sábado, 20 de janeiro de 2007

Soltem o prisioneiro!

Este texto está publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados, um blog colectivo em que escrevo todos os Sábados.

Escolhi para tema de hoje uma notícia que está a, quase diria, chocar Portugal. Tal como outras notícias deste tipo, também essa envolve uma criança. Falo, claro, do caso em que um pai adoptivo foi condenado em tribunal por não querer entregar a criança ao pai biológico. Muitas opiniões já se ouviram sobre esse assunto nos últimos dias, praticamente toda a gente está a favor do pai adoptivo. Para os mais distraídos, vou só lembrar os factos: De uma relação fugaz entre uma cidadã brasileira e um português nasceu uma filha. O pai nunca quis saber da gravidez, e por dificuldades económicas a mãe deu a bebé a um casal para adopção. Adopção essa que foi negada pelo tribunal já que se descobriu com testes de paternidade quem é o pai e esse por sua vez reclamou essa criança. Entre avanços e recuos, um tribunal atribuiu a tutela da criança ao pai biológico, mas o casal adoptivo não se conformou. Começou a esconder a criança, facto esse que levou à condenação do pai adoptivo.

Claro, neste como em todos os casos, é necessário sempre ouvir as duas partes. Mas no caso em concreto, os próprios factos falam por si. Como é que será possível que um tribunal decida que uma criança que está muito bem tratada na família de acolhimento vá viver com um pai que não conhece de lado nenhum? Só na justiça portuguesa, com certeza! Ainda por cima, a criança está onde está com total consentimento da mãe biológica!

Este caso teve hoje mais desenvolvimentos! A RTP entrevistou a mãe biológica da criança. Naturalmente de cara escondida, afirmou que o pai biológico nunca quis saber da gravidez nem posteriormente da criança. Ia estragar a vida dele mais a da namorada de então. A mulher de nacionalidade brasileira e na altura ilegal em Portugal, disse que foi despedida de onde trabalhava ao saberem que estava grávida. Por estar em situação ilegal no país nem pude pedir ajuda à segurança social para sustentar a bebé, só lhe restava mesmo a adopção.

Falta ainda falar do melhor. Na própria terra onde vive o pai biológico querem fazer um abaixo assinado para pedir a libertação da prisão do pai adoptivo! Dizem conhecer bem Baltazar Nunes, um homem sem condições para ficar com a criança. É uma pessoa instável e algo errante. Penso que só este facto deverá ser razão suficiente para reabrir o processo com a finalidade de libertar o prisioneiro!

4 Comments:

At 20 janeiro, 2007 09:47, Blogger Unknown said...

Pois é amigo Zig, este país vai cada vez mais de mal a pior!... Baltazar Nunes é natural do Cabeçudo, uma aldeia que fica situada junto ao IC8, sentido Castelo Branco - Pombal e que pertence ao concelho da Sertã. Sabe como são as aldeias pequenas, todos se conhecem, todos sabem a vida dos outros e assim sendo, por alguma razão estão a preparar um abaixo assinado, tanto no Cabeçudo, como em Cernache do Bonjardim, uma vila do concelho da Sertã, que fica na zona sul do concelho onde parece que a fama do rapaz também não é a melhor...

No meio disto que sai prejudicado é a criança. Como explicar a uma criança com 5 anos que o pai que a desprezou que agora colocar os pais que tanto carinho lhe deram e a criaram na prisão e que a quer levar de Torres Novas para o Cabeçudo (veja-se a diferença de condições de vida de uma cidade desenvolvida como Torres Novas para uma aldeia no concelho da Sertã cujos hospitais mais próximos estão a 60 e muitos KM's (Castelo Branco, Coimbra e Pombal))e a quer obrigar a mudar de amigos, de rotina, de tudo?!?!

E ainda por cima, como explicar a uma criança com 5 anos e depois no futuro que quando foi concebida não foi desejada, ou seja, a gravidez provavelmente não era desejada pela mãe e pelo pai que pelos vistos andavam com uma cidadã brasileira para passar o tempo e "picar o ponto"?!?!

E porque é que eu tenho a impressão de que se esta criança sair de Torres Novas para o Cabeçudo, não irá estar muito tempo viva, dando apenas alguns meses para que os telejornais abram com a notícia de que a filha de Baltazar Nunes morreu de vítima de maus tratos!!!

E se isso acontecer, depois quem é o responsável? É a Juíza pois claro!!! E o que lhe vai acontecer??? Nada naturalmente por vivemos em Portugal!!!

Abraço!

 
At 20 janeiro, 2007 12:05, Blogger Zig said...

Pois, quem melhor do que vizinhos para conhecer esse tipo. É que, à primeira vista, até parece uma pessoa correcta. Mas, tanto neste caso como noutros, as aparências iludem.

Por mais, esqueci-me de dizer no meu texto que aparentemente o tribunal que decidiu a prisão do pai adoptivo nem sequer teria competência para tal, para julgar um caso desses. Até já passaram quase quatro anos desde que o processo teve início. Agora já é tarde. A criança já sabe muito bem quem é quem. Mas dela os tribunais não querem saber. A esses juristas eu chamaria "Tigres de Papel", só vêm o que está escrito nos livros....

 
At 22 novembro, 2007 21:13, Anonymous Anónimo said...

pois meus meninos, não sabem o que dizem, pelos vistos só os ricos podem ter filhos, e os ricos que não conseguem infelizmente tê-los, podem ficar com os filhos dos pobres( o crime compensa) e já agora Cernache do Bonjardim não é a terra que diz ser, e têm hospital sim (Sertã) a poucos Kilómetros, por isso não diga o que não sabe, e nem tudo pode ser tão desenvolvido neste País como Beja !!!!. e já agora adoro o Alentejo. Mas, não pode dizer coisas tão estúpidad como diz e não ter resposta. Já agora quem lhe dá o direito de insultar o Baltazar, é porque trabalha e luta por ter uma vidsa decente e luta por uma filha (APROVEITA E SAIBA TUDO O O PROCESSO em blogs na internt é só pesquisar) mas, pelos vistos o amigo é daqueles que pensa que o crime compensa ( pois foi o que o casal fez ) Mas os pobres são sempre ns miseráveis na siua opinião-, felizmente é apenas na sua opinião . A DIGNIDADE E OS VALORES SÃO A BASE DE UMA FAMILIA pobre ou rica meu senhor
anónima

 
At 22 novembro, 2007 22:22, Blogger Zig said...

anónima:
Pois, anónima!

Já agora, já que tem a visão tão apurada, por acaso já viu que este post já tem quase um ano?????

 

Enviar um comentário

<< Home