quinta-feira, 1 de março de 2007

Eclipse



Para quem se interessa para essas coisas, este sábado, dia 3 de Março, haverá um eclipse total da lua. O fenómeno natural inicia-se às 20.16 horas. Esta oportunidade é de se aproveitar, já que o próximo eclipse total será apenas visível na península ibérica em 2029! Outro aspecto muito pouco conhecido é que a lua não é “apenas” um satélite da terra, não está totalmente dependente na sua trajectória do planeta azul. Vendo o círculo que ela faz em redor ao sol, o seu trajecto está apenas ligeiramente alterado pela terra, pouco mais. Por outras palavras, a velocidade que ela leva na sua trajectória à volta do sol é praticamente constante, o trajecto é apenas ligeiramente desviado pela terra, portanto, ela não está dependente da nossa terra.

Por outro lado, se a lua não existisse, a terra muito provavelmente não seria assim como a conhecemos hoje. Para começar, o dia teria apenas ca. de 18 horas, e o tempo seria diferente também. Não havia marés, e o ângulo da terra frente ao sol seria mais instável e com isso o clima também. Portanto, a lua é a nossa amiga, tão amiga que até já a estão a vender....

Encontrei um site que explica tudo sobre a lua, mas também sobre todos os outros planetas do nosso sistema solar. Infelizmente está em alemão....

Foto daqui

Actualização:
O eclipse propriamente dito terá início às 21.30 horas, o eclipse total será entre 22.44 e 23.58, e o fim à 1.20. A hora que indiquei será a altura em que a lua entra em penumbra, e, que os puristas linguisticos me desculpem, será uma altura em que a lua entrará em “meia-sombra”, facto científico que só conseguiria explicar bem em alemão....

5 Comments:

At 01 março, 2007 23:14, Blogger Unknown said...

Sempre tive um fascínio especial pela lua, não sei bem porquê!
no sábado não sei onde nem com quem estarei mas vou decididamente adorar ver o eclipse :)

 
At 01 março, 2007 23:19, Anonymous Anónimo said...

Alto aí!
Que disparate é esse?
A lua anda só pelo espaço independente da Terra?
A lua e a Terra formam um conjunto gravitacional com uma relação de equilíbrios complexa, onde entram tres forças predominantes! Terra/Lua, (um sistema), e o sol, o eixo.
Em primeiro lugar, a rota da Terra á volta do Sol é alterada de forma dinâmica pela lua que gira à sua volta. A gravidade da Terra e da sua são interactivas, isto é, exercem oscilações da trajectória em ciclos sinusoidais. Esses ciclos refletem-se de forma mais notória precisamente nas marés maritimas, contudo também surgem alterações da crosta terrestre mensuráveis em milimetros. Mas também na Lua há marés, precisamente devido à acção que o jogo da gravidade exerce sobre os dois corpos. E mesmo sendo o Sol enorme comparado com o sistema planetário Terra/Lua, ele sofre também alterações derivado à presença dos planetas. Na verdade, podemos e para entender melhor, imaginar um eixo virtual à volta do qual Terra e Lua orbitam. Um eixo imaginário exactamento igual ao que podemos observar nas Olimpíadas quando vemos o lançador do Martelo rodar o objecto à sua volta antes de ser lançado. Na verdade, o atleta não roda o objecto á sua volta. Ele inclina-se para trás de braços esticados segurando o martelo enquanto roda à volta dum eixo que resulta do equilibrio dinâmico derivado da rotaçao dos dois corpos de massas muito diferentes. No caso do conjunto Terra/ lua temos eixo virtual que quase coincide com o eixo imaginário da Terra. A diferença compensada pelas leis da gravidade através do deslocamento de imensas massas de água; As marés. Por isso a Lua não anda sozinha no espaço como se nada fosse com ela. É antes uma prisioneira e ao mesmo tempo feiticeira aprisionante da Terra. Um exemplo dum casamento perfeito em que tudo o que uma sente é sentida pela outra.

 
At 02 março, 2007 00:10, Blogger Zig said...

trequita:
É natural, o teu signo é caranguejo onde a lua tem uma grande influência.

Mas, mais vale só do que mal acompanhado(a), não achas?

contraciclo:
Estava a ver que já não existias, foi para ver se ainda estás atento!

Para começar, tudo o que dizes é verdade, e tudo isso eu também sei há mais de 30 anos, mas tudo o que sei, sei em alemão, ou então, também sabes essa língua? Creio que não. Sendo assim, e por falta de tempo que tenho nas quintas-feiras, dei apenas uma curta explicação, e pelos vistos, o pessoal não a entendeu.

É que, se tu olhares apenas para o círculo que a lua está a fazer em volta ao sol, esse circulo tem ligeiras ondas provocadas pela terra. É disso que me estou a referir, e mais nada. A lua não gira apenas em volta da terra, como muita gente pensa, a terra é pequena demais para atrair um planeta desses, e em conjunto giram à volta do sol! Certo? Eu vi o caso apenas do ponto de vista da lua, porque no texto estou a falar deste planeta.

 
At 02 março, 2007 17:44, Blogger RCataluna said...

Não sabia! A ver se não me esqueço de ver o eclipse.

Um abraço e bom fim-de-semana!

 
At 02 março, 2007 18:01, Blogger Zig said...

rcataluna:
...e eu vou ver se não me esqueço de o ver....(lol)

Bom fim-de-semana também!

 

Enviar um comentário

<< Home