sábado, 3 de março de 2007

OPA = EPÁ!

OPA, não, desculpem, texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Aleluia! A OPA acabou! Finalmente essa palavra já não se ouvirá tantas vezes nos noticiários! Ela vai reduzir-se ao mínimo, mas surgiu uma nova, uma que desconhecia completamente: desblindar! O corrector automático do meu Word não gosta dela, como sugestão de correcção diz: deslindar! Correcto! Boa aplicação, a OPA foi deslindada, para a Sonae acabou o sonho, acabou a perspectiva de um império nas telecomunicações.

Falando a sério. Essa nova palavra foi aplicada numa votação que os accionistas da PT efectuaram numa assembleia geral extraordinária que previa mudar os estatutos da empresa para que ela possa ser vendida nessa OPA. Mas o que realmente estava em causa era se esses accionistas aceitassem a venda da PT, e não apenas a alteração, ou desblindagem, desses estatutos, e com a recusa dessas alterações automaticamente essa venda se tornou quase impossível. A Sonae já fez saber que vai acatar com essa decisão, logo, a OPA acabou!

O que sobra? Nada! Ficou a intenção, ficou a sensação que a montanha pariu um rato, pouco mais. Discussões durante meses a fio, muita palavra escrita e rios de tinta gasta sobre essa OPA, e no fim, nada! Curiosamente este ping-pong serviu para aumentar a cotação das empresas em questão na bolsa, e com isso aumentou o valor dessa bolsa no seu geral. Uma espécie de milagre económico, muito bem encenado! Até dava um filme, patrocinado pela marca de gelados Olá, é que, agora em vez da OPA temos outra vez o EPÁ!!

2 Comments:

At 05 março, 2007 11:11, Anonymous Anónimo said...

Ora pois então!
Acabou a OPA e ainda bem. Tal como eu previra há uns meses atrás. Ainda que a assembleia manteve a blindagem dos estatutos.
Não é que eu vá à bola com a PT mas se o tio Belmiro tivesse posto as mãos na PT era o descalabro total. Concorrência nas telecomunicações é pouca ou quase nenhuma pois as operadoras agem em cartel.
A Optimus e a TMN juntas era pior a emenda que o soneto.
Dos lados da SONAE nada de bom vem, pelo contrario.
Agem só em proveito próprio.
Acabou a OPA e esperemos que tão cedo não se lembrem de outra.

 
At 05 março, 2007 14:54, Blogger Zig said...

el juanito:
Então, ainda estás vivo?

Nunca se sabe o que vem deles. Mas, e ao contrário de muita gente, eu penso que mais vale um empresário português do que um estrangeiro....

 

Enviar um comentário

<< Home