quarta-feira, 18 de abril de 2007

Monumentos....

Hoje é o dia dos monumentos e sítios e, segundo anunciado na TV e rádios, esses monumentos e sítios oferecem aos seus visitantes entradas gratuitas. Muito bem, até aí! Para aqui no meu blog anunciar este facto devidamente, informei-me no nosso Museu Regional sobre os preços de entrada em dias “normais”, já que hoje não se paga! Qual foi o meu espanto quando soube que hoje sim, hoje é a pagar neste museu! Segundo as minhas “fontes”, só há um dia por ano em que, nesse museu, não se paga, e que é no dia 18 de Maio, no dia internacional dos museus. Mas esse preço também não é muito elevado, situa-se entre um e dois €, conforme apresentação dos vários cartões de desconto existentes.

Mas qual é a razão dessa discrepância? É simples! Para ter que usufruir desse “desconto”, o nosso museu teria de estar englobado na rede nacional de museus, e não está! É estranho, já que ele se chama Museu Regional. Mas, e mais uma vez citando essa minha fonte, ainda bem que não está nesse rede, porque assim não teria esse enorme espólio que consegue hoje em dia oferecer aos visitantes. Ou seja, (minhas palavras!!) o que as invasões francesas da altura não conseguiam levar, seria “saqueado” por essa rede, ou seja, pelos centralistas lisboetas, para ficarem nos seus museus preferidos, e não no nosso. É estranho, não acham?