisação nos transportes dos combustíveis e de muitos bens essenciais, as regiões mais pobres do nosso país ficaram mais afectadas do que outras. Principalmente o interior alentejano foi o que mais sentiu este bloqueio. Foi nestas zonas de Portugal onde o combustível se esgotou mais cedo do que noutros. Certo, é o “preço” da interioridade, mas não deixa de ser curioso, não acham?

Bem, ontem, à chegada a Beja e observadas as filas de automóveis nas bombas que ainda tinham “gasosa”, fui prontamente apanhado pela TVBeja para dar a minha opinião sobre este bloqueio, curiosamente, na altura em que jogara a nossa selecção! Não me recordo muito bem do conteúdo da pergunta que a simpática jornalista me fizera, mas respondi que os grevistas já estão a perder a razão, para além dos piquetes serem ilegais. Para mais, a pretensão da descida do preço do combustível não é um exclusivo destes grevistas, nem destes e nem dos anteriores. Todos nós queremos que este bem essencial seja mais barato, logo, se agora toda a gente se lembrasse fazer uma greve, bloqueios e piquetes, como é que seria?

No parlamento português, Mota Amaral deu o mote a uma discussão sobre esse mesmo problema, o da última greve. Elogiou o PM pela forma como lidou com esta greve, opinião que partilho na íntegra. É que, a violência não resolve nada, gera apenas e só mais violência! Claro que uma intervenção policial para desmobilizar à força os piquetes de greve foi sempre uma possibilidade, mas ainda bem que não se concretizou. No entanto, o PM também ouviu “das boas”, tanto do PSD como do resto da oposição ao actual governo. É que, os protestos não são de agora, já há muito tempo se podia ter criado mais apoios a sectores mais afectadas pelo aumento dos combustíveis. Porquê é que será que esses apoios só acontecem sempre depois de uma greve ou de uma paralisação? Isto, para mim, é um autêntico convite a mais paralisações! E quem paga o preço? Todos nós, pois claro!

A bola é redonda, o jogo dura 90 minutos e no fim, ganha sempre a Alemanha! Ganha? Pois, esta velha máxima do futebol sofreu hoje um duro golpe. Não que eu sofra por essa selecção teutónica, mas ainda resta um pouco de alemão em mim para me sentir um pouco triste com este resultado. Ainda por cima, com o andar das coisas vai ser o próximo candidato a ser expulso deste europeu de futebol pela selecção de todos nós, por Portugal!

Havia mesmo necessidade? Foi mesmo necessário anunciar a saída do Chocolari da nossa selecção durante a primeira fase deste Euro? Penso que terá sido uma vingançazita por parte dos súbitos da sua majestade por não estarem nesta prova, o que já não acontecia há muitos e longos anos! Tinham que ter uma palavra nesta prova, nem que fosse apenas e só através da net. Fala-se em somas astronómicas, e claro, o “minuciosismo” do jornalismo português reduziu o vencimento deste mister para 15€ - por minuto! Seja como for, não deixa de ser curioso que os dois mais bem pagos treinadores de futebol do mundo falem português! Resta apenas rezar que a viagem deste senhor se inicie apenas no dia 30 de Junho...

Actualização:

POR FAVOR, NÃO me vejam aqui na TVBeja, estou apenas a gagejar, estava supercansado da viagem e de uma noite anterior muito mal dormida...

8 Comments:

At 13 junho, 2008 09:58, Blogger jocasipe said...

Vi-te na reportagem da TVBeja.

 
At 13 junho, 2008 10:48, Blogger Zig said...

jocasipe:

Vou (me) já ver, se o meu velho PC deixar...

 
At 13 junho, 2008 13:12, Anonymous Anónimo said...

Os camionistas conseguiram uma coisa que as associações de PME à muito reivindicam! Multar os clientes que pagam fora da data de vencimento e pagar o Iva ao estado só depois de receber o dinheiro do Cliente. Isto devia ser alargado a toda a economia! As Pme estão asfixiadas financeiramente pelos atrasos sucessivos de recebimentos e além disso, têm que pagar o Iva que não receberam ao estado! Esta é sem duvida uma grande vitória dos camionistas. Se esta lei entrasse dentro da minha empresa e recebesse os dinheiro que tenho na rua, fazia uma festança à porta da empresa com tudo pago!!

 
At 13 junho, 2008 17:16, Blogger Zig said...

hpalma:

Não estou muito dentro deste assunto, mas por vezes também me acontece ter que pagar o IVA que ainda não recebi...

Também me convidas para essa festa?

 
At 13 junho, 2008 18:53, Anonymous Anónimo said...

Claro que convido para a festa! Mas primeiro é preciso receber a massa, coisa que não está nada fácil :(

 
At 13 junho, 2008 22:20, Blogger Zig said...

hpalma:

Pois, eles para dar alguma coisa, pelos vistos, só ameaçando...

 
At 14 junho, 2008 21:33, Blogger Van Dog said...

ehehehe... tens pronuncia, Zig! Mas olha, estou totalmente de acordo contigo. Quem quer parar, que pare, agora obrigar outros a parar é que não!

 
At 14 junho, 2008 22:23, Blogger Zig said...

van dog:

Tenho, pois...:)

Costumo dizer que sou um alemão alentejanado!

Infelizmente, as próximas paragens já se estão a anunciar ;)

 

Enviar um comentário

<< Home