terça-feira, 6 de março de 2007

Mobilidade?


Se há projectos ou acções que não se entende, essa é uma delas! Soube da notícia através do blog do Nikonman que Beja aderiu a um assim chamado Projecto de Mobilidade Sustentado, propulsionado pelo governo português que visa uma melhor utilização de transportes públicos. No total serão 40 municípios no país que aderem a esta iniciativa, na nossa zona, além de Beja, também conta com Mértola, Ourique e Serpa.

Nesta acção fala-se de portagens e restrições no acesso a certas zonas dessas cidades, e de uma melhor utilização das viaturas particulares, que normalmente circulam com apenas um ocupante, o do próprio condutor. É um problema antigo, não é de agora. Vejo isso diariamente, vou perto das nove de manhã à minha oficina, cruzando-me com dezenas de automobilistas que chegam ao seu posto de trabalho em Beja. Em dez carros, nove têm apenas um ocupante. Agora, como alterar este estado de coisas? Não é fácil, vamos esperar por essas alternativas que esse projecto vai propor, ou impor!

Pessoalmente acho complicado mudar de atitude. Saiu várias vezes ao dia da minha oficina em direcção à cidade, com ou sem carga, são sempre 2 a 4 km em cada sentido. Fazer isso em transportes públicos? Ou muda radicalmente a frequência dos autocarros, ou nada feito. Aqui passam de meia em meia hora, SE passarem! Conheço pessoas que foram a pé por tanto esperarem, e desesperaram. Mas, vamos ter fé....

Notícia e foto daqui

4 Comments:

At 06 março, 2007 20:49, Anonymous Anónimo said...

as diferenças entre relacionar com os blogs pessoas e animais,ajudar animais tudo bem,eles nao compreendem o mundo em que os rodeia,e tudo o que fizer-mos por eles ,eles nos agradecem.. e o mal que nós fazemos todos os dias ao poluir o seus abitas naturais,e ajudar pessoas...?como ves isso?colegas de trabalho como os tratas?sera da mesma maneira como tratas os animais irracionais? como.ex:problemas tecnicos,sem olhar á concorrencia tecnica...!o sabe tudo ainda nao nasceu.ainda esta pra nascer.

 
At 06 março, 2007 22:20, Blogger Zig said...

anónimo:
Se te explicasses em bom português talvez pudesse entender esse comentário! Agora, e sendo assim, sem comentários....

 
At 07 março, 2007 09:00, Blogger Unknown said...

Sempre me desloquei em Beja recorrendo aos transportes públicos e nunca tive queixas de monta... só tive carro no último ano que aí vivi e, sinceramente, por vezes desejei não ter levado o carro para o centro da cidade... só as voltas que se dão para ir a um sítio que até fica mais perto se for a pé!

Além disso há o estacionamento que é uma loucura e ainda por cima pago...

Já não me lembro bem mas acho que pagava 20 cêntimos nas urbanas e ia para onde queria a qualquer hora... sei que passavam de 20 em 20 minutos... não sei como vão melhorar, a não ser que aumentem a área por onde esses autocarros passam.
Agora tomar medidas para que entre mais dinheiro nos cofres da câmara à custa dos automobilistas não estou de acordo, podiam proíbir a passagem de carros em algumas zonas, mas portagens? não concordo.
Bjokitas

 
At 07 março, 2007 12:01, Blogger Zig said...

trequita:
Para quem vem de fora para trabalhar em Beja o transporte público será uma boa alternativa. Agora, para alguém como eu que sai inúmeras vezes ao dia à cidade é impossível....

Essa de portagens só faz sentido em grandes centros urbanos como Lisboa ou Porto, aqui seria uma autêntica estupidez!

 

Enviar um comentário

<< Home