segunda-feira, 14 de maio de 2007

Meme

Quase que me esquecia responder a mais um desafio, que partiu do restaurador.

Para ser mais fácil, e por já lá estar tudo explicado, copio o texto do blog dele, trata-se de escrever um Meme:

Um “meme” é um “gen ou gene cultural” que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo “memes” foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo “genes”.

O meu “meme” é uma frase que me acompanha já há muito tempo! Saiu-me na “rifa”, como se diz, literalmente, quando visitei uma das minhas irmãs na Alemanha. Ela, que é toda espiritual, tem à entrada da sua casa um cesto que contem muitos papelinhos enrolados, cada um com um pequeno poema, e claro, em alemão. O meu foi este:

Was nicht aus dem Herzen kommt,
O que não provem do coração
geht auch nicht ins Herz hinein.
também não entra nele.

(Alfred de Musset)

Mesmo sendo uma corrente, e que me desculpem, essa corrente fica por aqui, porque já sei que a maior parte dos meus amigos bloguistas não ligam lá muito a essas coisas….