terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Das Märchen


.
Como já largamente anunciado, esta sexta-feira, dia 25 de Janeiro, o nosso Pax Julia – Teatro Municipal fará parte de algo inédito no nosso país! Na tela de cinema do auditório desse teatro será projectada o “filme” da ópera Das Märchen (O Conto) do compositor português Emmanuel Nunes. Tem apenas uma particularidade: esse “filme” é uma transmissão em directo vindo do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa onde essa mesma ópera terá a sua estreia, também nesse dia. Nesse lugar emblemático da música erudita, muitas câmaras de filmar da RTP captarão imagens dessa ópera, misturados com o som da mesma (espero que seja de qualidade…) seguem em sinal da TV Cabo para mais de uma dúzia de teatros do continente e ilhas. No caso de Beja foi previamente instalada uma antena parabólica para captar esse sinal, um projector de cinema ainda terá que ser alugado já que o existente projecta “apenas” filmes de cinema, e não vídeos ou imagens vindos de fontes externos.

Das Märchen, a primeira ópera desse compositor português, já devia de ter estreado há muito, mas desavenças já quase habituais na cultura portuguesa impediram tal facto. Sendo assim, essa estreia não podia ter encontrado um melhor meio de divulgação do que uma transmissão directa para muitas salas, também mais ou menos habituadas a músicas desse tipo. Claro que não se pode “transportar” uma ópera sem mais nem menos de sala em sala, de cidade em cidade, por isso acho esse meio encontrado no mínimo interessante!

Emmanuel Nunes aproveitou um conto de Johann Wolfgang von Goethe de 1795 com o título Unterhaltungen deutscher Ausgewanderter (conversas entre emigrantes alemães), mais precisamente, o último capítulo deste conto, Das Märchen, para compor essa sua ópera com o mesmo nome. Cantado em alemão por vários solistas (tanto quanto sei), essa (originalmente) utopia política terá naturalmente um outro desfecho, infelizmente pouco perceptível pela maioria dos portugueses. Até eu terei as minhas dificuldades, já que o alemão cantado é bastante diferente do falado, e quando são “metidos” contos seculares, pior ainda.

Seja como for, é de aconselhar a todos os amantes dessa música erudita, mais conhecida por música clássica, a visitar o Pax Julia nesse dia 25 de Janeiro. Essa produção da Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa da Música contará ainda com a participação do Remix Ensemble e com elementos da Companhia Nacional de Bailado. A transmissão terá início marcado às 20 horas (!) e, segundo as minhas informações, a entrada será gratuita!

4 Comments:

At 22 janeiro, 2008 21:01, Blogger RCataluna said...

Muito interessante!!

 
At 23 janeiro, 2008 01:56, Blogger Zig said...

rcataluna:
Lá estaremos!

 
At 23 janeiro, 2008 16:04, Blogger Unknown said...

he lá! Ó pra Beja a entrar no século XXI!

lol
Deve ser uma sensação estranha assistir a uma ópera nesses moldes
Bjokas

 
At 23 janeiro, 2008 17:55, Blogger Zig said...

trequita:

he lá ó da Madeeera, ainda estás viva?

Uma sensação a descobrir nesse dia, uma sensação muito prolongada...

bjs

 

Enviar um comentário

<< Home