quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Estranho

Segui com bastante interesse o programa que transcrevi no post anterior. Mas, conhecendo a RTP, esperava um programa mais isento! Gosto da RTP, mas neste programa o estatuto de serviço público ficou algo desviado, durante mais do que uma hora se pude dizer, serviço centralizado. Mas, vamos por partes:

Sou adepto do FCP desde da célebre final de Viena em que os portistas ganharam ao meu clube de então, ao Bayern de Munique. Mas desde sempre nunca fui um adepto de futebol fervoroso, tenho mais que fazer, gosto de ver bons jogos, agora, clubismo não é muito comigo. Admiro Pinto da Costa pelo que fez no futebol, como pessoa já não digo o mesmo. Tal como Pacheco Pereira diz, PC é responsável pela guerrilha que ele próprio criou, principalmente com os discursos inflamados dele.

Por outro lado, Lisboa sempre quis mandar no país inteiro, já que Lisboa é Portugal, e o resto é paisagem. Certamente que Pinto da Costa tem alguma razão ao mostrar-se revoltado com o poder central, mas exagera claramente em algumas acções, naturalmente para portista ver. Mas, vamos voltar ao programa.

Não sabia que PC tinha cortado relações com a RTP, e tudo por causa de um scetch dos Gato Fedorento. Pelos vistos, o líder portista não gosta que brinquem com ele, mesmo vindo dos lados de um grupo de humoristas. Ninguém é perfeito! Só que, durante o programa todo ficou a sensação que os reconhecidos bons resultados do FCP são maioritariamente fruto de fraudes e clientelismo, fruto da maneira de ser de Pinto da Costa. Estranhamente também, pouca gente falou em favor dele, alegou-se que há muita gente proibida de falar por causa do corte de relações, mas também haverá gente que não quis falar por ter medo! Mas será que a RTP se preocupou muito em arranjar entrevistados que falem em favor do FCP? Não creio!

Estranho também a altura em que essa reportagem é transmitida, pouco antes do arranque da superliga que começa já este fim-de-semana. Também estranho foi que praticamente só mostraram violência por parte de adeptos portistas, pelos vistos, os claques de outros clubes são uns santinhos! Por falar em claques. Se fosse por mim, os claques de futebol já tinham acabado há muito tempo. São eles os principais responsáveis pelo mau ambiente nos estádios que por sua vez afasta os adeptos ditos normais, e que faz que os estádios são cada vez menos visitados por famílias com as suas crianças que querem apenas ver um jogo de futebol! Mas isso já é outra história....

Só mais uma coisa: Neste programa posso aplicar uma das minhas frases favoritas, que, por acaso, já há muito tempo não digo. Houve alguém que não aproveitou uma óptima oportunidade em ter ficado calado. Falo, claro, de Octávio Machado! Ele foi, de longe, o pior treinador de futebol dos últimos tempos que passou pelo FCP. Ele não tem moral nenhuma em criticar fosse o que fosse sobre Pinto da Costa. Ele pode ser boa pessoa, não nego, faz muita coisa pelos lados de Palmela, mas sobre o futebol é melhor ficar calado! Tenho dito!

4 Comments:

At 17 agosto, 2007 16:19, Blogger Dário said...

Os meus parabéns para si ZIG! Conheço muitos poucos portistas (falo do clube, não da cidade/região) capazes de uma apreciação +- isenta acerca do seu presidente e do seu clube... O sr entrou para uma rara galeria! Parabéns! Quase todos os que vejo por aí metem PC num pedestal e tomam uma de duas atitudes: a) santificam o presidente (jamais ganhou nada com corrupção/aldrabice); b) não lhes interessa como ganharam os troféus (tudo vale para ganhar), o que interessa é ganhar!

CONCORDO COM:

1º PC usa o discurso regionalista norte contra o sul pura e simplesmente como estratégia (mentor - Pedroto)! Mas quem pensa ele que é para falar em nome de todo o norte??! E vocês nortenhos (eu nem sou nortenho nem sulista, e portanto arredado dessas lutas...), não vêem que são vilmente usados?!

