terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Fogo de Artifício

Dessa não me lembrei eu! Aprende-se sempre qualquer coisa todos os dias. Uma amiga da associação enviou-me um mail que alerta sobre os malefícios que um fogo de artifício pode provocar nos animais, nomeadamente nos cães!
_______________________________________________
“Os fogos de artifício tão comuns na passagem de ano são responsáveis por variados acidentes, principalmente com cães. O número de fugas é grande e é comum que, após estas fugas, os animais, por ficarem desorientados, já não consigam voltar para casa, sejam atropelados, ou ainda que, por medo, mordam quem vive consigo e outras pessoas. Acontecem também lutas, enforcamentos com as próprias coleiras, mutilações nas grades de vedações ou portões, afogamentos em piscinas ou lagos, quedas de andares, paragens cardiorespiratórias, entre outros problemas graves.
O pânico desorienta o animal e deixa-o em desarmonia com o ambiente.
Procure evitar as situações acima descritas garantindo ao animal condições mínimas de segurança, poupando-o a ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do início dos fogos). Transmita-lhe paz e tranquilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controlo.
Reacções de medo, susto e espanto demonstradas pelos humanos podem deixar o animal inseguro, o que poderá fazer com que este reaja com agressividade, fuja, e/ou procure tomar ele o controle da situação. Os cães são lobos domesticados, que por natureza identificam e respeitam um líder. Onde não houver um, ele o será. Situações de descontrole e desordem são propícias para que se imponha e tente assumir a liderança e é aí que deve impor-se a sua voz, apaziguando-o e mostrando-lhe que está seguro e protegido.

Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos, assim como calmantes naturais que podem ter um resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam sintomas de stress. Nunca administre um medicamente sem aconselhamento do médico veterinário assistente.”
______________________________________________

Pensem nisso antes de assistirem ao próximo fogo de artifício!

5 Comments:

At 27 dezembro, 2006 20:28, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Como sabe tenho um novo elemento canino cá em casa, que me enganou no canil e na exposição dado ter passado por cadela velhota!!!! Se sem foguetes me faz inumeras tropelias (revela excepcional dom para a jardinagem arrancando roseiras pela raiz, roi alguns (bastantes) artigos de indole variada, incluindo a minha ferramenta de trabalho diário (estetoscópio) que neste momento tem 15 cm, tem alguma dificuldade em atinar no sítio onde deve fazer os chichis e o must deste natal, ingeriu um paio inteiro de 1 Kg com cordel e tudo), quando começar o espectáculo de pirotecnia vou precisar de muitos calmantes.
Um abraço
Ana Cristina

 
At 27 dezembro, 2006 21:47, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
(lol) Mas que grande fera! Tem que ter paciência....

 
At 27 dezembro, 2006 23:12, Anonymous Anónimo said...

Pois cá está.
As explosões desorientam os animais coitadinhos.
Mas não as pessoas que podem levar com toneladas de bombas em cima para aprenderem a ser democráticas.
Quanto ao cão da srªa D. Ana Cristina, talvez uma terapia de foguetes fizesse bem ao bicho. Assim algo anti-pavloviano. Junto ao estetoscópio, um petardo. Ao pé do paio outro. No jardim, todos os pés de roseira, bem armadilhados.
As paredes e portas decoradas com mijadelas, idem, aspas, aspas! E isto para não falar em mais nada, pois palpita-me que roi todos os móveis, sapatos, cortinas etc.! Aposto que fazia dessa cadela uma verdadeira lady...e decerto muuuuuuuito democrática... :)

 
At 28 dezembro, 2006 01:29, Blogger Zig said...

contraciclo:
Bem, pensei um pouco se devia de responder ao teu comentário, mas a minha boa educação assim o exige!

Fogo de artifício! Não é necessário ser o meu blog a alarmar as pessoas sobre os perigos de um fogo de artifício. É geralmente conhecido. Agora, como sabes, a vida animal, ou melhor, o bem estar animal é uma das minhas grandes preocupações. Logo, escrevo aqui por vezes sobre esses assuntos, e como melhorar os aspectos ligados a essas coisas.

O cão da minha amiga Ana. Esse animal foi adoptado por ela num gesto de boa vontade. Se não fosse ela, esse animal muito provavelmente ainda estava no canil, juntamente com os outros 100 cães! Deus queria que houvesse mais Anas Cristinas neste mundo, assim não havia tantos cães abandonados!

Mas deixa estar, amigos (bloguistas) como dantes....

 
At 28 dezembro, 2006 10:30, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig, perdoai-me mas terei de responder por esta via ao contraciclo
Caro Contraciclo
O estetoscópio ajuda a auscultar aqueles que lançam os foguetes quando estes lhes explodem nas mãos, os estropiados que resultam das bombas, a alma daqueles a quem não podemos fazer nada por estarem a morrer mas que apreciam este gesto), mas como tudo na vida, são como os chapéus... há muito e vida há só uma...mesmo para as ladies...
Um abraço e não seja tão amargo
Ana Cristina

 

Enviar um comentário

<< Home