Hamlet - Homlet
Foto SK
Hamlet (Homlet em dialecto alentejano!) é uma das peças mais representadas de sempre! Escrita como tragédia, e só por si algo chata e deprimente, nada melhor do que pôr alegria no contexto. Assim terá pensado a Companhia de Teatro da Capricho, de Beja. Desconhecia este grupo, por essa razão mais curioso fiquei.
Foi, portanto, uma tragédia transformada em comédia. Nada de mal nisso, muito pelo contrário. Feito maioritariamente por jovens de Beja e arredores, esta tragédia feita comédia divertiu bastante os espectadores neste sábado à tarde. Mantida em linguagem alentejana antiga, os actores estavam também vestidos à antiga, à alentejana. A peça tinha várias particularidades engraçadas, como, por exemplo, os papéis masculinos foram representados por actrizes e vice-versa. Era caso para dizer: “olha, que bom actriz....”
Um narrador explicava ao público os acontecimentos da peça, de uma forma, como não poderia deixar de ser, muito divertida. Cada vez que pronunciava um dos nomes participantes em cada cena a anunciar, esse levantou-se gritando uma curta frase que fazia parte das linhas que tinham para dizer durante a peça toda. Por exemplo, cada vez que se citava o tio do Hamlet esse (ela....) gritava: “Eu é que mando aqui!” Podem imaginar que cada anuncio desses foi bastante divertido!
No final, após essa onda de assassinatos e suicídios ditados pelo original da peça, entendi os símbolos “pregados” no fundo do palco. Das doze personagens, nove tinham morrido. No alinhamento de todos os actores, os que “faleceram” tinham ossadas de uma cabeça de borrego (penso eu....) por cima das suas cabeças....
De facto, foi um espectáculo muito bem conseguido. Os meus mais sinceros parabéns!
12 Comments:
olha que engraçado!
conheço alguns dos actores...
hehe
parece mesmo uma abordagem interessante transformara a tragédia em comédia
bjokitas
trequita:
É verdade, há ali pessoas que nunca desconfiava serem capazes de participarem num espectáculo desses. Foi uma agradável surpresa!
Agora, já viste o quê é que tu andas a perder estando nessa ilha? (Não me leves a mal....)
bjs.
Eu aqui também tenho onde fazer esse tipo de coisas embora agora n esteja envolvida em nenhum projecto.
mas afinal onde andam as fotos dos anjos?estou confusa...
É bom existirem projectos culturais na região aonde vivemos, e esse é um bom exemplo.
Quanto ao nosso Porto (mesmo com o árbitro contra) conseguimos a vitória e os três pntos rumo ao BI campeonato.
Um Abraço.
trequita:
Estou a ver que és uma mulher de mil talentos!
Foto é só uma, e é um desenho que está um pouco mais a baixo. Nesse desenho "certas medidas" estão algo exageradas como é normal em desenhos, mas o resto, bate certo....
Pode ser que um dos 60 a 90 leitores diários deste blog seja ela e se reconheça na imagem!
bjs
Pete:
E que tenham qualidade, como é o caso!
O nosso FCP lá vai, superou a crise "salgada", agora é sempre em frente!!!
Muitas felicidades para este novo grupo de teatro! Beja precisa destas coisas!
Abraço!
rcataluna:
Apoiado!
Ola!!!!
Chamo-me Rita e faço parte desta muito recente companhia e desta primeira produção....
Lembro-me perfeitamente de ter tirado esta fotografia, o que eu não sonhava é que esta, iria ser colocada num blog, mas fico contente por haver alguem que tem um espaço pessoal e que muito orgulhosamente nos dá a conhecer a uma parte do mundo...
Obrigada pelo apoio!!
É muito agradável ver um trabalho reconnhecido e ver que a menssagem conseguiu ser passada.
Já agora e passo a publicidade:
A reposição da peça é nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho na nossa acolhedora casa Capricho Bejense.
Rita:
Mais uma vez, parabéns pelo espectáculo. O que é bom merece ser divulgado e elogiado, faço questão disso!
De facto, seria uma pena se uma peça dessas ficasse apenas por essas actuações! Já pensaram em contactar as câmaras municipais da zona? Tenho a certeza que há muita gente interessada em ver esta peça. Pela minha experiência, as CM de Cuba, Ferreira do Alentejo e Almodôvar estão muito abertas a essas coisas! Não custa nada tentar.
olá; chamo-me elza cordeiro e pertenço à companhia de teatro que esteve em cena pela primeira vez no pax.julia de beja... lembro-me de nos ter tirado a foto e é muito bom ler criticas positivas como esta...
é muito motivante saber que o publico gostou e se divertiu tanto como nós. mais uma vez obrigada!
Elza Cordeiro:
Não tem nada que agradecer, nós, público, é que agradecemos o facto de termos podido assistir a um espectáculo desses!
É uma honra para mim, pertencer a um grupo como Homlet! Espero que continuemos a ter oportunidade e força para continuar a fazer com que o público tenha motivos para nos levar a sorrir e a celebrar!:D Boa sorte, e um bom ano para TODOS!
Enviar um comentário
<< Home