2º Acabem-se com as claques! Quer sejam SCP, SLB ou FCP! São, modo geral, mitras, arruaceiros e sedentos de confusão! O caso dos superdragões é mais grave pura e simplesmente porque têm como presidente do clube e da claque dois mafiosos da pior espécie! Não é uma combinação desejada...

3º O programa foi totalmente unilateralizado nas más facetas do homem. Sem dúvida que a autora não se esforçou para mostrar mais do que isso. Não houve vontade para tal. Mas também vos digo que muita coisa do lado mau ficou por dizer...

NÃO CONCORDO COM:

A crítica a Octávio Machado! Não tenho a mais pequena dúvida de que ele não tem jeito nenhum para treinador! Ainda me lembro de quando ele colocou o FCP a jogar com uma imensidão de trincos... Mas a verdade é que as denúncias que ele fazia, tem-se descoberto agora com as escutas que tinham toda a razão de ser! O mesmo se passa com Dias da Cunha, que na altura o acusavam de tentar desviar as atenções para os insucessos do clube, com o raio do "SISTEMA"! E agora?! Ainda dizem que o homem alucinava?!

Uma coisa que raramente se fala e que PC nunca, mas nunca se dignou a falar (desviando sempre o assunto), é a questão das contas do clube! Como é possível encaixarem quase 200milhões ( o homem é um mestre a negociar, admita-se!)desde o tempo do Mourinho e continuarem com as contas em aflição??! Então mas os sócios não vêem as relações promíscuas que PC tem com os empresários??! Bem, o problema é vosso, é o vosso bolso que PC está a roubar, não o meu...

CONCLUINDO, não ponho a mão no fogo por ninguém do meio futebolístico, incluindo o meu presidente, Soares Franco (há qualquer coisa que me cheira mal), mas Pinto da Costa é do piorio que há por aí, há que admitir que boa parte do sucesso dele (mas não toda!)se deve à corrupção/aldrabice! O problema é que se desaparecer PC certamente virá outro a fazer o mesmo, quer seja no FCP, SCP ou SLB. Enquanto se propiciar a tal, a corrupção não vai parar... Há é que alterar a forma como as coisas estão organizadas e as funções atribuídas, porque senão as coisas serão sempre mais do mesmo...

Saudações desportivas

 
At 17 agosto, 2007 17:09, Blogger Zig said...

Dário:
Obrigado pelo longo comentário!

Sou portista, sim, mas apenas sou sócio fundador da (parada) Casa do FCP de Beja. Já me quis fazer de sócio do FCP, mas estando tão longe não vale a pena.

Penso que o problema é geral, não é só de Pinto da Costa. Costumo dizer aqui no blog que não há políticos nem presidentes de clubes de futebol honestos por uma simples razão: Se um dia aparecer um político ou um presidente desses 100% honesto seria logo abatido que nem uma rola e engolido pela manhocice que reina nessas andanças. Se todos são assim, ninguém consegue nadar contra a corrente.

Bem, o FCP é considerado o clube mais rico de Portugal pelo simples facto de o estádio lhe pertencer quase na totalidade. Inventam grupos de empresários quaisquer, mas no fim de contas é do clube, e os jogadores também os são. Agora, se o FCP apresentar lucros ou resultados positivos, o fisco lhe caia em cima que nem um lobo. Portanto, mais vale dizer que está tudo na negativa....

 
At 17 agosto, 2007 20:03, Blogger RCataluna said...

Caro Zig:

Apenas uma breve rectificação. A final com o Bayern foi em Viena e não em Munique.

De resto concordo com a tua visão excepto no ponto que o Dário focou.
Houve aspectos da passagem de Octávio pelo FCP que, ainda hoje, estão por explicar. E houve alguns que passaram por lá que não fizeram nada de especial, como Couceiro ou Del Neri.
Quanto às claques, se houvesse coragem a sério, já tinham acabado há muito tempo.

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 17 agosto, 2007 21:16, Blogger Zig said...

rcataluna:
Já rectificado, obrigado!

Essa do Octávio Machado ainda hoje me está atravessado na garganta, ou num outro sítio qualquer.

Bom fim-de-semana também para ti

 

Enviar um comentário

<< Home