quarta-feira, 7 de março de 2007

50 anos RTP


Faz hoje 50 anos em que a RTP começou com emissões regulares de televisão. São 50 anos de serviço público, uma longa história que se confunde com a própria história de Portugal. O dia é assinalado nessa estação com uma emissão em directo que começou às 10 de manhã e só terminará pouco depois da meia-noite e integra a inauguração de novos estúdios por parte do PR.

Como sabem, estou cá há 24 anos, e sempre fui espectador da RTP. Posso até afirmar que comecei a interessar-me pela língua portuguesa a ver (o malogrado) Carlos Cruz, quis compreender o que ele estava a dizer ali no écran. Mesmo depois do aparecimento das estações privadas continuei fiel à RTP porque entendi que os privados estão apenas interessados no lucro fácil e não querem saber de programas culturais e lúdicos nem da daí resultante degradação do interesse geral por parte da população portuguesa pelas artes.

Muita gente critica a forma do financiamento dessa estação pública. É uma questão europeia, quiçá mundial. Pessoalmente acho este gasto justificável pelas razões acima preferidas, e claro, pela boa conservação da língua portuguesa. Muito podia eu dizer aqui, a começar pela guerra nas audiências, a excessiva presença de futebol e quase nada de outros desportos, a especulação nas notícias tristes nos telejornais ou até (em meu ver, claro, e sempre aqui o afirmei) a infundada acusação a Carlos Cruz....

Fico-me por aqui, parabéns RTP!

6 Comments:

At 07 março, 2007 14:49, Anonymous Anónimo said...

ola colega zig...estas por ai?

 
At 07 março, 2007 16:11, Blogger Zig said...

franck:
Onde é que querias que eu estivesse....(lol)

 
At 07 março, 2007 20:32, Blogger RCataluna said...

Muitos parabéns à RTP!! Goste-se ou não, esta empresa faz parte das nossas vidas!!

Abraço!

 
At 07 março, 2007 23:34, Blogger Zig said...

rcataluna:
Principalmente os emigrantes fora do país que são espectadores assíduos da RTP.

 
At 08 março, 2007 14:38, Anonymous Anónimo said...

É uma vergonha uma televisão paga com o dinheiro dos contribuintes ... ter um director, que numa gala diz: « o Carlos Cruz é o melhor de todos nós.» Só se fôr melhor que ele, embora esteja a ser julgado por crime de pedófilia ... ou isso só é grave para o povo anônimo. Tenham vergonha ... Venha uma Revolução, rápidamente, para esta canalha que domina os meios de comunicação e a política irem todos para o seu devido lugar - A PRISÃO!

 
At 08 março, 2007 15:01, Blogger Zig said...

Anónimo = n.c.

 

Enviar um comentário

<< Home