terça-feira, 17 de abril de 2007

Voz


Já devem imaginar por qual razão publico hoje aqui esta imagem! É que, está-se a comemorar o Dia Mundial da Voz, desse instrumento que nos destingue (pelo menos, devia....) do animal, e que é muitas vezes tão maltratada.
Fonte da foto

Os médicos dizem que o maior inimigo da voz é o tabaquismo, e mesmo quando um paciente por razões de saúde tiver de acabar com esse flagelo, apenas dois
terços desses pacientes o conseguem.

Pessoalmente, como sabem, a voz está cada vez mais em destaque. Canto no Coro de Câmara de Beja, e ultimamente também no do Carmo para uma Cantata e uma Oratória. Não fumo, não bebo coisas demasiadamente frescas e nem tenho por hábito gritar desalmadamente. Tudo isso são inimigos da voz, e quem os evita, longa vida terá para a sua voz, e claro, no caso do fumo, quem não fuma também vive mais tempo! Gostaria muito de aprender cantar melhor, já que o nosso coro é meramente amador, mas falta-me o tempo e capacidade financeira. Porque cá em Beja, aprender cantar só no conservatório....

Aproveito este texto para lançar um pedido. O nosso coro está algo desfalcado de vozes mais jovens. A média de idade avança ano pós ano, e poucos novos elementos querem juntar-se a nós. Certo, todos os que já cá estão fazem falta, mas não vão durar para sempre! Portanto, se alguém gosta de cantar em convívio, se tiver disponibilidade para dois dias por semana de ensaios, ou seja, às segundas-feiras e às quintas-feiras às 21 horas na antiga escola alemã, só tem é que se juntar a nós!

Para conhecer melhor o nosso coro, visite a nossa homepage!

Por falar em coros, este fim-de-semana aconteceu pela primeira vez que um coro polifónico português ganhou uma medalha de ouro num concurso internacional. Foi em Budapest, o coro em questão foi o Coro Misto da Covilhã. Neste concurso participaram 48 coros de 20 países! É, portanto, um grande feito, os meus parabéns! Por curiosidade, esse coro vai mudar de nome para Coro Misto da Beira Baixa, já que a CM da Covilhã não lhes tem dado apoios! Disso nós não nos podemos queixar, a CM de Beja tem-nos ajudado, nem sempre a tempos e horas, mas todos sabemos que são tempos de crise, e para a cultura muitas vezes já não sobram verbas!

Ah, já me esquecia, os anjos também cantam....